22 / mar / 2024
Estratégia
5 MIN.

O que é tráfego orgânico? Descubra mais detalhes sobre ele!

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

O que é tráfego orgânico? Descubra mais detalhes sobre ele!
Sumário

Você sabe o que é tráfego orgânico? Ele faz parte das estratégias para ranqueamento de um site, sendo essencial para um projeto de SEO sólido e bem-sucedido.

O papel do tráfego orgânico no marketing digital é muito importante. Por isso, conhecê-lo profundamente é essencial. Confira este conteúdo especial sobre o assunto, que traz explicações de especialistas da Gear SEO.

Definindo o tráfego orgânico

O sonho de toda pessoa que começa um projeto de SEO é figurar nos primeiros lugares dos buscadores. Para isso, existem algumas estratégias. Uma delas é voltada justamente para o tráfego orgânico. O que é isso? E qual é a diferença dele para o pago?

Douglas Gomes, Líder de Estratégia da Gear SEO, explica que o “tráfego orgânico representa as visitas que um site recebe de forma ‘natural’ e sem custo. Os usuários chegam até a página por meio de pesquisa nos mecanismos de busca, como Google, Bing e Yahoo quando clicam em links que não são pagos. Eles são os resultados orgânicos”.

Isso significa que, quando um conteúdo é produzido com base nas boas práticas dos buscadores, tem grandes chances de operar bem com o tráfego orgânico. É por meio desse trabalho que a página consegue alcançar as primeiras posições das pesquisas.

Tráfego orgânico x pago

Vendo o que significa tráfego orgânico, percebe-se que é um trabalho totalmente diferente do pago, o qual é feito por meio de um anúncio que tem um custo. Isso exige um investimento financeiro para ele continuar no ar.

O tráfego pago tem um controle segmentado, que pode direcionar o conteúdo a um público desejado e obter resultados imediatos. Já o orgânico depende da otimização das páginas, seguindo sempre as boas práticas dos buscadores. O retorno pode levar mais tempo, nesse caso, sendo um trabalho gradual e constante.

As diferenças entre tráfego pago e orgânico não param por aí. A origem do primeiro vem justamente das plataformas de anúncio, como Google Ads. Já o segundo surge de forma “natural”.

Além disso, a duração do conteúdo pago é definida pelo tempo de investimento. Se o pagamento for suspenso por algum motivo, o anúncio some, e a página sai das primeiras posições. Já o tráfego orgânico, apesar de mais lento, pode gerar resultados por períodos mais longos.

Pessoa fazendo uma busca no Google pelo computador.

Por que o tráfego orgânico é tão importante para o SEO?

Uma agência de SEO entende o que é tráfego orgânico e como um bom trabalho com ele faz a diferença. Douglas demonstra isso afirmando que ele “é o principal tipo de tráfego que buscamos ao fazer um projeto de SEO. Com esse canal, conseguimos: custo-benefício, sustentabilidade, credibilidade e um alcance qualificado. Afinal, quem não quer estar nas primeiras posições do google?”.

Willian Martins, Líder de BI da Gear SEO, diz que o tráfego orgânico é importante para o projeto de várias formas. “Ele é gerado através da busca natural de termos nos buscadores, o que significa que os visitantes encontram o seu site mediante pesquisas relevantes. Isso aumenta a credibilidade e a autoridade do seu domínio aos olhos dos mecanismos e também dos usuários”, diz.

Ele completa dizendo que “diferentemente do tráfego pago, que perde rapidamente os resultados se você parar de investir em publicidade, o orgânico é sustentável a longo prazo. Se você mantiver uma estratégia de SEO sólida, poderá continuar a receber tráfego orgânico, sem gastar dinheiro em anúncios.”

O especialista finaliza dizendo que “o tráfego orgânico tende a ser mais relevante, por ser direcionado por meio de palavras-chave específicas. Isso significa que os usuários que chegam ao seu site organicamente têm maior probabilidade de estar interessados no que você tem a oferecer”.

Como o tráfego orgânico é mensurado?

Agora que você já sabe como funciona o tráfego orgânico e a importância dessa frente no projeto de SEO, é hora de entender como ele é mensurado. Todo esse controle é feito a partir de ferramentas de análise da web, como o Google Analytics e o Google Search Console.

Willian Martins explica que, na Gear SEO, os projetos — e, consequente, o tráfego orgânico — são mensurados mensalmente, usando alguns indicadores, como: entregas de conteúdos, backlinks e atividades técnicas; domain rating e domain authority; páginas indexadas nos buscadores; quantidade de impressões, visitas e conversões nas buscas orgânicas; palavras-chave nas buscas orgânicas.

Sabendo o que é tráfego orgânico e como mensurá-lo, fica muito mais claro entender por que cada etapa do projeto de SEO é tão importante. Na Gear SEO, existem as seguintes frentes: Estratégia, Conteúdo, On-Page, Link Building e BI. Cada uma segue as métricas dos buscadores para tentar alcançar o melhor ranqueamento possível.

Saiba mais sobre SEO!

Viu só? Agora você já sabe o que é tráfego orgânico. Aproveite que está conferindo este conteúdo e conheça outros temas do universo de SEO nos artigos da Gear SEO. Acesse!

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