Em um projeto de SEO com várias frentes de trabalho sendo desenvolvidas paralelamente, há diversos indicadores qualitativos e quantitativos a serem levados em consideração na hora de mensurar os resultados.
Metodologia
Como organizar as métricas de SEO?
Na metodologia de trabalho da Gear SEO temos as análises qualitativas, que estão relacionadas diretamente aos resultados das publicações dos conteúdos, implementação das tarefas técnicas, publicação de links externos e os impactos que as ações trazem positivamente para o projeto por meio das ferramentas que utilizamos. Em geral, esses resultados são considerados de curto prazo.
Há também as análises quantitativas, em que mensuramos as consequências das tarefas citadas acima e o impacto que elas causaram a médio e longo prazo no projeto de SEO e nos resultados. As duas análises têm relação direta entre elas e criam uma linha de raciocínio para mensurar o objetivo principal: o aumento da receita por meio do tráfego orgânico.
Mensura-se a qualidade das entregas de todas as tarefas do ciclo mensal, assim como o entendimento de todos os envolvidos no processo (cliente, colaboradores, agências terceirizadas de desenvolvimento e freelancers). Realizamos essa mensuração por meio de reuniões e entrevistas de feedback mensais com todas as partes envolvidas. Essa etapa é importante porque será por meio dela que garantiremos que o próximo ciclo seja melhor do que o anterior.
Nessa etapa, analisamos o número total de páginas que estão indexadas e relacionadas nas buscas orgânicas, o score de PageSpeed e o número total de domínios que estão apontando links externos para o site, assim como a autoridade de domínio (domain authority) dos nossos clientes.
Mensuram-se todos os KPIs que levamos em consideração para um projeto de SEO (visitas orgânicas, conversão de tráfego orgânico, ticket médio, receita por meio do tráfego orgânico ou quantidade de leads gerados por tráfego orgânico, impressões, palavras-chave e indexabilidade das páginas).
Utilizamos também ferramentas de monitoramento de palavras-chave (SERP Robot) para acompanhar todas as mudanças de posicionamento no tráfego orgânico de todas as palavras-chave que trabalhamos ao longo dos meses em um projeto.Essa etapa é importante porque acompanhamos também as mudanças de posicionamento dos concorrentes diretos e quais ações eles estão realizando do ponto de vista de SEO.