Resultados de SEO

Em um projeto de SEO com várias frentes de trabalho sendo desenvolvidas paralelamente, há diversos indicadores qualitativos e quantitativos a serem levados em consideração na hora de mensurar os resultados.

  • Quais são os principais indicadores (KPIs) de SEO?
  • Quais são as ferramentas indicadas?
  • Qual a periodicidade de acompanhamento dos resultados?
  • Resultados em curto, médio e longo prazo;
  • Como monitorar as ações realizadas no projeto?

Por que monitorar os resultados de SEO?

Mais do que monitorar os resultados do SEO, é importante entender quais resultados deverão ser monitorados. Sabemos que o objetivo principal é o aumento da receita no final do mês. Porém, para que essa métrica seja alcançada, quais outros indicadores devem ser considerados para o acompanhamento do sucesso de um projeto de SEO?

O alinhamento das métricas e resultados entre cliente e agência é importante para definir a expectativa do projeto e quais métricas devem ser acompanhadas ao longo do projeto de SEO. Uma organização que nunca realizou um projeto de SEO anteriormente possui outras métricas mais importantes para analisar do que o resultado final, que é a receita.

Equipe dedicada

Contamos com uma equipe dedicada à organização e ao gerenciamento dos relatórios operacionais e de resultados de SEO.

Ferramentas

SEM Rush, Ahrefs, SERP Robot, PageSpeed, Google Analytics e Google Search Console são exemplos de ferramentas para auxiliar.

Relatórios

Definimos relatórios operacionais com base na avaliação e na qualidade dos entregáveis do projeto e relatórios executivos de resultados.

Reuniões

Relatórios específicos para reuniões operacionais, assim como relatórios específicos para as reuniões de resultados, fazem parte do projeto.

Metodologia

Como organizar as métricas de SEO?

Na metodologia de trabalho da Gear SEO temos as análises qualitativas, que estão relacionadas diretamente aos resultados das publicações dos conteúdos, implementação das tarefas técnicas, publicação de links externos e os impactos que as ações trazem positivamente para o projeto por meio das ferramentas que utilizamos. Em geral, esses resultados são considerados de curto prazo.

Há também as análises quantitativas, em que mensuramos as consequências das tarefas citadas acima e o impacto que elas causaram a médio e longo prazo no projeto de SEO e nos resultados. As duas análises têm relação direta entre elas e criam uma linha de raciocínio para mensurar o objetivo principal: o aumento da receita por meio do tráfego orgânico.

    Mensura-se a qualidade das entregas de todas as tarefas do ciclo mensal, assim como o entendimento de todos os envolvidos no processo (cliente, colaboradores, agências terceirizadas de desenvolvimento e freelancers). Realizamos essa mensuração por meio de reuniões e entrevistas de feedback mensais com todas as partes envolvidas. Essa etapa é importante porque será por meio dela que garantiremos que o próximo ciclo seja melhor do que o anterior.

    Nessa etapa, analisamos o número total de páginas que estão indexadas e relacionadas nas buscas orgânicas, o score de PageSpeed e o número total de domínios que estão apontando links externos para o site, assim como a autoridade de domínio (domain authority) dos nossos clientes.

    Mensuram-se todos os KPIs que levamos em consideração para um projeto de SEO (visitas orgânicas, conversão de tráfego orgânico, ticket médio, receita por meio do tráfego orgânico ou quantidade de leads gerados por tráfego orgânico, impressões, palavras-chave e indexabilidade das páginas).

    Utilizamos também ferramentas de monitoramento de palavras-chave (SERP Robot) para acompanhar todas as mudanças de posicionamento no tráfego orgânico de todas as palavras-chave que trabalhamos ao longo dos meses em um projeto.Essa etapa é importante porque acompanhamos também as mudanças de posicionamento dos concorrentes diretos e quais ações eles estão realizando do ponto de vista de SEO.

Resultados

Por que escolhemos essas métricas?

Com a nossa experiência acumulada em projetos de SEO ao longo dos anos, concluímos que os indicadores abaixo são fundamentais para entendermos o ciclo completo do projeto e mensurá-lo mensalmente. O principal é que todas as métricas abaixo são abastecidas por ferramentas que utilizamos de forma imparcial, disponível, inclusive, para todos os clientes consultarem também.

  • Entregas de conteúdos;
  • Entregas de backlinks;
  • Entregas de atividades técnicas;
  • Páginas indexadas nos buscadores;
  • Domain rating e domain authority;
  • Palavras-chave nas buscas orgânicas;
  • Palavras-chave top 3 e top 10;
  • Número de impressões nas buscas orgânicas;
  • Número de visitas orgânicas e conversões.

Relacionamento

Por que as reuniões são importantes?

Temos uma sequência de análises de indicadores para entender o sucesso de um projeto. O nosso relatório mensal traz todas as informações para entendermos cada passo no crescimento de um projeto de SEO. Porém, é importante que reuniões periódicas sejam realizadas entre a Gear SEO e os clientes para estarem todos na mesma página e garantir que estamos analisando exatamente os mesmos resultados.

Além disso, também nos reunimos para discutir e definir quais serão os próximos passos do projeto com base nos resultados gerados no ciclo mensal anterior do projeto de SEO.

Comunicação

Boletins informativos

Mensalmente, enviamos boletins informativos com considerações importantes que julgamos essenciais para a manutenção e o desenvolvimento do projeto. Essas considerações envolvem desde os resultados até o nosso relacionamento com a equipe.

Esses boletins são divulgados pela nossa plataforma (Gear Place) e são compartilhados os pontos positivos do projeto e pontos a serem melhorados em relação a todas as frentes de atuação (Estratégia, On-Page, Conteúdo e Link Building). Esses relatórios servem para comunicar tanto os clientes sobre a situação geral do projeto quanto aos próprios colaboradores da Gear SEO entenderem a situação de todas as frentes.

Time

Gestão do time

Rodrigo Botinhão

Fundador na Gear SEO - Agência Especializada em SEO, Rodrigo Botinhão possui mais de 12 anos de experiencia com Marketing Digital atuando com e-commerce e serviços.

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador
Eduardo Correia

Graduado em Publicidade e Propaganda e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com mais de 4 anos de experiência no Marketing Digital. Responsável por impulsionar a visibilidade dos projetos de SEO, entregando resultados mensuráveis e gerando impacto positivo para os negócios.

Eduardo Correia

Líder de BI e Resultados
Análise
de
SEO

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