Link Building

Uma das frentes de trabalho mais importantes em um projeto de SEO. É por meio do trabalho de aquisição de links externos que temos mais chances de aumentar as posições das palavras-chaves nas buscas orgânicas.

 

Os principais objetivos de um projeto de Link Building são:

  • Aumento da relevância dos conteúdos do site por links externos;
  • Aumento da Autoridade de Domínio aferida por ferramentas externas;
  • Análise de qualidade dos links externos que compõe o domínio;

Por que realizar o trabalho de Link Building?

O trabalho de aquisição de links externos deve ser um compromisso com a autoridade e a relevância do domínio. Em geral, o trabalho é realizado de forma independente em relação às demais frentes do projeto. O ponto principal é que esse trabalho deve garantir que todas as publicações e links de conteúdos externos sejam naturais e não associadas diretamente com a marca, seguindo todas as premissas e técnicas de Link Building.

A relação dos sites onde os backlinks são publicados também interfere diretamente nos resultados. Quanto mais popular o site que criamos o link externo for, melhor será o impacto na autoridade para o domínio. Para isso, é importante entender como é a metodologia e técnica da equipe de Link Building para conquistar os links externos.

Estratégia

É importante que a estratégia de Link Building esteja alinhada às prioridades e propósitos do negócio. Para isso, reuniões e análises são realizadas para melhor entendimento das prioridades e alinhamento dos objetivos de médio e longo prazo na aquisição dos links externos.

Equipe Especializada

Da mesma forma que existem analistas especializados na frente técnica On-Page, também contamos com especialistas no trabalho com Link Building. Nosso time é dedicado à prospecção de novos domínios relevantes, relacionamento com veículos e portais, além de garantir a efetividade e permanência dos links publicados.

Metodologia

Analisamos o domínio como um todo, identificando as potencialidades a serem trabalhadas. Com uma estratégia definida, produzimos textos exclusivos, com verificação antiplágio, que serão publicados em sites populares, de alta autoridade.

Ferramentas

Utilização de ferramentas específicas para a atividade de Link Building (Ahrefs, SEM Rush e LinkBox Pro).

Link Building

Como definir quais pautas serão criadas e quais links externos serão publicados?

O primeiro ponto é entender quais são os objetivos, páginas e palavras-chave envolvidas na definição da estratégia. Com isso, também realizamos o levantamento das características de comunicação do negócio e como podemos utilizar a favor na criação dos briefings.

Do ponto de vista de SEO, o objetivo principal é o aumento da relevância e autoridade do domínio como um todo. Isso contribuirá para que as palavras-chave definidas na estratégia aumentem o posicionamento nas buscas orgânicas.

    Contamos com uma equipe de produção de conteúdo dedicada para os projetos de Link Building. Nessa etapa, utilizamos o levantamento de briefing e todas as informações definidas na estratégia para a criação dos conteúdos exclusivos, originais e perenes. Prezamos para que os conteúdos sejam produzidos com todas as otimizações necessárias para atender às boas práticas de SEO. Além disso, cada texto tem como característica principal a naturalidade e a imparcialidade. Para assegurar a qualidade dos conteúdos, garantimos a verificação antiplágio dos textos.

    Em nossa metodologia, acreditamos que um conteúdo original deve servir somente o propósito para um único backlink com relevância. Essa é a nossa principal diferença em relação às demais agências e serviços de Link Building. Ao longo dos anos cultivamos parcerias em todos os segmentos e com as melhores avaliações de autoridade de domínio. Isto nos possibilita focar na qualidade dos backlinks ao invés de garantir quantidade.

    Temos como métrica principal de relevância de um domínio o Domain Rating. Essa métrica é fornecida pela ferramenta Ahrefs que é a principal ferramenta para o trabalho de Link Building atualmente. Com isso conseguimos criar um consenso baseado em dados ao invés de pesquisar os sites sem referência de relevância. Utilizamos também o SEM Rush para analisar o posicionamento das palavras-chave em relação a publicação dos links externos.

Monitoramento

Como monitorar os backlinks?

Mais do que publicar os backlinks em sites estratégicos visando o aumento do tráfego orgânico, é importante garantir que todos os links anteriores que foram publicados estão 100% nas condições que precisamos: URL alvo correta, palavra-chave âncora definida, link indexado e com o atributo rel=follow.

Para isso, contamos com ferramentas que auxiliam no processo de monitoramento e validação das condições que citamos acima de todos os backlinks que foram publicados desde o início do projeto de SEO. Temos clientes que estão conosco há mais de cinco anos, e todos os meses realizamos essa verificação com as nossas ferramentas.

Essa condição é importante para o desenvolvimento do trabalho, justamente para não perdermos os backlinks ao longo do projeto e ter que refazer o trabalho, ou até mesmo comprometer o sucesso da conquista das palavras-chave nas primeiras posições.

Autoridade

Saúde do domínio

Quando utilizamos o termo “saúde do domínio”, estamos nos referindo aos links nocivos e potencialmente tóxicos que um determinado domínio possui ao longo dos anos e que nunca foram verificados anteriormente. Em nossa experiência, esses links tóxicos podem comprometer o projeto de SEO como um todo, impactando negativamente o posicionamento das palavras-chave nas buscas orgânicas.

A nossa equipe de Link Building realiza verificações e monitoramento mensais com o objetivo de encontrar esses links nocivos que, na maioria das vezes, são links e conteúdos apontados pelas nossas ferramentas como negativos e com baixa autoridade. Pela própria ferramenta do Google (Search Console) enviamos as instruções de classificação desses links para serem desconsiderados pelos buscadores.

Resultados

Desempenho e Resultados

Mas de que forma os links externos podem contribuir para o desenvolvimento de um projeto de SEO? Com a nossa experiência, buscamos analisar de forma individual o trabalho de Link Building através do aumento da autoridade do domínio, o crescimento no número de domínios referidos e também do aumento do número total de links externos que o domínio está recebendo. Temos relatórios de indicadores que avaliam esse crescimento ao longo dos meses.

O outro formato que analisamos é a contribuição dos backlinks para o projeto na totalidade ao longo dos meses. Utilizamos a ferramenta do SEMRush para comparar o crescimento do tráfego orgânico com as palavras-chave e os backlinks que foram trabalhados anteriormente. Esse é o formato que consideramos mais próximo para comprovarmos a eficiência do trabalho de Link Building em um projeto de SEO.

Time

Gestão do time

Marina Fernandez

Cursou Jornalismo na UFRN, tem experiência na área de Assessoria de Imprensa e trabalha com Link Building desde 2015. Entrou na GEar SEO em 2019, e desde 2020 é Head de Link Building.

Marina Fernandez

Head de Link Building
Natascha Christie

É especialista em conteúdo para SEO On-Page e Off-Page. Foi redatora, revisora e gestora de projetos de conteúdos nos mais variados formatos. Desde 2022, é líder de conteúdo de Link Building da Gear SEO.

Natascha Christie

Líder de Conteúdo
Análise
de
SEO

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