28 / fev / 2024
Link Building
5 MIN.

Como fazer Link Building: entenda essa estratégia de SEO

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Como fazer Link Building: entenda essa estratégia de SEO
Sumário

Um projeto de SEO é composto por várias etapas integradas para atingir um único objetivo: ranquear nas primeiras posições dos mecanismos de busca, como o Google. Saber como fazer Link Building é essencial para esse processo. 

O Link Building é uma das principais estratégias de SEO e faz parte dos pilares de qualquer projeto bem-elaborado. Com ele, cria-se uma rede poderosa de links que trazem mais autoridade e relevância para um domínio. Quer saber mais sobre esse tema? Continue acompanhando!

O que é Link Building?

Marina Fernandez, Head da área de Link Building da Gear SEO com experiência em SEO há 5 anos, explica que essa estratégia tem como principal objetivo desenvolver a autoridade de um domínio por meio da conquista de backlinks — links presentes em um conteúdo que direcionam para outro site.

Essa técnica ajuda a alcançar uma posição de destaque na Página de Resultados do Mecanismo de Pesquisa (SERP). “Todos os domínios indexados na internet têm um nível de autoridade, fator-chave para a performance competitiva do tráfego orgânico. Logo, sites com maior autoridade em determinado tema têm mais chances de ranquear nos primeiros lugares”, comenta a Head.

Resumidamente, o trabalho de Link Building consiste em fazer a aquisição de menções em forma de links de outros sites com boa autoridade para um domínio específico. Isso gera maior relevância para a página e contribui para o posicionamento.

O Google e outros buscadores priorizam a experiência do usuário. Portanto, ao ranquearem os domínios nas primeiras páginas, eles dão preferência àqueles que são mais confiáveis e relevantes na área de atuação. A menção de um site em outra página, principalmente se ela tiver um alto nível de autoridade, conta muito nessa equação.

Backlinks: o que são e qual é a importância deles?

Agora que você entendeu o que é Link Building, precisa saber mais sobre os backlinks, extremamente importantes para essa estratégia. De acordo com Marina, existem três tipos: dofollow, nofollow e sponsored. No trabalho de SEO, o primeiro é o mais importante, pois é ele quem transmite autoridade entre os domínios. Confira:

  • dofollow: permite que os buscadores sigam um link para o seu site e o contabilizem para aumentar a autoridade. Quando um domínio vincula o seu com esse tipo de backlink, ele está passando parte da autoridade que tem, o que é crucial para melhorar a classificação nos resultados de pesquisa;
  • nofollow: um backlink nofollow contém um atributo HTML rel=”nofollow”, que instrui os buscadores a não seguirem o link para o seu site e não transferirem autoridade para ele. Apesar disso, eles podem ser úteis para gerar tráfego e aumentar a visibilidade;
  • Sponsored: esse tipo de backlink é atribuído a conteúdos patrocinados ou pagos. O Google e outros buscadores recomendam que eles sejam marcados com o atributo HTML rel=”sponsored” para garantir a transparência e a conformidade com as diretrizes.

A especialista comenta que os backlinks são interpretados pelos buscadores como cartas de recomendação. Portanto, quando eles vêm de sites com reputação estabelecida, isso demonstra que o domínio também tem reputação e popularidade e pode ser considerado confiável.

“Com uma SERP cada vez mais competitiva e volátil, a autoridade de domínio funciona como um diferenciador entre os sites, sendo um dos principais fatores que determina o posicionamento de uma palavra-chave”, complementa a especialista.

como fazer link building

Qualidade dos backlinks

Apenas ter backlinks em um site não é suficiente para as boas práticas de SEO. Eles também devem seguir alguns níveis de qualidade para que apresentem resultados positivos, pois, para os buscadores, a quantidade de menções não é o mais importante, apesar de também ser valiosa.

“O Google vai considerar todo o contexto dessa inserção: o texto-âncora, a parte do conteúdo em que o link está inserido, a autoridade desse domínio, a conexão do site com o segmento e, principalmente, a originalidade do texto”, explica Marina.

Por esse motivo, você deve ficar bem longe de práticas como compra ou troca de links. Os buscadores conseguem percebê-las e, ao invés de compensarem o domínio pelo backlink, podem penalizá-lo. Caso você perceba a existência de links maliciosos sendo apontados para o seu site, pode utilizar ferramentas como a Disavow para removê-los.

Como fazer uma estratégia de Link Building?

Para construir uma estratégia de SEO Off-Page, Marina explica que o primeiro passo é analisar o domínio e mapear quais sites se relacionam com esse segmento. Em seguida, é importante buscar outros domínios relevantes que publiquem backlinks, firmando parcerias. 

Por último, é de extrema importância verificar a indexação desses backlinks e a permanência a longo prazo, garantindo que o trabalho não seja perdido. “Também é válido analisar o perfil de backlinks de grandes veículos de notícias, pois eles costumam ter uma variedade interessante. Muitos deles são úteis e têm reputação”, exemplifica a Head.

Conte com especialistas para alavancar o SEO da sua empresa!

Um projeto de Link Building de qualidade envolve muito trabalho, e ter uma equipe dedicada exclusivamente para essa tarefa pode ajudar a deslanchar o seu projeto. A Gear SEO tem um time de especialistas em todas as áreas de SEO prontos para melhorar o seu site e destacá-lo nos mecanismos de busca.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita