Existe uma estratégia distinta para cada projeto de SEO. Para a definição da estratégia ideal para o crescimento do tráfego orgânico do seu negócio, consideramos o tamanho da empresa, segmento, concorrência, estrutura do site e objetivos de negócio. É por meio do planejamento estratégico que as demais frentes de um projeto de SEO serão conduzidas, permitindo que todo o esforço aplicado tenha um direcionamento com base em palavras-chave com volume de buscas.
Definição de estratégia
Como criar uma estratégia para SEO?
Para que um projeto de SEO funcione adequadamente, precisamos, antes de tudo, entender qual é a situação atual do tráfego orgânico do site, como a concorrência está trabalhando com o SEO, qual é o tamanho do mercado e a dificuldade para ranqueamento nas palavras-chave do segmento.
Com as ferramentas corretas, aplicamos todas essas análises em um escopo mensal para ser trabalhado pelas outras frentes da Gear SEO ou pela equipe de redatores do parceiro.
Feito isso, a equipe irá levantar um grupo de palavras-chave em caráter de sugestão, e essa sugestão deverá ser validada pelo cliente. Essa é a parte mais importante do processo de seleção de palavras-chave.
Não acreditamos em nenhum outro modelo de trabalho que não seja o de parceria, onde enviamos as sugestões, discutimos e chegamos a um consenso sobre qual termo deve ser trabalhado e qual o tipo de página mais adequado para esse termo (como Landing Page, blogpost, categorias, etc). Assim, todos os meses, a estratégia a ser trabalhada ao longo de todo o ciclo mensal do projeto de SEO é validada pelo cliente e construída a quatro mãos. Esse processo é importante para garantir que estamos escolhendo as palavras-chave corretas e priorizando-as conforme os interesses da organização.
Utilizamos as principais ferramentas do mercado para a elaboração do planejamento estratégico. SEM Rush, Google Keyword Planner e Ubersuggest são as mais importantes que utilizamos para verificação de volume de buscas, enquanto a performance orgânica das páginas é analisada de acordo com o SemRush, Google Analytics e Google Search Console. É fundamental entender que o trabalho ferramental não substitui de forma alguma a análise humana, mas complementa e fornece insumos para a tomada de decisão estratégica por parte da equipe.
Profissionais com experiência no comportamento do algoritmo de buscas do Google que trabalham apenas fazendo o que sabem fazer de melhor: identificar oportunidades de posicionamento de palavras-chave com volume de busca e aderência da estratégia a fatores intrínsecos ao algoritmo do Google, como a intenção de busca do usuário e boas práticas para a otimização de palavras-chave.