Estratégia de SEO

Existe uma estratégia distinta para cada projeto de SEO. Para a definição da estratégia ideal para o crescimento do tráfego orgânico do seu negócio, consideramos o tamanho da empresa, segmento, concorrência, estrutura do site e objetivos de negócio. É por meio do planejamento estratégico que as demais frentes de um projeto de SEO serão conduzidas, permitindo que todo o esforço aplicado tenha um direcionamento com base em palavras-chave com volume de buscas.

  • Responsável pelo direcionamento do projeto de SEO;
  • Análise de segmento, mercado e cenário atual da indexação das palavras-chave;
  • É fundamental que haja sinergia e alinhamento entre os times da empresa e da agência.

Por que fazer um planejamento estratégico?

Na Gear SEO, temos uma premissa muito importante para todos os projetos de SEO que administramos: nenhuma URL é criada sem uma palavra-chave com volume de buscas suficiente para justificar sua criação. Assim, 100% das páginas e publicações são direcionadas pelas palavras-chave com busca no tráfego orgânico.

Consideramos o cenário acima ideal do ponto de vista de estratégia porque temos embasamento técnico para direcionar todo o trabalho sob o ponto de vista de SEO. Atualmente, ainda existem muitas organizações onde o departamento comercial define as páginas mais importantes de um e-commerce com base em experiências passadas e catálogos de produtos, por exemplo. O SEO estratégico surge como um apoio para direcionar se há ou não justificativa para a criação dessas páginas sob o ponto de vista das buscas orgânicas.

Ferramentas

SEM Rush, Google Keyword Planner e Ubersuggest são exemplos de ferramentas que utilizamos para verificação de volume de buscas e outros indicadores, como crescimento anual de KW específica e outros.

Equipe Dedicada

Contamos com uma equipe 100% dedicada para levantar todas as informações necessárias para a realização da estratégia de SEO.

Relacionamento

Reuniões e a participação direta do cliente é importante nessa etapa para alinharmos a expectativa e o cronograma dos próximos passos.

Mapeamento

Situação atual do site, análise da concorrência e tamanho do mercado são alguns dos fatores que utilizamos para a definição da estratégia.

Definição de estratégia

Como criar uma estratégia para SEO?

Para que um projeto de SEO funcione adequadamente, precisamos, antes de tudo, entender qual é a situação atual do tráfego orgânico do site, como a concorrência está trabalhando com o SEO, qual é o tamanho do mercado e a dificuldade para ranqueamento nas palavras-chave do segmento.

Com as ferramentas corretas, aplicamos todas essas análises em um escopo mensal para ser trabalhado pelas outras frentes da Gear SEO ou pela equipe de redatores do parceiro.
Feito isso, a equipe irá levantar um grupo de palavras-chave em caráter de sugestão, e essa sugestão deverá ser validada pelo cliente. Essa é a parte mais importante do processo de seleção de palavras-chave.

    Não acreditamos em nenhum outro modelo de trabalho que não seja o de parceria, onde enviamos as sugestões, discutimos e chegamos a um consenso sobre qual termo deve ser trabalhado e qual o tipo de página mais adequado para esse termo (como Landing Page, blogpost, categorias, etc). Assim, todos os meses, a estratégia a ser trabalhada ao longo de todo o ciclo mensal do projeto de SEO é validada pelo cliente e construída a quatro mãos. Esse processo é importante para garantir que estamos escolhendo as palavras-chave corretas e priorizando-as conforme os interesses da organização.

    Utilizamos as principais ferramentas do mercado para a elaboração do planejamento estratégico. SEM Rush, Google Keyword Planner e Ubersuggest são as mais importantes que utilizamos para verificação de volume de buscas, enquanto a performance orgânica das páginas é analisada de acordo com o SemRush, Google Analytics e Google Search Console. É fundamental entender que o trabalho ferramental não substitui de forma alguma a análise humana, mas complementa e fornece insumos para a tomada de decisão estratégica por parte da equipe.

    Profissionais com experiência no comportamento do algoritmo de buscas do Google que trabalham apenas fazendo o que sabem fazer de melhor: identificar oportunidades de posicionamento de palavras-chave com volume de busca e aderência da estratégia a fatores intrínsecos ao algoritmo do Google, como a intenção de busca do usuário e boas práticas para a otimização de palavras-chave.

Metodologia

Palavras-chave secundárias

Outro fator importante são as palavras-chave secundárias, pois é com elas que iremos ampliar o alcance da palavra-chave principal e garantir a competitividade em termos relacionados ou palavras-chave de cauda longa, que possuem menor volume de busca, mas maior propensão à conversão.

Além das seleções de palavras-chave primárias e secundárias, procuramos identificá-las como transacionais ou informativas, direcionando corretamente para a construção de uma página de categoria, produto, serviço, Landing Page ou blog.

Uma vez aprovado e validado com o cliente, entramos na fase de definição do briefing de produção de conteúdos. título, metadescrições, cabeçalhos, links internos, objetivo do conteúdo são partes integrantes da estratégia auxiliando a produção de conteúdo.

Arborescência

Como criar a categorização de um site?

Seja e-commerce, site de serviços ou institucional, é importante ter um processo de criação das categorias de navegação com base em uma metodologia que tenha como objetivo principal atrair mais visitas para o site. Esse é o melhor cenário do ponto de vista de SEO.

A equipe de estratégia analisa e desenvolve estudos de criação de departamentos, categorias e subcategorias, garantindo que a totalidade das páginas que serão geradas por meio dessa análise possuam palavras-chave e volume de buscas suficientes para serem ranqueadas nas buscas orgânicas e, consequentemente, eleitas para serem otimizadas pelo projeto de SEO.

Resultados

Benefícios da estratégia

Ter uma estratégia bem definida para o projeto de SEO traz importantes benefícios:

Organização do projeto: impede que palavras-chave sejam utilizadas em várias páginas, canibalizando o trabalho. Também serve para organizar todas as palavras-chave e entender em que condição será necessário o processo de reotimizá-las novamente.

Monitoramento: com as palavras-chave organizadas por ciclos mensais, é possível monitorar a condição de cada uma delas por meio das ferramentas de inteligência, como posicionamento nas buscas orgânicas e a condição da concorrência.

Direcionamento: o trabalho da estratégia em ciclos mensais pode auxiliar na direção em que o projeto deverá seguir em um determinado momento. Temos diretrizes específicas, por exemplo, para períodos de Black Friday, sazonalidades, datas comemorativas e eventos importantes de acordo com cada organização e segmento de atuação.

 

Time

Gestão do time

Victor Alencar

Com experiência em comunicação corporativa, Victor iniciou sua trajetória no marketing digital em 2018, como Link Builder na Gear SEO. Desde 2020 é sócio e Head da equipe de Estratégia e Pesquisa de palavras-chave.

Victor Alencar

Head de estratégia
Douglas Gomes

Formado em marketing, é especialista de SEO com 3 anos de experiência em grandes projetos. Atualmente, na Gear SEO, é responsável por planejar estratégias para alavancar o tráfego e conversões por meio das buscas orgânicas no Google.

Douglas Gomes

Líder de estratégia
Análise
de
SEO

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