06 / mar / 2024
Estratégia
3 MIN.

Atualizações de algoritmo do Google em 2024

Victor Alencar

Head de Estratégia - Gear SEO

Atualizações de algoritmo do Google em 2024
Sumário

Na semana do dia 04 de março de 2024, o Google lançou duas atualizações de algoritmo: Core e Spam Update. As atualizações não foram nada surpreendentes, porém, foram ajustes necessários do ponto de vista de qualidade e objetivo dos conteúdos.

Google Core Update

De acordo com o Google, essa atualização visa, principalmente, reduzir o número de conteúdos de má qualidade (“unhelpful”) em páginas cujo objetivo principal é o aumento do tráfego orgânico, e não a entrega de conteúdo de qualidade para os visitantes.

Com essa atualização, espera-se reduzir em 40% o número de conteúdos de baixa qualidade nos resultados das buscas orgânicas. A atualização também visa invalidar os domínios expirados que foram comprados somente visando voltar a ranquear novamente nas buscas orgânicas.

Conclusão

Para agências e organizações que possuem redatores, revisores e um trabalho de produção de conteúdo voltado para qualidade, nada muda. Dizemos isso com tranquilidade, porque o foco principal é auxiliar o visitante a navegar no site e encontrar informações pertinentes em cada página que ele está navegando.

Para nós, essas atualizações foram importantes porque desencorajam empresas e profissionais tomadores de decisões a produzir conteúdos simplesmente por produzir e ranquear nas buscas orgânicas, deixando de lado o principal objetivo do conteúdo: trazer valor para o usuário. Isso vale, principalmente, quando o objetivo é reduzir custos e aproveitar a zona cinzenta que o Google deixa em relação a produzir esse tipo de conteúdo ou não.

Agora, com a atualização e documentação publicada pelo Google, não é uma questão de ter o conteúdo classificado como inválido ou não, mas quando esse conteúdo será invalidado nas buscas orgânicas.

Google Spam Update

Essa atualização teve como objetivo coibir a produção de conteúdo em escala, seja por humanos, seja por Inteligência Artificial, somente visando ranquear nas buscas orgânicas.

Segundo o Google, esses conteúdos são criados basicamente para ranquear rapidamente nas buscas orgânicas e, de certa forma, manipular o algoritmo do Google para que ele priorize esses conteúdos.

Outro ponto bastante importante sobre essa nova atualização diz respeito ao uso de domínios expirados, onde existe um mercado gigante de leilões de compra e venda. Na prática, são domínios que existiram em algum momento, e seus conteúdos eram exibidos na busca orgânica, mas, com o passar do tempo e com a expiração do domínio, deixaram de existir.

Posteriormente, esses domínios foram comprados novamente, e conteúdos foram produzidos para o Google rastrear e entender que eles são relevantes porque, em algum momento no passado, tinham conteúdos e backlinks. Essa ainda é uma prática bastante comum, mas que o Google está buscando evitar a partir da nova atualização do algoritmo.

Conclusão

Esse é mais um update visando manter a qualidade dos conteúdos nas buscas orgânicas. Do ponto de vista de produção de conteúdo, é uma resposta clara de que é preciso ter qualidade, contar com profissionais e ter um processo confiável de produção de conteúdos, que se preocupe em ajudar os usuários dos sites em primeiro lugar.

Esse tipo de atualização de algoritmo é importante para frear a onda de conteúdos sendo produzidos por ChatGPT e outras IA sem validação e de forma automática. Isso serve também para o SEO programático, que nada mais é do que a produção em escala massiva de conteúdos de baixa qualidade somente visando ser relacionado nas buscas orgânicas.

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