Glossário de SEO

Conteúdo para SEO

Podemos dizer que o trabalho de SEO completo se divide em três pilares: análise On-Page, produção de conteúdo e Link Building. No entanto, é fato que o segundo possui um peso enorme para adquirir os resultados desejados. Sendo assim, a produção de conteúdo para SEO é um complemento essencial para os dois outros pilares.

Qual é o papel da produção de conteúdo no SEO?

A produção de conteúdo em um trabalho de SEO começa bem antes do início da escrita dos textos. Para eles serem feitos, é necessário realizar um extenso processo de seleção de palavras-chave. Feito isso, define-se as pautas, o campo semântico, os links internos e toda a parte final de SEO que deve ser feita antes da produção.

Todos os fatores citados são essenciais para uma boa produção de conteúdo. Tendo as pautas definidas, é mais propício para o redator redigir um texto de qualidade e escaneabilidade — determinantes para a criação de um texto otimizado para SEO.

No entanto, o conteúdo não é só um monte de estratégias juntas em um texto. É ele quem ajudará o leitor a, por exemplo, resolver alguma dúvida.

O conteúdo também fornece informações sobre algum assunto de interesse do usuário. Não necessariamente ele precisará falar do cliente em questão — isso é algo a se alinhar com a proposta do trabalho. Por exemplo: caso o conteúdo seja direcionado para os usuários de topo de funil, a empresa, em momento algum, será citada ao longo do texto. Porém, caso o alvo seja o fundo do funil, em certo ponto, o cliente será citado para convencer o leitor a contratar seu serviço.

No geral, o conteúdo possui o papel de ser, de alguma forma, útil para quem o lê. Essa é a premissa desse pilar do SEO. “Claro que existem técnicas de otimização para os conteúdos, mas de nada adiantam as métricas se o conteúdo não for relevante ao usuário do site. Textos que respondam às dúvidas e que transmitam autoridade são certeza de bom ranqueamento”, diz Fábio Cosman, Head de Conteúdo da Gear SEO com mais de 10 anos de experiência na área.

Quais são as boas práticas para a produção de conteúdo?

Um conteúdo otimizado, com certeza, trará muito mais resultado para o cliente do que algum outro texto que não siga as boas práticas de SEO. Além de obter melhores resultados com o Google, essas técnicas ajudam a melhorar ainda mais a experiência do usuário com o site/blog em questão.

Atenção ao tamanho dos parágrafos

Escrever parágrafos curtos, por exemplo, é uma boa prática que acaba fazendo muita diferença para tornar o texto mais agradável ao leitor. Ler longas frases e parágrafos extensos pode ser muito cansativo para os usuários da internet que, cada vez mais, disponibilizam menos tempo diário para ler notícias ou posts.

Um conteúdo muito longo e cansativo dificilmente chamará atenção e, como consequência, não será muito compartilhado. Além disso, evitar plágios de sites na internet é essencial. O Google é capaz de detectar cópias e, quando o faz, despenca — e muito — o ranqueamento da página em questão.

Crie textos relevantes para o usuário

Talvez o ponto mais importante seja a utilidade do texto produzido. Todo assunto possui um público interessado, ou seja, todo conteúdo pode ser útil. No entanto, é necessário fazer uma pesquisa correta das informações, a fim de garantir que o leitor se satisfaça com a leitura.

“Conteúdos bem-elaborados, pensados dentro de uma estratégia de palavras-chave e adequados ao público-alvo trazem tráfego qualificado. Assim, se o conteúdo atingir esses critérios e oferecer informações realmente relevantes, ele contribuirá significativamente para o aumento de leads e de conversão”, afirma Fábio.