18 / set / 2023
3 MIN.

Content Delivery Network

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

A velocidade com que os usuários acessam um conteúdo publicado na internet é um fator importante para o sucesso de um projeto digital e a navegabilidade em geral. Pensando nisso, uma Content Delivery Network (ou CDN) se torna um recurso indispensável para acelerar esse processo e beneficiar a experiência do usuário.

As CDNs são utilizadas para uma série de funções. Elas são responsáveis por acelerar o carregamento de páginas e conteúdos em aplicativos móveis, entregar vídeos em streaming sem interrupções, agilizar o processo de checkout em um e-commerce e até mesmo a latência em jogos online.

O que é CDN?

Mas afinal, o que é CDN? Trata-se de uma rede de servidores distribuídos geograficamente que trabalham em conjunto para entregar conteúdo digital – como páginas da web, imagens, vídeos e outros recursos – aos usuários finais com eficiência e rapidez.

Uma Content Delivery Network tem como principal objetivo otimizar a entrega de conteúdo. Assim, reduz o atraso gerado distância, melhora o desempenho e aumenta a disponibilidade dos recursos online.

Dessa forma, ela reproduz um tipo de conteúdo que está alocado no servidor central e distribuído nos chamados Pontos de Presença (Points of Presence, em inglês), localizados ao redor do mundo.

Essas redes são essenciais para a eficiência no carregamento de páginas, uma vez que a distância entre o servidor de hospedagem e os usuários é o que determina sua velocidade, a princípio. Com a rede de distribuição, os usuários recebem cópias dos conteúdos já armazenados a partir de locais mais próximos.

Como funciona uma CDN?

Como citado anteriormente, essas redes trabalham para oferecer a entrega de conteúdo de forma mais rápida e eficaz aos usuários, mas como funciona a CDN? A seguir, veja as principais etapas:

Servidores

Uma CDN consiste em uma rede de servidores chamados “pontos de presença” (PoPs), distribuídos em diferentes localizações geográficas. Eles estão estrategicamente posicionados em data centers ao redor do mundo.

Caching

Quando um usuário solicita um recurso, como uma página da web, a CDN direciona a solicitação para o servidor PoP mais próximo. Em seguida, esse servidor verifica se já possui uma cópia em cache do conteúdo solicitado.

Entrega do conteúdo

Se o conteúdo estiver em cache, ele será entregue diretamente ao usuário, reduzindo significativamente o tempo de resposta. Isso ocorre porque o servidor PoP está fisicamente mais próximo do usuário do que o servidor de origem.

Cache Miss

Se o conteúdo não estiver em cache no servidor PoP ou estiver desatualizado, a Content Delivery Network solicitará o conteúdo no local de origem. Após obtê-lo, ele constará no armazenamento em cache do servidor PoP para uso futuro.

Atualização

As CDNs são projetadas para manter o conteúdo em cache atualizado. Isso significa que, sempre que houver uma alteração no conteúdo de origem, a CDN garantirá que a versão em cache nos servidores PoP seja atualizada para refletir as alterações mais recentes.

Qual é a importância da CDN?

Uma das principais razões pela qual é importante utilizar uma rede de fornecimento de conteúdos é a melhoria no desempenho. Ao distribuir as cópias de conteúdos em servidores ao redor do mundo, você estará melhorando significativamente o tempo de carregamento, o que implica em uma experiência mais satisfatória.

Uma Content Delivery Network pode oferecer recursos de segurança avançados, como proteção contra DDoS (Distributed Denial of Service) e mitigação de ameaças online. Isso ajuda a proteger os recursos online contra ataques maliciosos.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO