14 / set / 2023
4 MIN.

Alt Text

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Se engana quem pensa que a otimização de conteúdos para a web envolve apenas a criação de conteúdo textual relevante e de qualidade. As imagens também desempenham parte importante no processo de SEO, em especial o Alt Text, um atributo indispensável a ser utilizado em qualquer estratégia.

Um dos pontos que tornam esse elemento ainda mais importante é a garantia de oferecer acessibilidade para os usuários na web, o que torna o acesso a um conteúdo digital igualitário e democrático. Quer saber o que é alt text, suas principais vantagens e como utilizá-lo? Então, continue a leitura.

O que é Alt Text?

O Alt Text, ou texto alternativo, é um atributo de imagem na linguagem HTML que descreve o conteúdo e a função de uma imagem para o usuário de um site. Ou seja, ao preencher esse campo em um CMS, você estará criando uma descrição em formato de texto a respeito de uma mídia específica.

Por meio desse atributo, o Google consegue rastrear as imagens de um site, já que seu algoritmo apresenta dificuldades em ler apenas imagens. Por isso, quando não há texto alternativo, os mecanismos de busca não encontram as imagens, o que pode impactar negativamente o tráfego orgânico.

Ao criar ou atualizar um site, é importante sempre incluir um texto alternativo relevante para todas as imagens inseridas, pois esse elemento facilitará a compreensão do leitor. A acessibilidade não é só uma boa prática de otimização para os mecanismos de pesquisa, mas também um direito fundamental para todos.

Qual é a importância do Alt Text?

O Alt Text uma parte essencial da acessibilidade na web, uma vez que fornece informações textuais para pessoas com deficiências visuais e para quem utiliza leitores de tela. Esses leitores geralmente convertem o conteúdo visual na linguagem em braile, permitindo que esses usuários tenham acesso às descrições inseridas.

Porém, a importância do Alt Text vai muito além de apenas ser um recurso útil para a acessibilidade. Ele desempenha várias outras funções e traz benefícios adicionais para a experiência geral do usuário, assim como para a otimização dos mecanismos de busca. Veja a seguir:

SEO

Os motores de busca, como o Google, utilizam o texto alternativo para compreender o conteúdo de uma imagem e classificar melhor a página nos resultados de pesquisa. Por essa razão, usar um alt text relevante e descritivo melhora a visibilidade do seu site.

No entanto, durante o processo de otimização de imagens, o texto alternativo é apenas um dos aspectos que devem ser levados em consideração. Além dele, o tamanho da imagem, o nome do arquivo e a legenda são importantes para a legibilidade dos mecanismos de busca.

Acessibilidade

O uso adequado do Alt Text ajuda os sites a cumprir esses padrões e evitar ações legais por discriminação. Isso não apenas protege o site de possíveis implicações jurídicas, mas também demonstra o compromisso com a acessibilidade e inclusão.

Em algumas situações, esse elemento desempenha um papel fundamental na comunicação efetiva do conteúdo. Ele permite que os usuários compreendam o que está sendo transmitido visualmente, mesmo quando não podem ver a imagem.

Experiência do usuário

Mesmo para pessoas sem deficiências visuais, o Alt Text pode melhorar a experiência do usuário. Quando uma imagem não é exibida corretamente devido a problemas de carregamento, configuração do navegador ou conexão de internet lenta, o texto alternativo fornece contexto sobre o que a imagem deveria ser.

Isso evita que os usuários fiquem confusos ou sintam que estão perdendo informações importantes. Sendo assim, o alt text torna o conteúdo mais acessível e compreensível para um público mais amplo.

Como escrever um texto descritivo?

Existem algumas diretrizes para escrever um texto descritivo de imagem de forma adequada. Seguir cada uma delas é crucial para facilitar a compreensão de um conteúdo por completo, independentemente das habilidades físicas ou sensoriais de cada pessoa.

O texto do atributo alt da imagem deve ser descritivo e conciso. Além disso, precisa incluir a palavra-chave e fornecer informações relevantes e que tenham relação com a imagem apresentada.

Se a imagem for parte de um link ou botão, inclua informações sobre o destino do link ou a função do botão no alt text. Também é importante evitar redundâncias de acordo com o conteúdo que já está presente na página e descrições consideravelmente longas.

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