18 / dez / 2023
4 MIN.

TF-IDF

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Ganhar visibilidade para um blog é um ponto-chave para uma estratégia de sucesso no SEO. Para isso, é importante aplicar constantemente as boas práticas de otimização, fazer levantamento de palavras-chave e utilizar outras estratégias. Pensando nisso, você sabe o que é TF-IDF?

Esse elemento tem um forte impacto no algoritmo de recomendação do Google e é usado para verificar os termos mais importantes de um conteúdo, identificando a quantidade de vezes que uma palavra aparece nele em relação a um número maior de páginas. Conheça tudo sobre essa sigla a seguir e entenda a importância desse recurso para a otimização.

O que é?

Antes de entender a importância desse recurso, é importante ter em mente que o TF-IDF não é usado apenas para as estratégias voltadas para o SEO. Ele é comumente utilizado para realizar análise de texto e classificação, especialmente em motores de busca, mineração de texto e sistemas de recomendação.

A sigla representa a expressão Term Frequency-Inverse Document Frequency. Em português, em tradução livre, ela significa “Frequência de Termo – Frequência Inversa dos Documentos”. No marketing, ela é utilizada para uma série de oportunidades, como identificar termos relevantes e até mesmo produzir escrita natural.

O TF-IDF auxilia principalmente a destacar palavras frequentes em algum documento. Com essa ferramenta, você pode otimizar alguns processos fundamentais de uma agência ou setor de marketing, como a pesquisa de palavras-chave, a análise de concorrência e a otimização de conteúdos novos e antigos.

Sendo assim, ela é uma ferramenta primordial para processar a linguagem utilizada em websites. Existem softwares que executam essa leitura de forma minuciosa, como o Ryte, uma plataforma voltada especificamente para a análise de SEO e desempenho geral de sites.

Quais são as vantagens do TF-IDF para um blog?

Com todas essas características, é comum surgir uma pergunta: como esse recurso pode ser viável para melhorar as estratégias de otimização de conteúdos para blog? É importante saber que ele passa por atualizações constantes e ajuda principalmente a entender o sistema de recomendação do Google.

Mesmo utilizando as ferramentas certas para realizar esse cálculo, é difícil compreender quais são os métodos exatos utilizados pelo Google para obter os detalhes sobre o seu blog. Essas informações são ocultas e estão relacionadas ao algoritmo do buscador.

Entretanto, elas ainda podem auxiliar em uma série de tarefas para maximizar as possibilidades de um site, principalmente em relação à produção de conteúdo para a web. Abaixo, confira as principais oportunidades que podem ser alcançadas utilizando o TF-IDF.

Verificação de dados

Ao escolher uma ferramenta para fazer a análise do TF-IDF do seu blog, é possível inserir a URL e os termos desejados em relação à palavra que você quer que seja rankeada. Algumas delas permitem incluir diversas informações, como localização geográfica, quantidade de páginas a serem avaliadas e muito mais.

Escrita natural

A partir dos dados gerados pela plataforma, você consegue verificar os termos a serem otimizados. Eles devem ser incluídos nos metadados de cada página, como title, meta-descrição e menções ao longo do conteúdo.

Nesse processo, é importante evitar a repetição excessiva do termo (keyword stuffing), considerada uma prática de black hat no SEO. Isso leva a uma orientação fundamental para o processo de produção de conteúdo: a escrita natural.

Não basta apenas receber as informações detalhadas por meio da plataforma adequada de TF-IDF; é importante que os termos sejam incluídos de forma natural, que faça sentido para o conteúdo desenvolvido, pois o Google prioriza conteúdos originais e de alta relevância.

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