H1
CEO e Fundador - Gear SEO
Além de ajudarem na compreensão do texto e a organizar melhor a leitura para o usuário, os cabeçalhos são muito importantes quando falamos sobre o SEO técnico. Nesse sentido, o H1 é essencial, pois se trata de um elemento indispensável para definir a estruturação e a hierarquização de uma página.
O uso apropriado do título de uma página tem uma importância significativa para as práticas de otimização, uma vez que o mecanismos de busca, como o Google, identificam e consideram as heading tags indicadores importantes do conteúdo que está sendo apresentado.
O que é?
O H1, sigla para “Heading 1”, é um elemento de marcação HTML que indica o cabeçalho de uma página. Além de facilitar a identificação por parte dos buscadores, ele precisa estar visível para o usuário. Ele deve ser claro, conciso, e refletir o assunto ou propósito da página em questão.
Em uma estrutura de código HTML, o elemento do cabeçalho é representado pelo código “<h1>”. Sem essa marcação, você coloca em risco a experiência do usuário, a usabilidade e a otimização para os motores de busca.
Por outro lado, é sempre importante que um site tenha apenas um elemento H1 em cada página. Isso porque seu uso excessivo também pode ser prejudicial para esses fatores citados acima.
Qual é a diferença entre o H1 e o title?
Uma dúvida comum entre os usuários e entusiastas do SEO é se existe alguma relação entre o elemento title e o H1 de uma página. Entretanto, eles possuem papéis distintos no processo de otimização de um site.
Apesar de também representar um elemento HTML, o title é um metadado inserido na tag “<head>”, utilizado para definir o título que será exibido na barra do navegador. É essencial incluir as palavras-chave que descrevem a página para facilitar a identificação por parte do usuário e dos buscadores.
Já o H1 é exibido nos resultados da SERP e é utilizado apenas para definir o primeiro nível da estrutura de cabeçalho. Por isso, ele deve ser claro em relação ao conteúdo que está sendo exibido na página e também conter a palavra-chave, seja para um produto de um site de e-commerce ou um título de artigo para blog.
O que deve ser considerado na construção de um H1?
Ao criar um H1, é importante considerar uma série de fatores para que ele tenha um efeito positivo para o usuário e o SEO. Isso porque os elementos devem estar equilibrados para facilitar a compreensão e, consequentemente, ficar mais suscetíveis para a indexação e a classificação nos mecanismos de pesquisa.
Palavras-chave
O H1 no SEO deve sempre refletir com precisão a palavra-chave que foi definida para a construção da página e conteúdo que será desenvolvido para ela. Como ela representa o primeiro contato que o usuário terá com a página, precisa resumir o que será encontrado ao longo do texto.
Design
Outro fator importante no processo de definição da tag H1 é que os elementos visuais sejam bem apresentados, como o tamanho da fonte, cor e formatação. Por isso, deve sempre apresentar coerência em relação à identidade visual do seu site e ao mesmo tempo estar destacado para que as pessoas entendam que é o título da página.
Quais são as outras heading tags?
A estrutura hierárquica de uma página vai de H1 até H6, onde o primeiro é o mais alto, e o segundo é o mais baixo em termos de importância. Após o título principal da página, os outros níveis representam nada mais do que seções e subseções do seu conteúdo.
Em uma página de blog, por exemplo, é muito comum identificarmos o uso de H1, H2 e H3, mas, caso seja necessário, os outros níveis também podem ser incluídos ao longo do texto. Isso vale desde que façam sentido para a lógica apresentada e a estrutura definida previamente.
É importante lembrar que quanto mais você desce na hierarquização das heading tags, mais específico você deve ser sobre o tema que está sendo abordado. Essa estrutura precisa estar clara para a compreensão do usuário.