Além de ajudarem na compreensão do texto e a organizar melhor a leitura para o usuário, os cabeçalhos são muito importantes quando falamos sobre o SEO técnico. Nesse sentido, o H1 é essencial, pois se trata de um elemento indispensável para definir a estruturação e a hierarquização de uma página.
O uso apropriado do título de uma página tem uma importância significativa para as práticas de otimização, uma vez que o mecanismos de busca, como o Google, identificam e consideram as heading tags indicadores importantes do conteúdo que está sendo apresentado.
O H1, sigla para “Heading 1”, é um elemento de marcação HTML que indica o cabeçalho de uma página. Além de facilitar a identificação por parte dos buscadores, ele precisa estar visível para o usuário. Ele deve ser claro, conciso, e refletir o assunto ou propósito da página em questão.
Em uma estrutura de código HTML, o elemento do cabeçalho é representado pelo código “<h1>”. Sem essa marcação, você coloca em risco a experiência do usuário, a usabilidade e a otimização para os motores de busca.
Por outro lado, é sempre importante que um site tenha apenas um elemento H1 em cada página. Isso porque seu uso excessivo também pode ser prejudicial para esses fatores citados acima.
Uma dúvida comum entre os usuários e entusiastas do SEO é se existe alguma relação entre o elemento title e o H1 de uma página. Entretanto, eles possuem papéis distintos no processo de otimização de um site.
Apesar de também representar um elemento HTML, o title é um metadado inserido na tag “<head>”, utilizado para definir o título que será exibido na barra do navegador. É essencial incluir as palavras-chave que descrevem a página para facilitar a identificação por parte do usuário e dos buscadores.
Já o H1 é exibido nos resultados da SERP e é utilizado apenas para definir o primeiro nível da estrutura de cabeçalho. Por isso, ele deve ser claro em relação ao conteúdo que está sendo exibido na página e também conter a palavra-chave, seja para um produto de um site de e-commerce ou um título de artigo para blog.
Ao criar um H1, é importante considerar uma série de fatores para que ele tenha um efeito positivo para o usuário e o SEO. Isso porque os elementos devem estar equilibrados para facilitar a compreensão e, consequentemente, ficar mais suscetíveis para a indexação e a classificação nos mecanismos de pesquisa.
O H1 no SEO deve sempre refletir com precisão a palavra-chave que foi definida para a construção da página e conteúdo que será desenvolvido para ela. Como ela representa o primeiro contato que o usuário terá com a página, precisa resumir o que será encontrado ao longo do texto.
Outro fator importante no processo de definição da tag H1 é que os elementos visuais sejam bem apresentados, como o tamanho da fonte, cor e formatação. Por isso, deve sempre apresentar coerência em relação à identidade visual do seu site e ao mesmo tempo estar destacado para que as pessoas entendam que é o título da página.
A estrutura hierárquica de uma página vai de H1 até H6, onde o primeiro é o mais alto, e o segundo é o mais baixo em termos de importância. Após o título principal da página, os outros níveis representam nada mais do que seções e subseções do seu conteúdo.
Em uma página de blog, por exemplo, é muito comum identificarmos o uso de H1, H2 e H3, mas, caso seja necessário, os outros níveis também podem ser incluídos ao longo do texto. Isso vale desde que façam sentido para a lógica apresentada e a estrutura definida previamente.
É importante lembrar que quanto mais você desce na hierarquização das heading tags, mais específico você deve ser sobre o tema que está sendo abordado. Essa estrutura precisa estar clara para a compreensão do usuário.
Veja aqui dos termos mais buscados em Marketing Digital e SEO com separados em ordem alfabética.
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