O que é Google Ads? Veja tudo sobre o assunto!
CEO e Fundador - Gear SEO
Ao montar um negócio, é comum ter muitas dúvidas, principalmente em relação à publicidade dos produtos e serviços. Um dos questionamentos é o que é Google Ads. No conteúdo a seguir, você confere um guia completo sobre ele. Acompanhe!
Afinal, o que é o Google Ads?
O Google Ads nada mais é do que uma solução on-line para publicidade do próprio Google. Usando ele, você pode criar anúncios para divulgar serviços e produtos de forma rápida e eficiente. O mais interessante é que a plataforma só cobra quando as pessoas clicarem para visitar o site, visualizar o conteúdo ou ligar para a sua empresa.
Todas as contas do Ads são controladas on-line. No espaço virtual, é possível criar ou editar o seu anúncio a qualquer momento. Outro ponto importante é a possibilidade de definir quando a propaganda é exibida e o orçamento adequado para ela. Isso permite medir o impacto do investimento para o negócio.
Quais são as principais vantagens de usar o Google Ads?
Sabendo o que é Google Ads, é importante conhecer as vantagens da plataforma. Uma das principais é a possibilidade de segmentação em diferentes formas, como uso de palavras-chave, por tópico ou canal, por público-alvo, por programação de data e horário e até mesmo por dispositivos.
Ao conhecer como funciona o Google Ads, é possível entender que o controle financeiro é outra das suas vantagens. Na plataforma, o anunciante pode dimensionar exatamente o que é investido, segmentando por gastos mensais, diários ou por anúncio.
O Google Ads, antigo Adwords, também permite avaliar as informações sobre a interação dos usuários com o anúncio. É possível fazer a contabilização de cliques, impressões e até mesmo dos acessos que geraram conversão.
Como usar o Google Ads?
Então, como usar o Google Ads? Agora que você conhece o que é a plataforma e quais são as vantagens de anunciar nela, veja o passo a passo a seguir para começar a utilizá-la.
Crie uma conta
A criação da conta requer algumas informações básicas, como e-mail e site. Nessa etapa, existem dois modos: o Inteligente e o Especialista. O primeiro é o formato mais simplificado da plataforma, enquanto o segundo tem todos os recursos e tipos de campanhas.
Faça a configuração da empresa
Agora que você sabe o que é Google Ads, percebe que os dados da empresa são muito importantes, principalmente nome e site ativo. A plataforma mostrará um modelo do que será visto após as pessoas clicarem na sua nova campanha.
Crie a campanha
Comece definindo o objetivo da campanha, que pode ser gerar mais chamadas, inscrições ou vendas, visitas a uma loja física e visualizações no YouTube. Com isso, a plataforma indica as melhores maneiras de fazer esse anúncio:
- rede de pesquisa: os anúncios são colocados nos resultados de busca do Google;
- rede de display: os anúncios têm vários formatos, como o uso de imagens e vídeos;
- vídeo (YouTube Ads): os anúncios têm vários formatos, como in-stream puláveis, in-stream não-puláveis, discovery, bumper, masthead e ação em vídeo;
- Google Discovery: anúncios feitos para atingir sua persona nos vários canais do Google;
- Google Shopping: anúncios focados nos produtos de e-commerce.
Para deixar a campanha ainda mais completa, é importante colocar dados como início e término, idioma, público-alvo, orçamento, estratégia de lances e o custo máximo das conversões, cliques ou impressões.
Conheça outras configurações
Uma das funcionalidades do Google Ads é criar vários grupos de anúncios para uma mesma campanha. Além disso, você pode deixar que o próprio Google faça uma seleção com os conteúdos que tiveram melhor performance e distribuir a verba de forma organizada.
Comece o anúncio
O formato do anúncio depende muito da sua estratégia para o negócio. Conteúdos embasados e bem-escritos podem ser uma ótima oportunidade para a empresa. Depois de prontos, é só revisar e clicar em “publicar” para ter sua campanha no ar.
Dicas sobre o Google Ads
É importante planejar bem as suas campanhas, especialmente pensando no investimento feito para os anúncios. Lembre-se sempre de direcionar a publicidade, pensando nas estratégias a serem tomadas. Além disso, todo o trabalho deve seguir as diretrizes do Google, evitando proibições como:
- serviços e produtos perigosos;
- produtos falsificados;
- serviços de fiança;
- jogos e apostas;
- conteúdos de teor violento ou sexual.
Saiba mais sobre o universo do marketing digital!
Gostou de conhecer o que é Google Ads e ver como usar o recurso? Por aqui, você pode conferir outros conteúdos incríveis sobre o marketing digital. Entre em contato com a Gear SEO, agência especializada em SEO, e saiba mais!