17 / jan / 2024
4 MIN.

SEO para YouTube

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Assim como o Google, você sabia que o YouTube é considerado como um mecanismo de pesquisa? As pessoas utilizam a plataforma para encontrar uma série de informações, análises, tutoriais e uma variedade de conteúdos. Por isso, o SEO para YouTube entra em destaque para aumentar a visibilidade de vídeos on-line.

Hoje, além de criarem sites e perfis em redes sociais, as empresas utilizam essa ferramenta para compartilhar conhecimento e alcançar um público ainda mais amplo. Quer saber mais como funcionam as práticas de otimização para o YouTube? Então, continue a leitura!

O que é?

No SEO, ou seja, nas práticas de otimização para os mecanismos de busca, o principal objetivo é buscar o melhor posicionamento no Google. O buscador tem os próprios algoritmos e sistemas de classificação para indexar páginas e classificá-las na SERP.

O YouTube também dispõe de um sistema de busca voltado para que os visitantes encontrem vídeos específicos sobre determinados assuntos. Isso significa que os conteúdos exibidos na pesquisa são apresentados com base na relevância deles.

Além disso, é muito comum observar que o buscador também exibe resultados de pesquisa em formato de vídeos no YouTube, redirecionando automaticamente para a plataforma. Isso torna a otimização em SEO para YouTube muito importante, pois ajuda a ranquear conteúdos nele e nos resultados do Google.

Como fazer?

Assim como o SEO para os mecanismos de pesquisa tradicionais, não existe um manual de regras para a otimização para a plataforma de vídeos. A forma como ela vai exibir o resultado segue um conjunto de diretrizes estabelecidas pelo site e o algoritmo. Entretanto, existem algumas técnicas que podem auxiliar nesse processo.

Algumas práticas implementadas no processo de upload dos vídeos e de descrição do conteúdo podem ser úteis para favorecer a relevância de um conteúdo na plataforma de vídeos. Abaixo, confira algumas delas para saber como fazer SEO para YouTube.

Levantamento de palavras-chave

Realizar a pesquisa de palavra-chave é fundamental para uma estratégia de SEO para YouTube. Esse processo auxilia a identificar os termos mais relevantes e populares relacionados ao conteúdo do vídeo, e, consequentemente, ao nicho de atuação da sua marca.

Esse levantamento contribui para alinhar o conteúdo apresentado no vídeo com as expectativas do público-alvo após as pesquisas na plataforma. Assim, fica mais fácil encontrar os espectadores mais adequados e, consequentemente, conquistar uma base sólida de visitantes no canal.

Utilizar a palavra-chave nos detalhes do vídeo

Ao compreender as palavras-chave frequentemente utilizadas pelos usuários nas buscas, os criadores de conteúdo podem otimizar títulos e descrições para aumentar a visibilidade nas pesquisas. Além disso, é fundamental inserir a palavra-chave nas tags no SEO para YouTube.

Legendas e transcrições

Os mecanismos de busca, incluindo o algoritmo do YouTube, podem indexar o conteúdo de legendas e transcrições, o que consequentemente melhora a capacidade de classificação de um vídeo na lista de resultados. Portanto, é importante incluir as palavras-chave mais relevantes

Além disso, as legendas são utilizadas como artifícios para captar a atenção dos espectadores. Isso também ajuda a oferecer uma melhor compreensão para os usuários, além de facilitar a tradução do conteúdo, tornando o vídeo acessível para usuários de outros países.

Divulgação em blog e outros canais

Por fim, mas não menos importante, é fundamental adequar as estratégias de SEO para YouTube aplicadas nos vídeos em outros canais on-line da sua empresa, de forma que os diferentes canais de comunicação estejam conectados.

Para isso, você deve compartilhar os vídeos em páginas que façam sentido para o usuário, como em artigos de blog que contenham conteúdos relacionados ao assunto do vídeo, por exemplo.

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