Volume de busca é quando um site determina os termos mais relevantes que possam defini-lo em palavras-chave, que se forma a sua arquitetura e todo o direcionamento do SEO.
O conteúdo do site e das suas páginas que faz com que o Google determine as palavras-chave que serão utilizadas na hora da busca pelo usuário e o levarão ao site. Quando o site já define isso antes mesmo da construção do conteúdo, facilita muito o direcionamento do que será inserido no site e na definição do buscador. Essa ação ajudará a identificar o volume de buscas mais adequado.
O Google não determina o almejado ranking de buscas só a partir das palavras-chaves inseridas no conteúdo da página — embora essa seja uma de suas principais características — mas utiliza outras variáveis que definem qual o melhor conteúdo para o usuário.
Ao criar um conteúdo, é necessário ficar atento tanto a qualidade do que está sendo publicado, como se ele é referência no assunto ou se propõe a ser, mas também se as palavras-chaves estão inseridas nele.
São muitas as ferramentas disponíveis para mensurar o volume de busca do site, como o Keyword Planner, que ajuda aos anunciantes a buscar expressões e agrupar palavras com similaridade.
O Autocomplete faz uma previsão de intenção de busca, ou seja, a partir da digitação de uma ou mais palavras, o Google oferece opções de complementação, baseados nas buscas do próprio usuário ou em ranking das palavras-chaves mais requisitadas.
Recurso semelhante ao KeywordTool.io, que faz a mesma ação mas gera mais de 750 palavras-chaves de até outras línguas.
O Google só entende palavras e não imagens. Por isso, é importante que ele compreenda que a palavra-chave é a mais relevante de todo o contexto. A densidade da palavra-chave precisa ser aumentada para que isso possa acontecer. Ela precisa ser repetida ao menos três vezes na página, assim como usar negritos e itálicos, que fortalecem a importância da palavra-chave inserida.
O importante é que, mesmo usando mais vezes a palavra-chave, ela não soe repetitiva. Ao desenvolver um texto, procure utilizar sinônimos. Mas cuidado! O excesso de palavras-chave pode indicar ao Google que está acontecendo uma Black Hat e ele decidir penalizar o site por isso.