22 / abr / 2024
4 MIN.

Volume de Busca

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Volume de busca é um dos índices utilizados em um projeto de SEO para a identificação de temas relevantes para cada projeto e segmento do cliente. Ele ajuda na definição das palavras-chave, que são essenciais para o direcionamento de toda a estratégia e arquitetura dos conteúdos a serem produzidos. 

De acordo com Gisele Reis, Analista de Estratégia da Gear SEO e especialista com mais de dois anos de experiência, o volume de busca mensura a quantidade de vezes que um termo é pesquisado mensalmente. “Ele é utilizado para saber a relevância da palavra. Isso possibilita desenhar uma estratégia adequada baseada em dados”, explica.

Qual é a relação do volume de busca com o conteúdo?

O conteúdo do site ajuda na indexação nos buscadores. Ao identificar os temas e as palavras-chave trabalhadas, o Google pode direcionar os URLs nos resultados de pesquisa. O volume de busca é, inclusive, um dos fatores considerados durante a escolha de keywords.

Ao criar um conteúdo, é necessário se atentar à qualidade e à estrutura. A palavra-chave definida guia a elaboração do texto e a seleção dos termos secundários, que são relacionados à temática e facilitam o rastreamento dos bots. Eles não precisam necessariamente ter alto volume.

“Haver um equilíbrio é ideal para o projeto de SEO, uma vez que palavras long tail têm menos volume, mas podem gerar muito mais conversão. Elas devem ser usadas tanto quanto as head tail”, diz Gisele. Isso significa que é possível ter uma estratégia com termos mais gerais e outros mais específicos, com menos competitividade na SERP.

No entanto, o Google não determina o almejado ranking de busca só a partir das palavras-chave inseridas na página — embora esse seja um dos focos principais. O buscador utiliza outras variáveis que definem o melhor conteúdo para o usuário, como tempo de carregamento otimizado e adequação ao mobile.

Como descobrir o volume de busca?

O volume de busca das palavras de interesse em um projeto de SEO pode ser analisado em diferentes recursos. “Usamos várias ferramentas para encontrar esse dado. As principais são Semrush, Ubersuggest e Google Adwords”, exemplifica a analista da Gear.

O Semrush, por exemplo, apresenta o volume de busca por palavra-chave no âmbito nacional, local e global, ranqueando os países de maior procura. Com isso, ele indica a porcentagem de dificuldade de trabalhar a keyword em um projeto de SEO e a intenção dela (comercial, transacional, informativa e navegacional).

O Ubersuggest mostra o volume de busca, a distribuição das pesquisas mensais e um comparativo em gráfico, que revela se o termo tem se tornado mais ou menos popular. Já o Keyword Planner (do Semrush) tem uma função em paralelo, pois ajuda os anunciantes a buscar expressões e agrupar palavras com similaridade. 

Além disso, para se ter uma noção dos termos populares na busca do Google, há a função “autocomplete” na própria barra de pesquisa. Quando uma palavra é pesquisada, o buscador automaticamente indica opções de complementação com base nos elementos que o usuário normalmente procura ou em um ranking das palavras-chave mais requisitadas.

Esse recurso é semelhante ao KeywordTool.io. A ferramenta realiza a mesma ação, mas gera mais de 750 palavras-chave, até mesmo em outras línguas. Ela revela as buscas por plataforma, como Google, YouTube, Instagram e Twitter.

Como ampliar a importância da palavra-chave?

Para o Google compreender que a palavra-chave é o termo mais relevante de todo o contexto de um conteúdo, é preciso trabalhar a densidade. Esse conceito diz respeito à proporção de uso da keyword ao longo do texto. Em geral, ela precisa ser repetida ao menos três vezes e estar destacada em negrito.

O importante é que o termo não seja repetido em excesso, pois isso configura a prática de black hat — tentativa de manipulação dos mecanismos de busca. Ao desenvolver um texto, procure utilizar sinônimos e variações nas palavras secundárias.

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