25 / abr / 2023
4 MIN.

Black Hat

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

A corrida para alcançar as melhores posições nos mecanismos de busca é grande, e o SEO possui muitas ferramentas e formas que podem facilitar e fazer com que esse objetivo seja atingido. Entre as práticas, existem as que são consideradas boas e aquelas que violam as diretrizes, como é o caso do Black Hat. Entenda a seguir como ele funciona e por que evitá-lo.

O que é Black Hat?

Para entender o que é Black Hat, é preciso ter em mente que o termo faz referência às formas de burlar as regras rigorosas dos sites de buscas. No caso do Google, por exemplo, quando ele usa um indexador para procurar e segmentar os sites que serão mostrados nos primeiros lugares, utiliza métodos de avaliação.

Entre os critérios são considerados pontos como palavras-chave, reputação do site e atualização. Apesar de existirem formas de deixar o site mais atraente, como a inserção de palavras-chave, as regras precisam ser seguidas, e é a indexação que comanda a seleção. O Black Hat envolve práticas que burlam todas essas diretrizes, inclusive o indexador.

Seu objetivo é colocar as páginas no topo das buscas por meio de atalhos que, quando descobertos, podem simplesmente banir o site das páginas de pesquisa. Há usuários que utilizam o Black Hat no SEO por não saberem que se trata de uma conduta maliciosa, sendo influenciados pela rapidez e agilidade no resultado. No entanto, há aqueles que conhecem as consequências da prática, mas seguem aplicando sem se preocupar com os efeitos.

Diferença entre Gray Hat, White Hat e Black Hat

Agora que você já sabe o que é Black Hat no SEO, é importante entender que existem mais duas modalidades que estão ligadas ao assunto: o White Hat e o Gray Hat. A seguir, você confere a diferença entre elas, além de conhecer a prática que é oposta ao método maldoso.

White Hat

Black Hat x White Hat, qual é a diferença? O último termo trata de técnicas de SEO que seguem todas as regras e boas práticas dos mecanismos de busca. Dessa forma, a prática tem como intuito a criação de conteúdos de qualidade, além de estratégias que priorizam a experiência do usuário.

“Hoje em dia, quando você vai trabalhar uma estratégia de SEO, os maiores cuidados envolvem entender as boas práticas do Google para não fazer nada que fuja dessas regras. O Google entendeu que não basta criar um monte de diretrizes, é preciso beneficiar as pessoas que adotam essas normas”, explica Marcos Tadeu, Especialista de On-Page da Gear SEO, que atua ajudando grandes players do mercado há mais de 15 anos.

Gray Hat

Já o Gray Hat são ações que levantam questionamentos quanto aos seus benefícios. Isso porque ela alia estratégias do Black Hat e do White Hat. Um exemplo disso são as trocas de links em conteúdos de qualidade, uma estratégia de Link Building que gera polêmica.

Consequências de praticar Black Hat

Como você viu, uma das consequências de praticar Black Hat é a punição da prática pelo Google. Isso acontece porque o algoritmo do mecanismo de busca está cada vez mais eficiente em descobrir práticas de manipulação. Assim, o site pode ser punido de forma mais leve, com queda no tráfego, ou até ser banido do buscador.

“O Black Hat aparenta trazer muitas vantagens, mas esses efeitos acabam sendo prejudiciais para o domínio ao longo dos anos. Por exemplo, se pegarmos um site que está ativo desde 2010 e nunca praticou Black Hat, hoje ele está em alta. Já um site que na mesma época praticou a conduta maliciosa, provavelmente não está rankeado”, afirma Marcos.

Além disso, a experiência do usuário também é prejudicada. Afinal, páginas que usam a prática maliciosa tendem a utilizar repetições de palavras-chave de forma exagerada e sem contexto. Com isso, a taxa de rejeição do site também irá aumentar.

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