22 / set / 2023
3 MIN.

Hummingbird

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Com uma série de mudanças significativas para a pesquisa dos usuários no Google, o Hummingbird é uma das atualizações mais importantes para o mecanismo de busca. Ela foi não só capaz de potencializar a experiência de pesquisa, mas também aprimorar outros aspectos fundamentais da ferramenta.

Essa atualização de algoritmo influenciou diretamente na forma como o Google entende pesquisas mais complexas. Quer compreender o que é Hummingbird e seus principais impactos para as estratégias de SEO? Então, continue a leitura e entenda tudo sobre o assunto!

O que é?

O Google Hummingbird foi uma atualização do algoritmo de busca do Google lançada em 2013. Ela é considerada uma das principais mudanças na ferramenta de pesquisa desde a sua criação, e muitos especialistas consideram que foi vital para compreender as consultas dos usuários de forma mais aprofundada.

Ao contrário de mudanças anteriores, que geralmente eram direcionadas apenas para aspectos específicos de busca, essa alteração no algoritmo impactou principalmente o entendimento da intenção de busca das pessoas. Mas como isso ocorre?

Se antes o buscador exibia resultados baseados apenas nas palavras que tinham sido inseridas, após a atualização ele passou a entregar resultados de pesquisa que consideram todo o contexto do assunto e a semântica das palavras. Tudo isso tem o objetivo de apresentar informações ainda mais precisas.

Para isso, o algoritmo do Google usa técnicas de processamento de linguagem natural (NLP) e machine learning para entender de fato o que está sendo inserido no campo de pesquisa. Ele não só avalia os termos buscados, mas também seus sinônimos, significados e intenções por trás da pesquisa feita pelos usuários.

Quais são os principais impactos do Hummingbird?

Muito além de aprimorar a compreensão das pesquisas, o Hummingbird também trouxe outros impactos positivos para a forma como as informações são distribuídas na SERP. Veja a seguir os principais campos que foram beneficiados com esse update do Google:

SEO

A maneira como o Google passou a interpretar dados e informações após essa alteração foi muito impactante. Mas isso não gerou mudanças só para os usuários, afetou também os profissionais que trabalham com técnicas de SEO.

Antes, os especialistas da área podiam criar suas estratégias baseadas somente na otimização de termos específicos, buscando a melhor classificação no buscador. Com o Hummingbird, o foco mudou para a criação de conteúdo relevante e de alta qualidade, que agora deve ser abrangente e responder às dúvidas dos usuários de maneira completa.

Dispositivos móveis

Com o aumento do uso de dispositivos móveis para acessar a internet, o Hummingbird desempenhou um papel importante na adaptação das consultas de pesquisa. Ele ajuda a fornecer resultados relevantes para esses tipos de dispositivos, tornando a pesquisa móvel mais eficaz.

Pesquisa por voz

O Google Hummingbird desempenhou um papel fundamental no suporte à pesquisa por voz e ao uso de assistentes virtuais, como Siri da Apple e Google Assistant. Ele consegue entender melhor as consultas complexas e responder de forma mais precisa a perguntas feitas por voz.

As pesquisas realizadas nesses assistentes de voz geralmente envolvem perguntas mais diretas, como previsão do tempo, dúvidas sobre locais próximos e muito mais. Dessa forma, essa mudança no algoritmo do Google ajuda a obter resultados diretos e mais relevantes sobre cada assunto.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO