31 / ago / 2023
4 MIN.

YMYL

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Não é novidade que os algoritmos do Google passam por atualizações constantes. Por essa razão, os profissionais de marketing e SEO devem explorar a plataforma para compreender as principais mudanças em relação ao algoritmo. Com isso em mente, uma das mais recentes mudanças é a diretriz YMYL.

Esse termo descreve uma categoria de conteúdo online que impacta diretamente a saúde, as finanças, a segurança e o bem-estar dos usuários. A seguir, veja com detalhes a importância do YMYL no SEO, como ele funciona e outros pontos relevantes.

O que é?

A sigla YMYL se refere a Your Money Your Life (“seu dinheiro ou sua vida”, em português). Esse conceito surgiu devido à necessidade de exibir aos usuários conteúdos com informações relevantes e confiáveis.

O conteúdo considerado YMYL é aquele que, se apresenta informações imprecisas ou é mal-orientado, pode ter um impacto negativo na vida das pessoas. Sendo assim, o conteúdo deve ser confiável e baseado em fontes que possuem autoridade, de forma que auxiliem os usuários.

Essa se tornou uma exigência por parte das diretrizes do Google, pois as decisões tomadas com base nessas informações podem afetar alguns aspectos, como a saúde física e mental, a situação financeira e a qualidade de vida das pessoas. No geral, as áreas que o YMYL abrange são saúde, finanças, direito e bem-estar.

Como funciona o YMYL?

As páginas YMYL são analisadas de forma mais rigorosa em relação a outros conteúdos compartilhados na internet. Nesse processo, são considerados a experiência do usuário, a autoridade do criador de conteúdo e se as informações fornecidas ao longo da página são precisas.

Os conteúdos desatualizados e que apresentam informações imprecisas são penalizados, correndo o risco de não serem bem classificados nos mecanismos de busca. Além disso, outros fatores podem causar a penalização dessas páginas, como falta de referências e citações, excesso de publicidade e muito mais.

É importante destacar que o YMYL não se limita a páginas de informações diretas. Transações financeiras, comércio eletrônico e serviços online também estão sujeitos a passarem por uma avaliação mais criteriosa. Páginas de compras online, serviços bancários e sites de investimento entram nessa categoria, uma vez que envolvem aspectos financeiros e podem afetar a vida dos usuários.

Avaliação subjetiva

Um ponto importante sobre esse recurso é que a avaliação não se baseia apenas em dados quantitativos. Os algoritmos de avaliação dos mecanismos de busca precisam avaliar a página subjetivamente a respeito da confiabilidade e da qualidade do conteúdo.

Isso envolve a interpretação do contexto, da autoridade do autor e da relevância para o usuário. É gerado um desafio adicional para os profissionais de SEO e criadores de conteúdo, pois não basta apenas seguir fórmulas de otimização tradicionais.

Os mecanismos de busca também consideram o feedback da comunidade de usuários e profissionais de diferentes especialidades na avaliação do conteúdo YMYL. Quando usuários relatam um conteúdo duvidoso ou problemático, isso pode influenciar na forma como as páginas são avaliadas e classificadas.

Sensibilidade do conteúdo

Nem todos os tópicos YMYL apresentam o mesmo grau de sensibilidade e impacto quando comparados. A sensibilidade varia conforme a área, com tópicos de saúde, finanças e direito recebendo uma avaliação mais minuciosa.

Por exemplo, um artigo sobre práticas de jardinagem pode ser considerado YMYL, uma vez que afeta o bem-estar do usuário, mas geralmente não é tão rigorosamente avaliado quanto um conteúdo sobre tratamentos médicos ou investimentos no mundo financeiro.

Diretrizes do Google

O Google atualiza constantemente suas diretrizes para se adequar às tendências e necessidades dos usuários. Essas mudanças também afetam o YMYL, à medida que novas preocupações e exigências surgem. Dessa forma, ele garante que os usuários sempre encontrarão conteúdos de qualidade.

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