23 / jan / 2024
4 MIN.

PageRank

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Larry Page e Sergey Brin, os principais fundadores do Google, desenvolveram um algoritmo que hoje faz muita diferença para profissionais de SEO que buscam atuar continuamente na otimização de páginas para o buscador: o PageRank. Essa métrica desempenha um papel fundamental para a visibilidade na web.

Embora o buscador agora use uma variedade de fatores para classificar as páginas, esse algoritmo auxilia principalmente a compreender a posição do site no Google e uma série de fatores. Quer saber mais sobre ele? Continue a leitura!

O que é PageRank?

Esse mecanismo determina a importância relativa de uma página. O principal objetivo do PageRank em site é atribuir um valor numérico para cada página, ou seja, um score. Essa pontuação indica a relevância dela nos buscadores e a autoridade que ela tem.

A ideia central do PageRank é que, quanto mais links uma página recebe de outras importantes, mais relevante ela se torna. Essas URLs e a autoridade são elementos fundamentais para melhorar a visibilidade do site e, consequentemente, criar estratégias mais eficazes de otimização.

Como funciona?

Não é novidade que o Google oculta informações sobre o algoritmo exato que utiliza. Entretanto, ele disponibiliza informações sobre alguns fatores de classificação que podem melhorar o posicionamento das páginas no buscador. Então, você sabe como funciona o PageRank? Veja a seguir.

Votos

O Google PageRank funciona com a seguinte lógica: um link que aponta para um outro site é uma espécie de voto. Sendo assim, como citado anteriormente, quanto mais direcionamentos uma página recebe, mais votos de confiança ela tem — e, consequentemente, mais importante ela é.

Entretanto, nem todos os links são iguais. Todos eles precisam apresentar qualidade e relevância. As páginas que seguem essa diretriz concedem ainda mais importância para eles.

Distribuição de votos

Quando uma página tem vários links de saída, ela distribui a pontuação entre eles. Isso significa que, se o valor é alto, ele é fracionado para cada uma dessas URLs.

Atualizações

Assim como acontece com outros algoritmos, o PageRank também passa por atualizações constantes. O Google ajusta periodicamente os fatores de classificação de pesquisa para atender a tendências e outras questões importantes, buscando oferecer resultados mais assertivos e evitando práticas inadequadas.

Como melhorar o PageRank?

Agora que você já entendeu o processo de funcionamento, vale aprender a melhorar essa pontuação no seu site para garantir que ele se mantenha bem posicionado e que as estratégias de otimização estejam em dia. Veja, a seguir, algumas dicas importantes para se dar bem com o mecanismo.

Conteúdo de qualidade

Conteúdos de qualidade tendem a aumentar o tráfego para o site. Por isso, é importante otimizá-los de acordo com as palavras-chave mais relevantes do nicho de atuação.

Análise de links

Para impulsionar o score do seu site, é fundamental construir uma estratégia de link building eficaz. As fontes devem ser confiáveis e igualmente relevantes. Também é importante evitar spam e outras práticas que possam afetar negativamente a classificação.

Tags e descrições

Certifique-se de que seu site esteja tecnicamente otimizado e voltado para a experiência do usuário. Isso envolve a inserção de meta tags, como meta-descrições, titles e uma estrutura de URLs organizada.

Monitoramento contínuo

A melhoria do PageRank exige esforços de médio a longo prazo. Portanto, para obter consistência no processo, utilize ferramentas específicas para análise e monitoria dos principais dados de desempenho do seu site e faça ajustes com base nessas informações e nas tendências identificadas.

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