04 / mar / 2024
Conteúdo
6 MIN.

Descubra como fazer SEO no YouTube com dicas práticas!

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Descubra como fazer SEO no YouTube com dicas práticas!
Sumário

Muita gente não sabe, mas tem como fazer SEO no YouTube! Essa é uma maneira muito prática de dar aquele up nos conteúdos visuais e deixá-los nos primeiros lugares das buscas na plataforma. 

Existe algum tipo de fórmula para isso? Confira no conteúdo a seguir. Nele, você vai entender melhor como é feita a produção de SEO no YouTube aqui na Gear SEO e compreender se há diferença nas produções para essa plataforma e nas feitas para blogs e sites. Veja!

Um pouco sobre o YouTube

O SEO envolve tarefas voltadas para otimização de conteúdos buscando um melhor posicionamento nos buscadores. A meta é sempre oferecer a melhor experiência possível ao usuário. O YouTube trabalha de maneira similar ao Google porque foi comprado por ele. 

Então, ao aprender como fazer SEO para essa mídia, leve em consideração que, quando uma pessoa busca por algo no YouTube, o mecanismo de busca vasculha em canais para encontrar os melhores resultados condizentes com o que foi pesquisado. Para isso, a plataforma avalia diversos aspectos, como título, tags e descrição.

O engajamento também faz diferença para a plataforma, já que ela entende que vídeos com grande número de curtidas e visualizações oferecem uma boa experiência ao usuário. Além disso, o Google também indica vídeos como resultados de busca, então, fazer SEO para YouTube é uma estratégia muito assertiva para impulsionar os conteúdos visuais de uma marca.

Otimizar seu conteúdo do YouTube para SEO também é uma ótima maneira de aumentar a taxa de conversão. A linkagem por meio de cards e na descrição facilita o acesso do usuário a outros produtos ou textos citados no vídeo, levando-o a continuar a experiência em outras mídias.

Afinal, como fazer o SEO para YouTube?

Assim como em qualquer trabalho de SEO, não existe uma fórmula mágica para o YouTube. Porém, existem algumas estratégias que podem ajudar no melhor ranqueamento dos conteúdos. A seguir, você confere um pouco sobre como a Gear SEO desenvolve esse projeto.

Estratégia

Tudo começa no departamento de Estratégia. Ele seleciona palavras-chave que serão otimizadas em um conteúdo para o YouTube. São elas que ajudam o vídeo a aparecer nas primeiras posições de busca. A seleção é geralmente alinhada a outras mídias da marca, como blog e site.

“É importante sempre termos em mente a uniformidade das informações. Precisamos pensar em como conversar o canal do YouTube com o site e o blog, sempre priorizando a criação de conteúdos de relevância para o usuário. Assim, desenvolvemos uma estratégia eficaz de palavras-chave para alcançarmos a melhoria nos resultados”, afirma Gisele Reis, analista de Estratégia da Gear SEO.

A especialista explica que “o primeiro passo é alinharmos, com o cliente, quais são as prioridades para aquele mês. Após isso, analisamos as métricas dos vídeos (visualizações, cliques, likes, comentários etc.). Assim, conseguimos determinar quais serão os próximos temas e considerar quais vídeos precisam ser reotimizados”.

“Com essa etapa concluída, conseguimos ir em busca das palavras-chave na ferramenta e selecionamos as melhores para compor o planejamento. Por fim, enviamos para o cliente”, completa Gisele Reis.

Conteúdo

Após a seleção das palavras-chave e a aprovação do cliente, é hora de começar a produzir os conteúdos. Nessa etapa, a otimização é voltada para título, tags, descrição e, é claro, uma legenda correta para que o vídeo seja acessível a todos. 

Fabio Cosman, Head de Conteúdo da Gear SEO com mais de dez anos de experiência na área, explica que as etapas na área para esse tipo de produção envolvem “conteúdo de qualidade, periodicidade, descrição completa dos vídeos, inserção de tags com auxílio de uma boa ferramenta, transcrição manual, acompanhamento dos resultados e ajustes periódicos na estratégia”.

“Além de fazer um conteúdo de qualidade, é importante ter periodicidade nas publicações e utilizar ferramentas específicas, como o Keyword Tool, que traz os termos mais procurados de forma muito mais assertiva que outras”, afirma Cosman. 

O profissional completa: “Também, é imprescindível trabalhar muito bem as descrições dos vídeos, incluir as tags corretas, fazer a transcrição manual (e revisada) e disponibilizar thumbs adequadas, entre outros aspectos”.

On-Page

Em paralelo às etapas anteriores, há o trabalho de On-Page relacionado à produção de thumbs para os vídeos. Como você viu, ao aprender como fazer SEO no YouTube, é importante que essa imagem inicial remeta à identidade visual do cliente para que o usuário seja atraído a clicar naquele conteúdo.

Kaique Masi, Líder de Produtos Web da Gear SEO, indica que “a thumb tem um papel fundamental no projeto de SEO para YouTube. Apesar de não ser um fator de ranqueamento na plataforma, a imagem auxilia a despertar o interesse e estimula o clique entre os resultados de busca”. 

“Ter uma imagem otimizada, chamativa e direta pode ser o fator decisivo para aumentar a taxa de conversão de qualquer vídeo”, completa o profissional de On-Page.

“A imagem deve ser simples e alinhada ao contexto do vídeo. Outro ponto que não podemos deixar de fora é a identidade visual da empresa. Afinal, queremos que, ao bater o olho, o usuário identifique a quem pertence o vídeo, criando uma organização e um padrão visual”, explica ele.

“Em alguns casos, o uso de títulos curtos ou categorias podem ser interessantes. Porém, isso deve ser feito com cautela, afinal, uma imagem cheia de texto não é nada atrativa”, finaliza Masi.

YouTube x blog x site: qual é a diferença?

Uma dúvida muito comum para quem quer entender como fazer SEO no YouTube é se há alguma diferença na produção de conteúdos para a plataforma ou para site e blog. A resposta para essa pergunta é: sim. Todo o processo é voltado para a melhor experiência do usuário em um veículo específico.

Apesar dessa diferença, os direcionamentos básicos são iguais. Fabio Cosman explica: “a produção é diferente por ser uma mídia diferente, mas deve preservar os mesmos preceitos: qualidade e periodicidade das publicações. O usuário que acessa seu site e que curte seu vídeo deve ser pensado sempre em primeiro lugar”.

Saiba tudo sobre SEO!

Viu só? Aprender como fazer SEO no YouTube é mais fácil do que parece. No blog e no glossário da Gear SEO, você fica por dentro de outros assuntos do marketing digital. Acesse e confira!

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