20 / out / 2023
4 MIN.

EEAT

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

É essencial construir e manter a expertise, experiência, autoridade e confiança em seu site para conquistar a confiança dos visitantes e obter melhores classificações nos resultados de pesquisa. Com isso em mente, o EEAT é um conceito criado pelo Google para garantir que os conteúdos sejam relevantes e úteis.

Além de ser um fator essencial para o rankeamento dos sites, o EEAT é um ótimo caminho para a otimização de conteúdos. Implementando esse tipo de estratégia, você pode elevar a qualidade do seu site e construir uma presença digital ainda mais sólida. Continue lendo para saber mais sobre esse conceito.

O que é EEAT?

A EEAT refere-se à qualidade do conteúdo de um site e à confiabilidade da fonte por trás dele. A sigla se refere a quatro diretrizes importantes para a qualidade das páginas, que na língua inglesa representam os termos “expertise”, experience (experiência), “authoritativeness” (autoridade) e “trustworthiness” (confiança).

Esse conjunto de diretrizes é usado pelos avaliadores para determinar a qualidade de um site. Em 2023, o Google adicionou o segundo E na sigla, que originalmente era EAT (Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness). A mudança foi anunciada no blog Google for Education.

Segundo a plataforma, esse novo E representa o compromisso com o desenvolvimento de habilidades e competências que os usuários precisam ter para alcançar o sucesso na vida pessoal e profissional. Tais diretrizes são fundamentais para o processo de avaliação das páginas que possuem conteúdos YMYL

YMYL

O YMYL (Your Money Your Life) é um termo usado pelo Google para descrever páginas com o potencial de afetar diretamente os usuários. Ele está relacionado ao consumo de conteúdo pertencente a nichos específicos, como saúde, bem-estar, segurança financeira e felicidade dos usuários.

A relação entre Google EEAT e YMYL é que as páginas YMYL são especialmente avaliadas com base nos critérios da EEAT. Afinal, expertise, autoridade e confiança são essenciais para fornecer informações precisas nessas áreas mais sensíveis.

Por isso, se uma página não demonstrar a EEAT adequada em um tópico YMYL, ela pode ser classificada como menos confiável. Com isso, tem uma classificação inferior nos resultados de pesquisa do Google.

Qual é a importância de cada letra do EEAT?

Como citado anteriormente, cada letra da sigla EEAT tem sua importância em relação à avaliação de conteúdos das páginas presentes na web. Veja a seguir com mais detalhes sobre a função de cada uma delas:

Expertise

A expertise, ou especialidade, se refere ao conhecimento e competência demonstrados pela fonte do conteúdo em um tópico específico. É crucial para garantir que as informações apresentadas sejam precisas e confiáveis. Sites que demonstram expertise são mais propensos a serem considerados fontes confiáveis.

Experiência

Como já mencionado, esse conceito é uma novidade para a sigla. Ele se refere principalmente à avaliação do conteúdo de forma que priorize páginas com informações desenvolvidas por quem tem experiência prática no assunto.

Autoridade

A autoridade está diretamente relacionada à reputação e influência da fonte. Ter autoridade significa ser reconhecido como uma fonte respeitável e influente em um determinado campo. Isso significa que os conteúdos devem apresentar informações baseadas em especialistas com domínio sobre o assunto do nicho.

Confiança

No EEAT, a confiança se refere à credibilidade da fonte e do conteúdo. Os visitantes do site devem sentir que podem confiar nas informações apresentadas. A confiança é fundamental, especialmente em tópicos sensíveis ou críticos, como saúde, finanças e segurança, ou seja, nas páginas com conteúdo YMYL.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO