É essencial construir e manter a expertise, experiência, autoridade e confiança em seu site para conquistar a confiança dos visitantes e obter melhores classificações nos resultados de pesquisa. Com isso em mente, o EEAT é um conceito criado pelo Google para garantir que os conteúdos sejam relevantes e úteis.
Além de ser um fator essencial para o rankeamento dos sites, o EEAT é um ótimo caminho para a otimização de conteúdos. Implementando esse tipo de estratégia, você pode elevar a qualidade do seu site e construir uma presença digital ainda mais sólida. Continue lendo para saber mais sobre esse conceito.
A EEAT refere-se à qualidade do conteúdo de um site e à confiabilidade da fonte por trás dele. A sigla se refere a quatro diretrizes importantes para a qualidade das páginas, que na língua inglesa representam os termos “expertise”, experience (experiência), “authoritativeness” (autoridade) e “trustworthiness” (confiança).
Esse conjunto de diretrizes é usado pelos avaliadores para determinar a qualidade de um site. Em 2023, o Google adicionou o segundo E na sigla, que originalmente era EAT (Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness). A mudança foi anunciada no blog Google for Education.
Segundo a plataforma, esse novo E representa o compromisso com o desenvolvimento de habilidades e competências que os usuários precisam ter para alcançar o sucesso na vida pessoal e profissional. Tais diretrizes são fundamentais para o processo de avaliação das páginas que possuem conteúdos YMYL
O YMYL (Your Money Your Life) é um termo usado pelo Google para descrever páginas com o potencial de afetar diretamente os usuários. Ele está relacionado ao consumo de conteúdo pertencente a nichos específicos, como saúde, bem-estar, segurança financeira e felicidade dos usuários.
A relação entre Google EEAT e YMYL é que as páginas YMYL são especialmente avaliadas com base nos critérios da EEAT. Afinal, expertise, autoridade e confiança são essenciais para fornecer informações precisas nessas áreas mais sensíveis.
Por isso, se uma página não demonstrar a EEAT adequada em um tópico YMYL, ela pode ser classificada como menos confiável. Com isso, tem uma classificação inferior nos resultados de pesquisa do Google.
Como citado anteriormente, cada letra da sigla EEAT tem sua importância em relação à avaliação de conteúdos das páginas presentes na web. Veja a seguir com mais detalhes sobre a função de cada uma delas:
A expertise, ou especialidade, se refere ao conhecimento e competência demonstrados pela fonte do conteúdo em um tópico específico. É crucial para garantir que as informações apresentadas sejam precisas e confiáveis. Sites que demonstram expertise são mais propensos a serem considerados fontes confiáveis.
Como já mencionado, esse conceito é uma novidade para a sigla. Ele se refere principalmente à avaliação do conteúdo de forma que priorize páginas com informações desenvolvidas por quem tem experiência prática no assunto.
A autoridade está diretamente relacionada à reputação e influência da fonte. Ter autoridade significa ser reconhecido como uma fonte respeitável e influente em um determinado campo. Isso significa que os conteúdos devem apresentar informações baseadas em especialistas com domínio sobre o assunto do nicho.
No EEAT, a confiança se refere à credibilidade da fonte e do conteúdo. Os visitantes do site devem sentir que podem confiar nas informações apresentadas. A confiança é fundamental, especialmente em tópicos sensíveis ou críticos, como saúde, finanças e segurança, ou seja, nas páginas com conteúdo YMYL.
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