18 / mar / 2024
SEO Local
4 MIN.

Perfil da empresa no Google: veja como ele pode ajudar a sua marca!

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Perfil da empresa no Google: veja como ele pode ajudar a sua marca!
Sumário

A manutenção do perfil da empresa no Google é uma estratégia muito importante para a marca. É ele que tem as informações essenciais para o cliente entender como funciona aquele negócio. No conteúdo a seguir, você conhece mais detalhes sobre o assunto.

Afinal, o que é o perfil da empresa no Google?

O perfil da empresa no Google, antigamente chamado de Google Meu Negócio, é uma ferramenta gratuita muito importante para uma marca. Ela permite gerenciar o negócio e ajudar no ranqueamento tanto na busca quanto no Google Maps.

Nessa ferramenta, é possível adicionar endereço, horários de funcionamento, telefone, site, cardápio e outras informações importantes. Tudo isso serve para melhorar a apresentação da empresa no Google e ajudar na experiência do usuário, que é muito valorizada na plataforma. 

Perfil da empresa e SEO: como ele afeta um projeto?

Lucas Rizzieri, analista de SEO da Gear SEO, explica que “o perfil da empresa no Google desempenha um papel fundamental em estratégias de SEO ao fornecer informações precisas e atualizadas sobre o negócio. Isso contribui para uma presença on-line consistente, influenciando positivamente a visibilidade nos resultados de pesquisa local e a credibilidade”.

Para o SEO local, o perfil comercial no Google é ainda mais importante. “O perfil da empresa no Google é a principal ferramenta voltada para SEO local e está diretamente relacionado a ele”, diz Lucas Rizzieri.

“Ele influencia a classificação nos resultados de pesquisa locais, proporcionando uma presença on-line sólida para usuários próximos ao negócio. A otimização adequada do perfil da empresa contribui significativamente para o sucesso das estratégias de SEO local”, completa o analista.

Como funciona o perfil da empresa no Google?

Já deu para perceber que essa é uma ferramenta muito importante para a empresa. É essencial saber como usá-la, pois ela é uma espécie de armazenamento de informações sobre um negócio. Todos os dados tornam a experiência do usuário muito mais fácil.

Em primeiro lugar, é preciso adicionar as informações essenciais, ou seja, telefone, funcionamento, medidas de saúde e segurança, endereço, entre outras. Em seguida, você pode personalizar o perfil da empresa com fotos, imagem de capa, logotipo e outros elementos visuais para chamar a atenção dos usuários.

Por fim, é possível adicionar informações extras com mais detalhes sobre os serviços, por exemplo, se o local é administrado por mulheres, se é pet-friendly, se tem peça e retire, se é possível solicitar orçamento etc. Além do cadastro, a plataforma permite o gerenciamento do perfil da empresa com funções como:

  • criar postagens, eventos e ofertas;
  • responder a avaliações;
  • enviar e receber mensagens;
  • acompanhar as palavras-chave mais buscadas relacionadas à empresa;
  • publicar uma FAQ com perguntas frequentes.

O mais interessante é que não é necessário baixar nenhum app para administrar o perfil da empresa. Basta usar o Google Maps em um dispositivo móvel, ou o navegador no computador. É importante ter um login para o Google — pode ser um pessoal ou específico para a empresa.

Reivindicação de perfil

Se já existir um perfil da empresa que não é verificado, é possível fazer a reivindicação dele. Basta clicar no botão “É proprietário desta empresa?” para iniciar esse processo. Se não encontrar essa opção, talvez o negócio já seja verificado ou você já esteja como gerenciador. 

Estratégias para usar a ferramenta

Criar um perfil da empresa no Google e aprender a usá-lo é apenas o primeiro passo para a efetividade dessa estratégia. Lucas Rizzieri explica: “para otimizar a visibilidade, é crucial manter informações precisas, incentivar e cultuar avaliações positivas, utilizar palavras-chave relevantes, adicionar fotos de qualidade e atualizar regularmente as postagens”.

A interação com os usuários também é essencial para dar um up no perfil da empresa no Google, e há ferramentas específicas na plataforma para isso. “Responder às avaliações e interagir com os clientes demonstra comprometimento e fortalece a reputação on-line da marca”, explica Lucas.

As estratégias também valem para negócios sem um endereço físico. Por exemplo, se você é prestador de serviço, pode criar o perfil da empresa no Google e ter contato com os clientes pessoalmente. Outra possibilidade é usar a plataforma em negócios híbridos, ou seja, com sede fixa e atendimento a domicílio.

Explore tudo sobre SEO!

Viu só? O perfil da empresa no Google é muito importante para o seu negócio. Aproveite que está conferindo esse conteúdo e acesse outros artigos para ficar por dentro de tudo sobre SEO. 

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