Glossário de SEO

Rastreamento Google

No processo de rastreamento no Google, o buscador percorre a internet com o objetivo de encontrar informações para indexar. De forma geral, é o método que ele utiliza para descobrir novas páginas e atualizar os dados em seu índice. É uma parte fundamental para a indexação de conteúdo.

Além disso, o rastreio por parte do Google também impacta diretamente a entrega de informações relevantes para os usuários. Entretanto, como ocorre todo esse processo? Veja os principais detalhes sobre como o principal mecanismo de pesquisa do mundo faz para rastrear uma URL e a sua importância para o SEO.

Como o Google encontra as páginas na internet?

Você já se perguntou como os buscadores, em especial o Google, fazem para encontrar uma página na web e exibi-la na SERP? Nesse processo, são utilizados softwares e algoritmos específicos, conhecidos como rastreadores, que são responsáveis por coletar todas as informações de uma página existente.

Os rastreadores conseguem acessar automaticamente páginas da web disponíveis para os usuários e ler os links que fazem parte da estrutura de cada uma delas, da mesma forma que o usuário navega. Assim, eles fazem uma verificação em detalhes e armazenam os dados coletados no índice de pesquisa da plataforma.

De acordo com o próprio Google, o índice de busca atual da plataforma contém centenas de bilhões de páginas da web, totalizando mais de 100 milhões de gigabytes em tamanho. Isso ocorre porque todas as palavras contidas em uma página também são inseridas no índice.

Além disso, o robô do Google e o processo de rastreamento da plataforma buscam sempre acompanhar a evolução da internet e os tipos de conteúdos compartilhados diariamente. Por isso, fazem verificações frequentes das atualizações nos conteúdos acessados e os revisitam conforme a necessidade.

Descoberta de URLs

A descoberta de novas páginas no rastreamento pelo Google pode ocorrer de diferentes formas, seja pela submissão direta, pelo rastreamento automático de URLs ligadas e pelo Sitemap. Com ele, os proprietários do site listam todas as páginas de um site, o que facilita a descoberta pelo buscador.

O rastreamento com frequência garante que o Google tenha uma representação mais precisa e atualizada das informações compartilhadas na internet. Dessa forma, os resultados exibidos para os usuários após fazerem suas pesquisas se tornam mais úteis e relevantes.

Como melhorar o rastreamento de um site?

O rastreamento no Google é extremamente importante no objetivo de proporcionar uma experiência de pesquisa mais completa para o usuário. A partir do processo automatizado descrito, o buscador trabalha regularmente para obter o máximo de precisão na busca pelas informações.

Entretanto, você sabe como impulsionar um site para que ele seja encontrado de forma mais fácil pelo mecanismo de pesquisa? Existem algumas práticas que podem auxiliar nessa descoberta. Veja as principais dicas a seguir!

Sitemap

É importante sempre manter o sitemap do site atualizado. Ele deve ser enviado para o Google para facilitar a descoberta de páginas e links internos. Existem ferramentas que ajudam na construção de sitemaps de forma prática.

Links internos

Certifique-se de que seu site tenha uma estrutura de linkagem interna sólida e de acordo com as diretrizes do buscador. Isso facilita o rastreamento das principais páginas do site e dos conteúdos implementados.

Bloqueios

Evite bloquear o acesso do Google ao seu site por meio do arquivo robots.txt. Verifique se todas as páginas que deseja indexar são acessíveis para os robôs do Google.

Conteúdo relevante

Não é novidade que conteúdos produzidos com qualidade e relevância são indispensáveis para uma boa classificação e indexação no Google. Por isso, é importante criar conteúdo útil e atualizado periodicamente.

Carregamento

A velocidade de carregamento também é um fator levado em consideração para o rastreamento de páginas pela plataforma. Sites que demoram para carregar não são priorizados no rastreamento no Google.

Veja aqui dos termos mais buscados em Marketing Digital e SEO com separados em ordem alfabética.

 

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