31 / jan / 2024
3 MIN.

Googlebot

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Entender como funciona o robô do Google é um grande desafio para muitos proprietários de sites e profissionais do marketing digital. O Googlebot, como é oficialmente chamado, utiliza uma metodologia muito particular para rastrear sites e exibi-los nos resultados de busca da plataforma.

O principal objetivo desse recurso é indexar o conteúdo da web para que os mecanismos de busca do Google possam fornecer resultados relevantes aos usuários. Veja, a seguir, mais detalhes sobre o Googlebot e confira como ele pode auxiliar na otimização de páginas para os buscadores.

O que é Googlebot?

No dia a dia, é comum utilizarmos o Google para pesquisar uma grande variedade de assuntos. Para a plataforma entregar exatamente o que o usuário está buscando, ela utiliza um rastreador (também chamado de crawler) que percorre a internet atrás de informações.

O papel dos crawlers, em especial, o Googlebot crawl, é rastrear páginas da web, coletar dados e indexar essas informações para facilitar a recuperação rápida e eficiente durante as pesquisas dos usuários. Um site facilmente rastreável tem mais chances de alcançar um público mais amplo.

A frequência com que o Googlebot rastreia um site depende da qualidade dele e da periodicidade da atualização do conteúdo. Também é importante lembrar que o robô do Google respeita todas as informações incluídas no robots.txt, ou seja, o arquivo que informa quais páginas devem ou não devem ser encontradas.

Outro aspecto importante é que, segundo a plataforma para desenvolvedores do Google, os rastreadores até atuam nos computadores, mas priorizam a versão mobile de conteúdos. Isso ressalta a importância da otimização de páginas para os dispositivos móveis.

Como funciona?

O robô do Google inicia rastreando páginas conhecidas anteriormente e, em seguida, segue os links presentes nelas para descobrir novas URLs. Ele analisa esses outros conteúdos, incluindo texto, links, imagens e outros elementos que estão ou não indicados no arquivo sitemap.xml de um site.

Nesse momento, ele avalia a qualidade e a relevância do conteúdo da página e verifica se ela atende às principais diretrizes definidas pelo algoritmo da plataforma. Por fim, ele organiza todas as informações em um índice, que é constantemente atualizado para garantir que os resultados de busca sejam mais precisos.

Javascript

Se o seu site é renderizado por meio de Javascript, saiba que o Googlebot também é capaz de interpretá-lo. Devido a atualizações ao longo do tempo, ele pôde passar a executar códigos em formato JSON, o que permite uma compreensão ainda mais profunda de conteúdos dinâmicos que utilizam essa linguagem de programação.

Como acompanhar erros de rastreio?

Entender como o Google rastreia e enxerga o seu site é fundamental para obter insights mais precisos quanto às práticas de otimização e outros ajustes. Nesse sentido, ferramentas como o Google Webmaster Tool e o Google Search Console (GSC) podem fornecer dados relevantes para o seu acompanhamento.

O GSC exibe os principais dados sobre como o Googlebot atua em um site. Pode ser por meio de estatísticas sobre as páginas rastreadas, possíveis erros durante a inspeção e pela frequência de visitas que as páginas recebem.

A utilização de uma ferramenta de acompanhamento é fundamental para identificar os principais pontos de melhoria e realizar implementações contínuas. Assim, é mais prático melhorar a visibilidade nos resultados de pesquisa do Google.

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