04 / dez / 2023
4 MIN.

XML

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

As linguagens de marcação desempenham um papel fundamental na organização e na estruturação de dados. De forma geral, elas fornecem um conjunto de informações e diretrizes que definem como os documentos devem ser interpretados por desenvolvedores. Nesse contexto, você sabe o que é XML?

Diferentemente de outras linguagens, o XML não está vinculado a um conjunto predefinido de códigos de marcação. O diferencial desse recurso é que ele possibilita criar tags personalizadas para atender a necessidades específicas, representando um avanço importante para a organização de dados na internet.

XML

Entender o que é XML é um passo fundamental se você é desenvolvedor de website. A flexibilidade que essa linguagem apresenta é poderosa, uma vez que é empregada em integrações de sistemas, no intercâmbio de dados e até mesmo na criação de estruturas de sites para otimização nos buscadores.

O XML, ou Extensible Markup Language, foi projetado para armazenar e transferir dados que podem ser lidos tanto por humanos quanto por máquinas. Ele permite apresentar informações de forma hierárquica e padronizada.

Um aspecto importante dessa linguagem de marcação para web é a capacidade de ser amplamente personalizada, o que a torna um recurso fundamental para adaptar diferentes aplicações às necessidades específicas de um projeto.

Para saber como fazer arquivo XML, basta executar algum editor de texto, como o bloco de notas, e inserir as marcações de tags “<xml>” no início e “</xml>” no final do documento.

Como visualizar?

Outro passo importante envolve saber como visualizar arquivo XML. Você pode utilizar o atalho “Abrir com” e escolher a ferramenta mais adequada — pode ser o bloco de notas, softwares específicos para esse tipo de documento e até mesmo o navegador.

Qual é a diferença entre HTML e XML?

Você já sabe o que é XML, mas entende a diferença dele para o HTML ou outras linguagens de marcação mais conhecidas? Essa confusão é muito comum. No entanto, esses recursos têm funções e finalidades diferentes na web.

O HTML é projetado para estruturar e apresentar conteúdo na web, sendo otimizado para a visualização em navegadores. Por outro lado, o XML é focado na representação de dados e na troca de informações em diferentes contextos.

Como funciona o XML?

O arquivo XML funciona com base em uma estrutura de marcação. Cada conjunto de informações é integrado às tags, que servem como marcadores para identificar o início e o fim de um elemento.

Essas tags podem conter atributos que fornecem informações adicionais sobre o conteúdo. A hierarquia delas reflete a estrutura dos dados, permitindo a organização lógica e a fácil interpretação por parte dos sistemas.

Além disso, o XML utiliza um Document Type Definition (DTD) ou um esquema para definir a estrutura e as restrições dos dados. Isso garante consistência na interpretação das informações entre sistemas diferentes, promovendo fácil interação entre eles.

Onde é mais utilizado?

É possível aplicar o XML em uma variedade de cenários. Na internet, ele é mais utilizado para a troca de informações entre servidores e clientes. Já para o setor de negócios, ele é mais usado em documentos fiscais digitais, na integração de sistemas empresariais e em bancos de dados.

Sitemap

Outro contexto importante em que o XML desempenha um papel fundamental é no desenvolvimento de sites e na otimização para os mecanismos de pesquisa, como citado anteriormente. Por meio do arquivo sitemap, os especialistas conseguem melhorar a visibilidade e impulsionar a indexação de conteúdos.

O sitemap lista a estrutura e todas as páginas de um site de forma hierárquica. Ao utilizar a marcação em XML, ele fornece informações cruciais para os mecanismos de busca, como o Google, aumentando a eficiência da indexação e tornando a estrutura mais compreensível.

Ao criar e submeter um sitemap.xml para um buscador, os proprietários de sites podem influenciar positivamente o desempenho do SEO, apesar de não ser uma garantia. De qualquer maneira, não há dúvidas de que aprender o que é XML e utilizá-lo em seu projeto é uma estratégia importante para atrair mais visitantes.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO