23 / abr / 2024
5 MIN.

Planejador de palavra-chave

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

A escolha de keywords é um dos fatores mais importantes na criação de uma estratégia de Search Engine Optimization (SEO). Nesse contexto, surge a necessidade de utilizar um planejador de palavra-chave, que identifica os temas relevantes para o projeto.

De acordo com Gisele Reis, Analista de Estratégia na Gear SEO com expertise de dois anos, o planejador é utilizado para a pesquisa de palavras-chave. Ele é de extrema importância para o marketing digital, identificando assuntos relevantes para os nichos e insights valiosos sobre o desempenho deles nos mecanismos de busca.

O que é um planejador de palavra-chave?

De forma geral, um planejador de palavra-chave compreende o comportamento dos usuários e cria estratégias de otimização de sites para aumentar o tráfego e a visibilidade. Com ele, é possível fazer a pesquisa e a seleção de termos relevantes para um conteúdo específico, uma página e campanhas de marketing.

Essa ferramenta também fornece dados completos sobre os termos buscados, como volume de busca, concorrência, tendências sazonais e uma série de métricas relacionadas à palavra-chave. São essas informações que guiam estratégias assertivas e refinam o desenvolvimento de conteúdos relevantes e de qualidade.

Os resultados da busca ajudam na escolha das keywords, que podem ser head e long tail. As primeiras abrangem palavras mais amplas e genéricas compostas por um ou dois termos. Elas são mais comuns em e-commerce. Já que os termos são mais conhecidos, em geral, pode ser mais difícil classificá-los nos mecanismos de busca.

Diferentemente do tipo anterior, as long tail são palavras-chave com objetivos mais específicos. Consequentemente, elas são mais fáceis de posicionar por terem menos concorrência e menor volume de busca. Um exemplo seria “como criar um e-commerce”.

Qual escolher?

Mais do que saber como e qual planejador de palavra-chave usar, é importante ter em mente que é possível refinar a sua pesquisa conforme a sua necessidade. Afinal, entre palavras long ou head tail, qual escolher?

Na estratégia de um projeto de SEO, tanto as head tail quanto as long tail desempenham papéis fundamentais nos conteúdos e na criação de páginas. É importante equilibrar o uso dos dois tipos para obter oportunidades de segmentação mais assertivas, direcionando seu texto com base no funil de vendas.

Quais são as principais ferramentas de palavras-chave?

Para encontrar os termos mais adequados para as personas e os objetivos de um projeto, é ideal usar um planejador de palavra-chave de qualidade. Esse recurso oferece os principais elementos de verificação dos volumes de busca e de concorrência. Conheça alguns a seguir!

Semrush

Segundo a analista da Gear SEO, essa ferramenta indica o volume de palavras-chave, possibilitando analisar as respectivas posições e os concorrentes. O Semrush é composto por estas funcionalidades para SEO: visão geral dos termos, Keyword Magic Tool, Keyword Manager, pesquisa orgânica, lacunas nas palavras-chave e Organic Traffic Insights (que interage com o Analytics).

Keyword Magic Tool 

Criado pelo Semrush, esse planejador de palavra-chave tem uma vasta quantidade de termos no banco de dados. Ele fornece informações importantes, como intenção de pesquisa, tipos de pergunta e uma série de métricas essenciais para a análise de concorrência.

Google Ads

Essa ferramenta, anteriormente chamada de Google Adwords, é usada para estruturação de anúncios. Ela direciona a escolha dos termos mais relevantes. Por ser voltada para a publicidade paga, ela apresenta dados importantes para o negócio, como o custo por clique (CPC).

O planejador de palavras-chave Google Ads também permite acesso a previsões de volume de busca e a dados a respeito do histórico de relevância de um termo específico. Eles são importantes para identificar tendências e oportunidades para a produção de conteúdo.

Google Trends

Além do Adwords, o Google tem mais essa ferramenta, voltada para quem deseja trabalhar o tráfego orgânico de um site. Esse planejador de palavra-chave é gratuito e possibilita a exploração de tendências e filtragem por tópicos, região, público-alvo e muito mais. 

Ubersuggest

Em complemento à ferramenta de palavra-chave do Google, é possível usar o Ubersuggest para observar um mapa de termos. Ele é um gerador de ideias que dá sugestões de palavras e até frases long tail. O volume de busca e as keywords sazonais também são apresentados aos usuários. 

Qual planejador de palavra-chave usar?

A escolha do planejador de palavra-chave é feita pensando nas funcionalidades e nas restrições, como o uso pago ou gratuito. Uma vez que cada ferramenta funciona de formas distintas, é possível utilizar todas para aproveitar as vantagens diversificadas — inclusive, essa é a estratégia adotada pela maioria dos especialistas.

“Acredito que escolher apenas um planejador seja muito inválido, uma vez que todas as ferramentas podem oferecer insights valiosos para o levantamento das palavras-chave”, completa Gisele.

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