01 / abr / 2024
6 MIN.

Pesquisa de palavras-chave

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Para ser efetivado, o SEO necessita de um conjunto de estratégias que contribuem para otimizar o posicionamento de um site no Google. Uma das etapas desse processo é a pesquisa de palavras-chave, que possibilita a criação de conteúdos assertivos e direcionados ao público-alvo.

Para conhecer mais sobre a pesquisa de palavras-chave, confira este artigo completo sobre o tema. Saiba como ela funciona e como utilizá-la de maneira eficaz em seu site ou e-commerce com as dicas a seguir!

Importância da pesquisa de palavras-chave

As palavras-chave, também chamadas de keywords, são termos ou expressões relativas à empresa e ao nicho de mercado. Elas representam o que os usuários pesquisam na internet para obter diferentes resultados. 

A partir delas, é possível entender quais são as principais necessidades e desejos de seus clientes. Com isso, você consegue gerar um conteúdo adequado para cada tipo de público, auxiliando o usuário desde o processo de pesquisa inicial até a decisão de compra.

“A pesquisa de palavras-chave é a base de qualquer estratégia de SEO. Nela, conseguimos definir e direcionar o conteúdo altamente relevante para o nosso público-alvo”, explica Gisele Reis, analista de Estratégia da Gear SEO com mais de dois anos de expertise.

Tipos de palavras-chave

Para realizar uma estratégia de SEO eficiente, é preciso focar não apenas nas palavras-chave mais pesquisadas, mas também nas secundárias. Conheça os principais tipos de keywords a seguir.

Head tail

“Head tails, normalmente, são termos sucintos de buscas mais gerais. Por serem mais curtas, essas palavras têm mais volume de busca”, explica Gisele. Elas abordam assuntos de modo menos específico, e o usuário as utiliza quando está querendo conhecer um produto, serviço ou tema, por exemplo. 

Como há poucas informações à disposição, o usuário ainda não tem a segurança e a resposta para comprar algo de um site. Por isso, as head tails têm baixa conversão.

Long tail

“As long tails, também conhecidas como palavras-chave cauda longa, são variações de um termo principal head tail. Elas atendem a necessidades mais específicas do usuário”, diz a especialista da Gear SEO.

Esse tipo de palavra-chave é mais específico e direcionado. Por isso, apresenta volume de busca baixo. Quando o usuário a utiliza, já tem um conhecimento parcial sobre o assunto desejado, sendo mais propenso a se tornar um cliente.

Como a pesquisa de palavras-chave é feita no SEO?

A pesquisa de palavras-chave é um dos processos para a efetivação de uma estratégia de SEO. Ela é aliada a etapas de outras áreas do projeto. Para alcançar bons resultados, a estratégia precisa seguir passos específicos. Acompanhe abaixo.

Estude seu segmento e seus concorrentes

Antes de pesquisar palavras-chave, entenda como funciona o nicho de mercado e de que modo os concorrentes atuam no segmento. Isso ajuda a identificar, por exemplo, quais são os produtos mais vendidos e o público-alvo.

“A pesquisa de concorrentes pode ser eficiente também para descobrir o que não está sendo feito por eles. Esse gap pode ser atacado como uma oportunidade”, explica Gisele.

Faça um estudo de palavras-chave

Agora, é o momento de realizar um estudo de palavras-chave. Coloque-se no lugar do usuário tentando localizar quais termos principais se relacionam com o negócio e seriam relevantes para ele. Verifique, também, se você já utilizou alguma dessas expressões em artigos, textos institucionais etc.

Realize a pesquisa de palavras-chave

Nessa etapa, é preciso utilizar uma ferramenta de palavra-chave. Basta digitar uma expressão em uma das plataformas disponíveis e, logo, aparecerão diversas keywords relacionadas com os respectivos volumes de busca. 

Produza conteúdo

Após definir as palavras-chave para o seu negócio, você pode utilizá-las para direcionar a criação dos conteúdos das páginas do site ou blog. Esses textos representam o contato direto com o seu cliente.

Durante a elaboração dos textos, é preciso considerar as personas, suas necessidades e o tipo de funil (topo, meio ou fundo) em que elas estão inseridas. “Isso é importante para entregarmos um conteúdo adequado para o leitor, evitando gerar decepção”, explica Gisele.

Analise os resultados e o posicionamento

Utilize as ferramentas de planejador de palavras para analisar os resultados de conversão das keywords e o posicionamento de cada uma. Assim, você confere quantos termos foram indexados pelo Google e quais tiveram aumento ou declínio nas buscas.

Ferramentas para a pesquisa de palavras-chave

Para realizar a busca das keywords, você pode utilizar mais de uma ferramenta. As plataformas on-line permitem conferir as palavras mais pesquisadas no Google. Nelas, você pode analisar as que têm maior relevância ao negócio. Veja alguns softwares a seguir.

Planejador de palavras-chave (Keyword Planner)

Apesar de ser utilizada para a criação de anúncios no Google, a ferramenta também possibilita a pesquisa de palavras-chave. A grande vantagem dessa plataforma é a gratuidade.

Semrush

Esse é, sem dúvidas, um dos softwares mais utilizados pelo mercado. Apesar de ser pago, o Semrush tem um período gratuito de teste. Além do levantamento das keywords, ele possibilita uma análise da concorrência das palavras utilizadas, do número de busca, entre outras métricas.

Ubersuggest

O Ubersuggest é gratuito. Ele possibilita uma pesquisa de palavras-chave com indicação do volume de buscas e do CPC (custo por clique). A ferramenta também oferece planos pagos com mais funcionalidades.

Keywordtool.io

Com essa ferramenta, é possível fazer a pesquisa de palavras-chave para buscadores como o Google e o YouTube. O site exibe um relatório com a variação de diversos termos. Porém, dados como volume de buscas e outros parâmetros estão disponíveis apenas para assinantes.

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