Para ser efetivado, o SEO necessita de um conjunto de estratégias que contribuirão para otimizar o posicionamento de um site no Google. Uma destas etapas no processo de SEO, é a pesquisa de palavras-chave. Com ela, é possível criar conteúdos de forma mais assertiva, direcionado sempre ao público desejado.
Para que você conheça mais sobre a pesquisa de palavras-chave, nós da Gear SEO preparamos um artigo completo sobre o tema. Entenda como funciona essa etapa do SEO e saiba como utilizá-la de maneira eficaz em seu site ou e-commerce.
As palavras-chave são termos que podem conter uma ou várias palavras. Essas expressões são utilizadas pelos usuários para realizar buscas e obter o resultado que desejam. Por isso, elas são extremamente valiosas. Se você já conhece como funciona o processo de SEO, sabe que cada fase contribui significativamente para o sucesso do projeto.
Com a pesquisa de palavras-chave, não é diferente. A partir dela, é possível entender quais são as principais necessidades e desejos de seus clientes. Com isso, você consegue gerar um conteúdo adequado para cada tipo de público, auxiliando o usuário desde o processo de pesquisa inicial até a decisão de compra.
Por isso, essa fase é um alicerce para sua estratégia de SEO e, desse modo, deve ser feita com dedicação e eficiência. Caso contrário, ela afetará os objetivos de otimização.
Para que você realize uma estratégia de SEO eficiente, é preciso conhecer quais são os principais tipos de palavras-chave. Também conhecidas como Keywords, essas expressões irão auxiliar a criação de conteúdos segmentados, a fim de atingir o seu público de interesse. Conheça, abaixo, quais são os tipos de palavras-chave.
As palavras-chave da categoria head tail consistem em termos de buscas gerais, mais sucintos. Com alto volume de busca, essas expressões abordam assuntos de modo menos específico. Então, quando o usuário utiliza as head tails, ele está em busca de conhecimento sobre algum produto, assunto ou serviço, por exemplo.
Com poucas informações, ele ainda não possui dados suficientes para fazer a conversão para aquisição de algum serviço ou produto. Por isso, as head tails são termos que possuem baixa conversão.
As palavras-chave long tail são mais específicas e direcionadas, por isso, possuem um baixo nível de buscas. Quando o usuário as utiliza, já possui um conhecimento parcial sobre o assunto desejado, sendo mais propenso a se tornar um cliente.
A pesquisa de palavras-chave é um dos processos para a efetivação de uma estratégia de SEO. Por isso, ela necessita estar aliada a outras etapas, para ser eficiente e obter o resultado desejado. Veja, abaixo, como funciona o planejamento para uma boa pesquisa de palavras-chave.
Antes de pesquisar palavras-chave, entenda como funciona seu nicho de mercado e de que modo seus concorrentes atuam no segmento, por exemplo: quais são seus produtos mais vendidos? Qual é o seu público-alvo?, etc.
Agora, é o momento de realizar um estudo de palavras-chave. Por isso, se coloque no lugar do usuário e tente localizar quais são os termos principais que se relacionam com seu negócio e seriam relevantes para eles. Verifique, também, se você já utilizou alguma destas expressões em artigos, textos institucionais, entre outros.
Agora, sim, você poderá fazer a pesquisa de palavras-chave. Para isso, você irá utilizar uma ferramenta para pesquisar termos. Basta digitar uma expressão em uma destas plataformas e, logo, aparecerão diversas keywords relacionadas com o número de buscas. Mais a frente, iremos apresentar opções de pesquisador de palavras-chave.
Agora que você já sabe quais são as palavras-chave para seu negócio, pode utilizá-las para direcionar a criação dos conteúdos e das páginas de seu site ou blog. Use as palavras que possuam maior índice de busca, tanto para a head ou a long tail.
Utilize as ferramentas de planejador de palavras para analisar os resultados de conversão das keyword e o posicionamento de cada uma. Assim, você confere quantos termos foram indexados pelo Google e quais tiveram aumento ou declínio nas buscas.
Para realizar a busca das keywords, você pode utilizar uma ferramenta de palavras-chave. Essas plataformas on-line, permitem que você realize uma pesquisa dos termos mais relevantes para seu negócio. Confira os mais utilizados:
Apesar de ser utilizada para a criação de anúncios no Google, a ferramenta também possibilita realizar a pesquisa de palavras-chave. A plataforma é gratuita, sendo uma grande aliada para a estratégia de busca de palavras-chave.
Esta é, sem dúvidas, um dos softwares mais utilizados pelo mercado. O Semrush é uma plataforma paga, mas que permite um período gratuito de teste. Além da pesquisa de palavras-chave, o Semrush possibilita realizar uma análise da concorrência das palavras utilizadas, do número de busca, entre outras métricas.
O Ubersuggest é uma plataforma gratuita que possibilita a pesquisa de palavras-chave, indicando o volume de buscas e o CPC (custo por clique). A ferramenta também possui planos pagos com mais funcionalidades.
Com esta ferramenta, é possível fazer a pesquisa de palavras-chave para buscadores como o Google e o YouTube. O site exibe um relatório com a variação de diversas palavras. O volume de buscas e outros parâmetros estão disponíveis apenas para os assinantes.
Veja aqui dos termos mais buscados em Marketing Digital e SEO com separados em ordem alfabética.
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