23 / maio / 2023
6 MIN.

Personas

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Compreender o público-alvo de uma marca a partir da criação de uma persona é fundamental para desenvolver estratégias de marketing digital eficazes e melhor direcionadas, de acordo com os objetivos de uma empresa. No SEO, não é diferente, uma vez que faz total diferença para a otimização de páginas.

Para entender o que é persona em marketing digital e como a utilização desse conceito pode transformar um projeto, reunimos tudo o que você precisa saber para ficar por dentro do assunto. Então, confira a seguir!

O que é?

No marketing digital, a persona representa o perfil de cliente ideal para uma empresa. A partir dela, é possível compreender o comportamento, as dores e necessidades dos potenciais clientes de uma marca para trabalhar em soluções de forma assertiva, seja ao desenvolver um conteúdo, seja ao oferecer algum serviço. Muitas empresas utilizam personas para entender as mudanças do mercado.

Trata-se também de um conceito antigo no setor de marketing digital e publicidade, mas que passou por muitas transformações devido à revolução digital e às novas tecnologias que surgiram para obter dados mais precisos sobre determinado nicho.

Saber o que é persona no marketing digital envolve fazer uma segmentação mais precisa do público-alvo da sua marca, estabelecendo uma comunicação mais clara com os clientes e de forma direcionada. Esses fatores são indispensáveis para a geração de leads e o aumento de conversões no seu projeto.

Um dos pilares para a estratégia de SEO

Muito se fala sobre a segmentação de público para empresas, mas qual é a relevância de criar uma buyer persona para SEO? As estratégias de otimização de conteúdo são muito beneficiadas com os dados obtidos, uma vez que são consideradas pontos-chave para a criação de conteúdo relevante. Na Gear SEO, não é diferente.

Kassia Nobre, Líder de Conteúdo com mais de dois anos de experiência e responsável pela criação das personas de todos os clientes da agência, explica: “Um conteúdo relevante e de qualidade é um dos pilares de uma boa estratégia de SEO. Para construí-lo, você precisa conhecer o público-alvo da marca. As personas reúnem justamente as características e intenções desses usuários. Sendo assim, o redator deverá escrever o conteúdo de um site ou blog pensando nessa pessoa imaginária. Assim, o texto será mais efetivo e direcionado”.

É possível obter uma melhor segmentação das palavras-chave e utilizar as que mais fazem sentido para o universo de uma marca e seu grupo de clientes. Dessa forma, você consegue aumentar a interação por parte dos usuários e obter maior ranqueamento com o uso de boas práticas.

Como criar uma persona?

Existem passos fundamentais que as empresas devem seguir no momento de estabelecer as personas que vão atender, uma vez que elas serão a principal representação para a criação de estratégias e soluções para o público. Por isso, devem ser relevantes e auxiliar todos os setores de uma empresa.

Elas são criadas com base em uma série de informações e fontes de dados que podem ser obtidas por meio de pesquisa de mercado, dados de comportamento do usuário, análise de clientes e entrevistas qualitativas e quantitativas. Para isso, as informações devem ser precisas e totalmente confiáveis.

“O primeiro passo para construir as personas é ouvir o cliente, porque ele conhece bem seu público-alvo. Aqui, na Gear, temos a reunião de imersão, onde podemos perguntar sobre isso. Além disso, pedimos arquivos ou pesquisas que retratem esse público-alvo, o que pode ajudar na construção das personas. Nós também consultamos as redes sociais do cliente para observar o comportamento do usuário nesse espaço. Com todas essas informações, construímos quatro personas que servem como consulta para a produção de conteúdo”, explica Kassia sobre o processo de criação de personas na Gear SEO.

Pesquisa de mercado

A primeira fase para criar uma persona é realizar uma pesquisa de mercado. Por meio dela, você obtém dados comportamentais e demográficos sobre o nicho de atuação. Alguns envolvem informações como localização, idade, interesses, gênero e mais.

Persona

Com as informações em mãos, é possível identificar semelhanças entre os consumidores da marca e criar grupos com pontos em comum. Assim, você conseguirá criar uma representação fictícia, com características ideais sobre o perfil de cliente que a empresa atende.

Validação de personas

Depois de criadas, as personas devem passar por uma etapa de validação. Isso porque elas devem refletir os reais interesses do consumidor. Para isso, as empresas podem seguir com diversos planos para garantir a assertividade da persona, como: testes A/B, feedback de clientes, análise de concorrentes e pesquisas de mercado.

A validação garante que a persona seja útil para suas estratégias de marketing e é uma métrica utilizada para saber se as informações correspondem aos dados reais relacionados aos usuários. A análise de concorrentes também é considerado um fator fundamental para a criação de uma persona no marketing digital. Em um mercado competitivo, pode ser comum lidar com outras empresas que atendem personas semelhantes às do seu negócio, o que pode exigir alterações para garantir diferenciais de sucesso.

Atualização

Manter atualizações periódicas em relação às pessoas é parte importante de qualquer estratégia de marketing. Os hábitos de consumo e interesses passam por constantes mudanças, e as empresas devem ter toda a estrutura necessária para se adaptarem às necessidades dos clientes.

“As atualizações geralmente acontecem a pedido do cliente. Isso pode ocorrer quando a marca quer atingir outro tipo de público. Assim, conversamos novamente com o cliente para saber detalhes do público que ele deseja atingir e construímos uma nova persona ou adequamos uma já existente”, explica Kassia.

Erros comuns na criação de personas

Além de saber o que é persona no marketing digital, é importante considerar que, por ser uma atividade que demanda uma pesquisa aprofundada, é comum observar empresas que cometem alguns erros na criação de uma persona. Alguns deles podem ocorrer pela criação de uma persona genérica, por ignorar os dados demográficos, entre outros.

Outro cuidado importante nesse processo é consultar diversas fontes para obter as informações, pois uma não garantirá o grau de assertividade necessário para criar uma persona eficiente. Apenas dessa forma você conseguirá desenvolver uma persona que esteja associada aos objetivos da sua estratégia de marketing. A falta de atualização e conferência dos dados também é algo que pode comprometer um projeto de SEO.

Além de resultar em tomadas de decisões equivocadas, a criação de uma persona irrelevante pode colocar em risco a fidelização dos clientes. O processo de criação de persona na Gear SEO considera todas as dores e necessidades dos clientes atendidos, independentemente da complexidade do projeto. Que tal agendar uma conversa com nossos especialistas e colocar seu projeto em prática?

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