06 / nov / 2023
3 MIN.

Meio de funil

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Uma parte essencial na estratégia de guiar o usuário na jornada de compra é o funil de vendas. Por meio dele, é possível traçar objetivos mais claros para a criação de conteúdo útil e relevante. O meio de funil, por exemplo, é a segunda etapa desse processo e representa um ponto crítico para as conversões.

À medida que os consumidores buscam informações e soluções para suas necessidades, as empresas que atuam nessa fase estão bem posicionadas para conquistar a confiança do público e direcionar suas escolhas. Continue a leitura para compreender mais sobre como otimizar conteúdos para o meio de funil.

Entenda o funil de vendas

Para entender melhor a etapa do meio na jornada do usuário, é importante primeiro saber o que é o funil de vendas. Trata-se de um modelo que descreve a jornada percorrida por um cliente em potencial desde o primeiro contato até a conversão.

Ele é representado visualmente como um funil, com três diferentes estágios: topo, meio e fundo de funil. Cada um deles representa uma etapa importante em relação ao grau de interesse do público visado pela marca.

O funil de vendas ajuda as equipes de vendas e marketing a adaptar abordagens, conteúdos e estratégias a cada fase. Isso aumenta as chances de conversão e sucesso conforme os objetivos determinados previamente.

O que é meio de funil?

O meio de funil no marketing é a segunda etapa da jornada do consumidor, que se inicia após a fase de conscientização (topo) e precede a etapa de decisão (fundo). No meio, os potenciais clientes de uma empresa já estão decididos a respeito de suas necessidades e começam a buscar soluções.

Isso significa que o conteúdo e as estratégias de marketing direcionadas a essa fase do funil de vendas podem apresentar um impacto significativo na conversão de leads em clientes. Por esse motivo, devem ser muito bem estruturados.

Nessa etapa, um dos aspectos mais importantes é a criação de relacionamentos sólidos, conquistando conquistar a confiança e garantindo credibilidade para sua audiência. Isso envolve a criação de conteúdo personalizado de acordo com suas necessidades e outras estratégias com foco na tomada de decisão.

Quais tipos de conteúdo são trabalhados no meio de funil?

Diferentemente da etapa de topo, na qual você deve evitar a menção de um produto ou solução da marca, na etapa de meio de funil, o foco é tirar dúvidas mais direcionadas ao tipo de serviço oferecido. Sendo assim, veja a seguir os principais formatos de conteúdo trabalhados nessa etapa.

Blogposts

Os artigos produzidos para blog podem ser voltados para todas essas etapas, gerando conteúdo para topo, meio ou fundo de funil. Em uma estratégia de SEO, é importante que cada uma dessas fases sejam desenvolvidas ao longo de um projeto.

Lembre-se de que um conteúdo de meio de funil não é voltado para a venda direta. Seu principal objetivo é educar e criar um relacionamento com os leads, ajudando-os a avançar na jornada de compra.

Links internos

Inclua links internos para conteúdos relacionados em seu blog ou site, permitindo que os leitores explorem mais informações. É essencial trabalhar a estrutura de funil de vendas na linkagem interna de um conteúdo.

Estudos de caso

Apresentar casos reais de clientes que obtiveram sucesso com seu produto ou serviço também é um exemplo de conteúdo meio de funil. A experiência de outras pessoas pode ajudar a construir a confiança dos leads na sua marca.

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