Branding
CEO e Fundador - Gear SEO
Construir e manter uma marca é muito mais do que apenas criar uma identidade visual e vender produtos e serviços. Como parte desse processo, o branding é fundamental para promover uma imagem positiva da empresa e diferenciá-la de outros concorrentes do mercado.
Isso exige a criação de uma identidade robusta e que faça sentido para o seu público-alvo. Por isso, é uma das principais formas de agregar valor a uma organização. Essa estratégia ajuda principalmente a deixar claro o propósito e o posicionamento da sua marca. Veja mais detalhes a seguir.
O que é branding?
O branding, ou brand management, é uma estratégia que pode ser implementada em todos os aspectos de uma empresa, desde a identidade visual até a interação do cliente com a marca. Ele é um dos pilares de qualquer organização, representando principalmente a visão que os clientes têm da empresa.
Essa estratégia busca criar uma identidade única e memorável, distinguindo a empresa dos concorrentes. Utilizando elementos visuais, como logotipos, e adaptando a forma de se comunicar, o branding no marketing constrói uma narrativa que tem como objetivo atrair o público-alvo.
Sendo assim, a mensagem, a identidade visual e a experiência do cliente devem ser coesas e alinhadas aos valores da marca. Isso cria uma impressão positiva para os usuários.
Qual é a importância do branding no marketing digital?
Na maioria dos setores de atuação, o mercado digital é extremamente acirrado. Isso exige que as empresas tracem estratégias específicas para construir autoridade e presença diariamente. Existem algumas razões que fazem o brand management ser extremamente necessário para esse tipo de marketing.
Empresas que fazem uma boa gestão de marca conseguem mais facilmente a confiança do usuário e o engajamento do público. Isso também facilita a expansão das estratégias para outros canais de atuação e o desenvolvimento de metodologias ainda mais eficazes.
O que considerar ao fazer um trabalho de branding?
Alguns elementos são essenciais no processo de criação da identidade corporativa. São eles que tornam a estratégia eficaz e solidificam a imagem da empresa perante o público-alvo. Veja alguns dos principais a seguir.
Naming
O naming envolve criar e escolher um nome para a marca, produto ou serviço. Ele é fundamental para o branding, pois tem impacto significativo na forma como os clientes observam a empresa.
Unidade de estilo e manual de identidade visual
A unidade de estilo é o ponto de partida para definir a identidade de uma marca. Isso garante consistência na aparência visual, no tom e na linguagem utilizados na comunicação e em qualquer material relacionado à empresa.
Isso também deve estar descrito no manual de identidade visual da marca. Esse documento é fundamental para padronizar todos os processos, estabelecer modelos (cores, logotipo, fontes etc.) e criar novos produtos ou serviços seguindo as diretrizes estabelecidas previamente.
Tom de voz
O tom de voz no branding influencia diretamente na maneira com que uma empresa se comunica com a sua audiência. Definir diretrizes para a linguagem utilizada contribui para a criação de uma identidade, reforça os valores da marca e estabelece proximidade com o nicho desejado.