08 / nov / 2023
3 MIN.

Fundo de funil

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

O fundo de funil é o ponto de convergência em que os consumidores tomam a decisão de compra ou alguma ação. É nesse estágio que os produtos representam mais do que simples mercadorias, ou seja, apresentam soluções valiosas que atendem a algumas necessidades específicas do público-alvo.

Parte do sucesso de qualquer estratégia, seja de marketing ou vendas, requer uma atenção mais do que especial para a compreensão da jornada de compra do consumidor. O fundo de funil no marketing desempenha um papel fundamental nesse processo. Quer saber como? Então, continue a leitura e entenda.

Qual é o objetivo do funil de vendas?

Antes de entender de forma aprofundada sobre o fundo de funil, é importante compreender a estrutura geral do funil de vendas no marketing. Ele é dividido em três partes principais: topo, meio e fundo de funil. Cada um desses estágios representa um objetivo diferente: descoberta, consideração e decisão, respectivamente.

A criação de uma estratégia de marketing com base na estrutura de funil é importante por uma série de razões. Ela representa todo o caminho do consumidor, desde o primeiro contato com uma empresa até a decisão final de compra.

Entretanto, como cada marca trabalhará essa estratégia requer uma análise aprofundada a respeito do próprio negócio, levantamento de informações sobre o público-alvo e muito mais. Além disso, é importante estar atualizado em relação aos comportamentos da audiência, uma vez que eles sempre passam por mudanças.

Criar uma estratégia de conteúdo que abranja as três etapas (topo, meio e fundo) é fundamental para atrair, envolver e converter leads em clientes. Além disso, essa é uma forma de estabelecer mais proximidade com o seu público. Por essa razão, os produtos no fundo de funil desempenham um papel crucial em qualquer estratégia.

O que é o fundo de funil?

O fundo de funil é o estágio em que os clientes estão mais próximos de tomar uma decisão de compra. Aqui, eles já passaram pela fase de conscientização (topo) e consideração (meio). Assim, eles exploram diferentes opções enquanto buscam informações relevantes.

É o momento em que avaliam de forma mais detalhada as ofertas disponíveis, comparando recursos, preços e benefícios. Por exemplo, um post de fundo de funil para o blog de uma marca se concentra em fornecer informações detalhadas sobre determinada solução, produto ou serviço oferecido pela empresa.

Alguns exemplos de conteúdos são estudos de caso, demonstrações de produtos, depoimentos de clientes e outros formatos que tenham o objetivo de persuadir os leads e fazê-los executar alguma ação. Por esse motivo, as landing pages são frequentemente usadas como estratégia

Quando criar conteúdos para fundo de funil?

Em uma estratégia de SEO, o desenvolvimento de conteúdos de topo, meio e fundo de funil é muito importante. É fundamental alcançar um público variado e construir autoridade para sua marca.

O conteúdo de topo de funil atrai um público amplo, incluindo aqueles que estão no estágio inicial de pesquisa. O conteúdo de meio de funil atende aos leads que estão considerando suas opções. Por fim, o conteúdo de fundo de funil direciona aqueles prontos para a decisão de compra.

Por isso, a criação de conteúdos para o fundo de funil deve ser estrategicamente planejada e sincronizada com o estágio em que os leads se encontram na jornada de compra. O momento ideal é quando eles já percorreram as fases iniciais do funil de vendas.

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