19 / jan / 2024
4 MIN.

Keyword difficulty

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Definir métricas para acompanhar o desempenho de projetos é parte fundamental do SEO. Isso permite que os desenvolvedores saibam o grau de eficácia das estratégias aplicadas ao longo do tempo. Uma delas é a keyword difficulty, um aspecto muito importante que leva em conta a concorrência e outros fatores.

Ao compreender esse aspecto, os profissionais de SEO podem tomar decisões informadas sobre quais palavras-chave segmentar, ajustando as estratégias para otimizar o conteúdo e aumentar a visibilidade. A seguir, conheça mais sobre essa métrica de desempenho tão importante.

O que é?

Keyword difficulty (ou dificuldade de palavra-chave, em português) é uma métrica utilizada no marketing digital. Ela avalia o grau de dificuldade para classificar bem uma página nos resultados de pesquisa. O resultado indica a competitividade para ranquear algum termo específico.

A dificuldade da palavra-chave leva em consideração vários fatores, como a concorrência existente para esse termo, a autoridade do domínio dos sites concorrentes, a relevância do conteúdo, a qualidade dos domínios de referência, entre outros.

Isso significa que, quanto maior a dificuldade, mais difícil é alcançar as primeiras posições na SERP para o termo. Para entender o problema de cada palavra-chave, softwares e plataformas de acompanhamento para SEO definem níveis de 0 a 100.

Quais são os níveis de dificuldade?

Não há uma escala padronizada para a keyword difficulty, e diferentes ferramentas podem usar proporções variadas. No entanto, é possível ter uma ideia da dificuldade com base na numeração indicada. Veja, a seguir, os principais níveis.

Dificuldade baixa

Palavras-chave com uma pontuação na faixa entre 0 e 30 no SEO keyword difficulty rating são geralmente consideradas fáceis de classificar, pois a competição é menor. Por isso, há uma boa chance de obter uma classificação mais alta nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

Dificuldade média

Se a ferramenta de acompanhamento de keyword difficulty no SEO indica uma pontuação entre 31-60, isso significa que o termo apresenta dificuldade média para ranqueamento nos buscadores.

Essa dificuldade moderada pode exigir mais esforço e estratégia para posicionar o termo, mas ainda é possível conquistar boas posições nos resultados de pesquisa.

Dificuldade alta

A faixa de 61 a 100 indica que uma palavra-chave tem alto grau de dificuldade para ser ranqueada e, por isso, é altamente competitiva. Conseguir uma classificação alta para esse tipo de keyword pode ser desafiador e requer geralmente uma estratégia mais avançada, incluindo conteúdo de alta qualidade, otimização técnica do site e uma forte presença de backlinks.

O que determina a dificuldade de ranqueamento?

Antes de entender os principais fatores de ranqueamento de palavras-chave, é importante ressaltar que cada ferramenta utiliza uma metodologia própria para definir o grau de dificuldade para cada termo com base em alguns fatores. Confira a seguir.

Autoridade de domínio

Esse aspecto é definido de acordo com a credibilidade e a relevância de um site. A autoridade leva em consideração alguns fatores, como qualidade de backlinks, idade do domínio, qualidade dos conteúdos e interação do usuário.

Concorrência

Muitas vezes, negócios que pertencem a um mesmo segmento competem com as mesmas palavras-chave. O que importa não é apenas a quantidade, mas também a qualidade dos sites concorrentes.

Por isso, além de traçar o próprio plano estratégico, é importante considerar as estratégias implementadas pelos concorrentes do mesmo segmento ou nicho. Isso inclui observar os tipos de conteúdo que eles estão produzindo e as palavras otimizadas.

Qualidade do conteúdo

Outro fator importantíssimo para a keyword difficulty é a qualidade do conteúdo de uma página. Os mecanismos de busca, como o Google, valorizam conteúdo de alta qualidade, e isso pode influenciar significativamente os resultados. Por isso, eles devem ser relevantes, originais e positivos para a experiência do usuário.

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