22 / dez / 2023
4 MIN.

Inside Search

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Ao construir um site, seja e-commerce, institucional ou blog, é importante oferecer uma função para auxiliar os usuários a encontrar soluções específicas. Por isso, a inside search, ou busca interna, é um elemento que deve estar presente em todas as páginas para guiar os visitantes.

Com essa ferramenta, eles conseguem encontrar produtos, respostas específicas e outras necessidades relacionadas ao nicho que a organização atende. Quer entender mais sobre esse recurso? Então, continue a leitura deste conteúdo.

O que é busca interna?

A inside search refere-se à capacidade de um sistema de realizar pesquisas dentro do próprio conteúdo ou por meio de um banco de dados. Esse elemento é muito comum em uma série de softwares, como aplicativos, blogs e outras plataformas.

Se você tem um e-commerce grande e quer oferecer mais facilidade de navegação para seus usuários, a busca interna é um ótimo recurso. Devido à grande quantidade de produtos que o site pode conter, os visitantes podem querer agilizar o processo, e não necessariamente utilizar o menu de categorias — e é aí que a inside search se destaca.

Por outro lado, se você tem um sistema de gerenciamento de documentos, também pode fornecer uma funcionalidade de busca interna para ajudar os usuários a localizar documentos específicos dentro da plataforma. Geralmente, essas informações são armazenadas no banco de dados do site.

Qual é a importância de ter um buscador no site?

Em uma plataforma com quantidade extensa de informação, a inside search é valiosa para entender a intenção de busca dos usuários. Com ela, além de auxiliar seus clientes, você consegue compreender quais são as principais necessidades deles.

Dessa forma, é possível reestruturar estratégias, aplicar melhorias no sistema de pesquisa e otimizar conteúdos. Isso é particularmente importante porque as intenções podem variar amplamente e, ao fazer um levantamento sobre o que é mais pesquisado, você encontra termos de busca comuns entre os usuários.

Tudo isso contribui para uma experiência do usuário mais personalizada e eficiente, uma vez que os resultados ficam mais alinhados com o que ele procura. Assim, você consegue unir as implementações relacionadas à usabilidade com as práticas de SEO.

É importante lembrar que a busca interna exibe apenas os resultados de publicações, conteúdos e produtos que foram implementados no próprio site. Essa é a principal diferença entre esse tipo de pesquisa e a busca convencional, realizada em plataformas específicas como Google, Bing e outros buscadores.

Como criar um buscador interno em um site?

Existem diversas abordagens que permitem criar um sistema de busca interna no site, dependendo das necessidades específicas e das tecnologias que você utiliza. Por isso, esse processo pode variar de acordo com a plataforma utilizada. Veja algumas possibilidades a seguir.

HTML

Para gerar um recurso de busca interna no código HTML, é possível criar um elemento para o formulário e outro destinado para os usuários inserirem o texto. O código-fonte possibilita atribuir diferentes características para a caixa de pesquisa.

Utilizando todos os códigos disponíveis, você pode incluir imagens, cores para a fonte, fundos e bordas personalizadas. Isso permite criar um sistema de inside search mais próximo da identidade da sua marca, utilizando as tonalidades adequadas e outros aspectos relacionados.

Javascript

Se você deseja criar um sistema de busca interna por Javascript, é importante saber que esse recurso permite a adição de alguns elementos interativos, tornando o processo de inside search mais dinâmico.

Por exemplo, você pode usar JavaScript para validar o formulário, processar a entrada do usuário e manipular os resultados da busca sem recarregar a página inteira. Assim, os resultados podem aparecer antes mesmo de o visitante clicar na ação.

Entretanto, é importante lembrar que esse processo exige a interação da lógica de busca do lado do servidor com a caixa de pesquisa do site. Isso deve ser feito utilizando ferramentas específicas para facilitar a experiência do usuário.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO