24 / jul / 2023
4 MIN.

Tráfego orgânico

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Já pensou em obter visitas no seu site de forma natural, ou seja, sem pagar anúncios ou usar métodos de publicidade para impulsionar? Isso significa ter tráfego orgânico no seu site. Essas visitas são geradas pelos resultados nos principais mecanismos de busca da internet, como o Google, por exemplo.

O tráfego orgânico acontece quando, ao pesquisar um assunto ou uma palavra-chave, o usuário clica no seu site após aparecer entre os principais resultados relevantes da busca. Essas visitas são consideradas orgânicas por não terem intervenção direta do proprietário do site. Quer saber mais? Vem com a gente!

Importância do tráfego orgânico

Sabendo o que é tráfego orgânico, dá para notar que ele é de extrema importância para o site. Ele gera credibilidade e confiança ao usuário, já que ao aparecer nos primeiros resultados de busca, significa que ele é relevante para as suas necessidades. Isso gerará mais credibilidade para a sua marca. 

Além disso, o tráfego orgânico gera tráfego qualificado, que nada mais é do que atrair visitantes que realmente estão interessados no que o seu site tem a oferecer. Eles estão mais propensos a se envolverem com o site, convertendo-se em clientes ou realizando as ações desejadas — como assinar uma newsletter, por exemplo.

Quando pensamos na diferença entre tráfego pago X tráfego orgânico, outro benefício é a sustentabilidade a longo prazo. O que isso significa? Que ao contrário do pago, o orgânico tem um efeito mais duradouro, uma vez que o seu site continuará recebendo visitas mesmo sem você promover ou pagar por anúncios.

Ao investir em uma boa estratégia de SEO, melhorando a sua classificação nos mecanismos de busca, o ROI (Retorno sobre o Investimento) será maior e a longo prazo. Você não estará gastando com publicidade paga, obtendo retorno dos seus esforços de marketing. 

Como obter tráfego orgânico?

Você deve estar se perguntando: afinal, como fazer tráfego orgânico? A resposta é simples: por meio de estratégias de otimização dos mecanismos de buscas (SEO) e pelo marketing de conteúdo. Confira algumas dicas a seguir.

Conteúdos de qualidade

Crie conteúdos de qualidade e relevantes, sempre bem escritos e úteis para o usuário. Isso não só atrai mais visitantes como ajuda a indexar e classificar o seu site.

Palavras-chave

Faça uma pesquisa de palavras-chave para encontrar os termos que o seu público-alvo está usando para encontrar informações relacionadas ao seu site. Otimize os conteúdos inserindo essas palavras de forma orgânica.

On-Page

A otimização On-Page para o site é indispensável. Para atrair tráfego orgânico, ele precisa estar otimizado tecnicamente, ou seja, incluindo URLs amigáveis, títulos e meta descrições relevantes. Além disso, a estruturação de links internos precisa estar bem organizada.

Link Building

Construa links de qualidade para seu site. Você consegue isso por meio de guest posting (publicação de conteúdo como convidado) em outros sites relevantes, parceria com influenciadores, ou compartilhando conteúdos nas redes sociais. Isso aumentará a autoridade do seu site.

Marketing de conteúdo

Uma das estratégias de tráfego orgânico é o marketing de conteúdo. Nós mencionamos a produção de conteúdos de qualidade, mas eles também precisam ser promovidos, certo? Para isso, compartilhe-os nas redes sociais, envie-os por meio de newsletter para a sua lista de contatos, participe de comunidades, etc.

Experiência do usuário

Quando trazemos um usuário pelo tráfego orgânico, queremos que ele tenha uma boa experiência no site! Pensando nisso, tenha um design responsivo e amigável para dispositivos móveis, com um carregamento rápido, navegação intuitiva e conteúdo bem otimizado.

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