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KPI

Uma parte essencial de toda empresa é a fase de acompanhamento dos resultados e evolução dos processos. Pensando nisso, o KPI é um indicador que ajuda as empresas a definir metas e acompanhar o desempenho de um projeto de forma mais assertiva.

Entretanto, é parte fundamental de todo projeto identificar quais são os melhores indicadores de desempenho, uma vez que cada um deles apresenta diferentes propósitos. Dessa forma, é possível medir produtividade, qualidade e vários fatores da sua estratégia.

O que são KPIs?

O significado de KPI é Key Performance Indicator. Em português, a sigla significa indicado-chave de desempenho. Geralmente, eles são divididos entre primários e secundários. Cada um desempenha uma função importante relacionada aos processos internos de uma organização.

A escolha do KPI adequado para a sua empresa depende de muitos fatores, como o mercado em que ele está inserido, o nicho de atuação e outros aspectos. Eles integram os mais diversos processos internos de uma organização e são representados por meio de dados qualitativos e quantitativos.

Por isso, é importante considerar os objetivos que a sua empresa deseja alcançar para saber quais são os indicadores mais adequados, uma vez que eles auxiliam diretamente na tomada de decisão. Além disso, é importante levar em conta o tempo de aplicação das novas tarefas para avaliar os resultados de forma assertiva.

Qual a diferença entre métrica e KPI?

É muito comum confundirem as métricas com os indicadores. Entretanto, eles representam aspectos diferentes para a análise dos processos. Utilizando o marketing digital como exemplo, os KPIs são os indicadores que oferecem dados matemáticos e estatísticos sobre algum aspecto, como uma assinatura de newsletter.

Por outro lado, as métricas refletem outros dados, como os comportamentos do usuário em um site. Diferentemente do uso de KPI, elas não são associadas a nenhum tipo de taxa de conversão e representam dados brutos a respeito de um indicador.

Quais são os principais indicadores?

Como citado, podemos utilizar diversos indicadores de performances para avaliar o desempenho da gestão interna de uma empresa e seus processos integrados. Entretanto, é importante ter em mente que os dados gerados devem ser relevantes e confiáveis. Caso contrário, eles não serão úteis para o seu negócio.

No SEO, existem indicadores utilizados para diversas métricas, como sessões orgânicas, visitantes de uma página, quantidade de visualizações, CPL e muito mais. A seguir, confira alguns dos principais tipos de KPI!

Sessões orgânicas

As sessões orgânicas correspondem ao número de vezes que um site aparece quando é realizada uma pesquisa. O usuário é responsável por várias sessões, sendo cada uma delas contabilizada quando ele entra num site, executa uma ação e sai da página.

Visualizações

Uma forma de saber a eficiência de uma página no processo de atrair visitantes é por meio dos page views. O número de visualizações geralmente é contabilizado de acordo com o período de tempo desejado.

CPL

Um dos principais indicadores KPI para SEO é o tão conhecido CPL, o custo por lead. Ele indica principalmente o valor pago por cada campanha desenvolvida com o objetivo de atrair novos leads.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico representa o número de leads adquiridos por meio dos resultados de busca nos mecanismos de pesquisa. É um dado que indica quantos usuários chegaram ao seu site por meio do buscador.

Ranking de palavras-chave

Identificar as palavras-chave indexadas é um indicador importante para saber se as estratégias de otimização estão sendo bem executadas. Por meio desse KPI, você também identifica a posição que seu site aparece quando é feita uma pesquisa por meio de uma palavra-chave específica.

Veja aqui dos termos mais buscados em Marketing Digital e SEO com separados em ordem alfabética.

 

Glossário de SEO

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