21 / ago / 2023
4 MIN.

CTR

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Os indicadores de desempenho são recursos que todo profissional de SEO precisa conhecer. Isso porque uma parte essencial do processo de otimização é justamente a avaliação das campanhas digitais. Pensando nisso, o CTR, ou seja, a taxa de cliques de um link, é um dado relevante para qualquer tomada de decisão.

Sendo assim, essa é uma métrica que não só auxilia a compreender o andamento de um projeto de SEO, mas diversas outras estratégias de marketing digital. Nas campanhas de links patrocinados por meio do Google Ads, por exemplo, é possível identificar se ela concede retorno ou não.

O que é CTR?

Sigla para Click Through Rate, essa é a principal métrica utilizada para avaliar a taxa de cliques de um link específico. Ela representa a proporção entre o número de cliques em comparação a quantas vezes ele foi exibido. O principal objetivo é avaliar quão atrativo é um recurso do site para os usuários.

Com isso em mente, podemos considerar que quanto maior o CTR, maior a probabilidade de que o conteúdo seja relevante para o público-alvo de uma marca. Já a taxa de cliques baixa indica que os resultados exibidos não são relevantes em relação à intenção de busca dos usuários.

É importante ter em mente que um CTR alto não necessariamente significa ter conversões automáticas em seu site. Entretanto, a probabilidade de que os usuários se envolvam mais com o conteúdo apresentado se torna maior, uma vez que o tráfego será maior. Por isso, pode gerar mais vendas, assinaturas, downloads ou outras ações.

Sendo assim, é importante realizar o acompanhamento do CTR ao longo do tempo, para que os profissionais que atuam no projeto saibam avaliar o desempenho dos principais elementos do seu site, como títulos, descrições, links, imagens e muito mais. Esses insights são utilizados para otimizar o projeto como um todo.

Qual é a importância do CTR?

Além de entender o que é CTR, é importante ter em mente que essa taxa desempenha um papel crucial no marketing digital, especialmente no processo de otimização para buscadores. A seguir, veja as razões que tornam essa métrica ainda mais interessante para quem deseja avaliar o andamento de um projeto.

Autoridade

Conforme as pessoas clicam nos resultados de pesquisa relacionados às marcas, elas se tornam mais visíveis, e isso consequentemente pode aumentar sua reputação. Por esse motivo, quanto mais pessoas acessarem um link, mais oportunidades existirão para direcionar tráfego qualificado para um site.

Redução da taxa de rejeição

Como citado anteriormente, um CTR alto indica que as necessidades dos usuários estão sendo atendidas conforme as soluções apresentadas no seu site. Assim, a taxa de rejeição é reduzida, sendo esse um fator vital para a boa classificação nos principais buscadores.

Feedbacks e testes

Por diversos fatores e elementos inseridos nas páginas, um CTR pode indicar que o seu site não atende às principais expectativas dos usuários. Esse indicativo pode levar a uma análise mais profunda sobre como melhorar a qualidade do conteúdo apresentado e formas de torná-lo ainda mais atrativo.

Nesse processo, podem ser executadas algumas experimentações, como um teste A/B. A partir dele, serão determinadas quais variações apresentam um desempenho melhor em relação às outras. É importante fazer essa verificação de tempos em tempos para otimizar continuamente o seu projeto.

Como calcular?

Mas afinal, como calcular CTR? Por meio de alguns passos simples, é possível calcular essa proporção entre o número de cliques e as impressões. Utilizando um anúncio como exemplo, o número de cliques representa a quantidade de vezes em que ele foi acessado. Já as impressões indicam quantas vezes esse anúncio foi exibido.

A fórmula para fazer esse cálculo consiste em “CTR = (Cliques / Impressões) x 100”. O resultado será uma porcentagem que representa a taxa de cliques do elemento que você escolheu para ser analisado.

Sendo assim, para saber o que é um bom CTR, basta verificar a proximidade dos dois valores. Quanto mais próximo a taxa de cliques estiver em relação às impressões, maior será o CTR.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO