26 / fev / 2024
4 MIN.

Taxa de conversão

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Você já ouviu falar na taxa de conversão? Essa é uma denominação muito comum na área do marketing digital e tem grandes impactos na condução de um trabalho de SEO. Ela representa o número de pessoas que, ao entrarem no seu site, clicam em um dos chamados “call to action”.

Os call to action são elementos muito importantes para a construção de um projeto para SEO, e existem várias versões deles. Uma boa taxa de conversão traz impactos não apenas no ranqueamento, mas também na própria construção da marca em relação a seus clientes.

O que é a taxa de conversão?

“A taxa de conversão é o percentual de usuários que acessou seu site e que clicou nos call to actions determinados: pode ser um banner, um link para um destino ou uma venda no e-commerce”, explica Fabio Cosman, Head de Conteúdo da Gear SEO, com mais de dez anos de experiência na área.

Sabendo o que é taxa de conversão, é possível entender que ela tem relação direta com os resultados de um projeto de SEO. Como o próprio nome sugere, ela demonstra se a audiência realmente foi convertida para gerar frutos positivos para um negócio.

Por que a taxa de conversão é tão importante?

A taxa de conversão é importante para o negócio porque mostra o retorno sobre o investimento feito pelas ações de marketing, incluindo o SEO. Com ela, é possível entender se o planejamento pode continuar da mesma maneira ou se precisa de algum ajuste.

É a partir dessa taxa que são exploradas outras possibilidades em relação ao crescimento do negócio. Isso possibilita alcançar resultados ainda mais positivos com ações mais assertivas e alinhadas com o objetivo principal de uma empresa.

E onde o SEO entra nisso? Fabio Cosman explica: “Um trabalho bem executado de SEO pode contribuir para aumentar a taxa de conversão, pois o SEO é um conjunto de técnicas, ações e procedimentos que melhoram a experiência do usuário”.

Ele completa explicando que “uma premissa importante do SEO é trazer tráfego qualificado e trabalhar palavras-chave específicas para melhorar a conversão”.

O que pode afetar a taxa de conversão?

Alcançar a taxa de conversão ideal não é uma ciência exata. Esse é um processo de erros e acertos, mas é possível tomar certos cuidados que podem ajudar a chegar aos resultados esperados. Veja três exemplos a seguir.

Qualidade dos conteúdos

Não é segredo que conteúdos de qualidade ajudam um site em todos os aspectos. Esse parâmetro é extremamente importante para a taxa de conversão. Afinal, é por meio dos textos que a empresa passa a imagem sobre a marca e o posicionamento e se conecta com o público.

A partir dessa conexão, é esperado que haja a conversão dos leitores. Então, um conteúdo de qualidade não apenas contém todas as informações possíveis sobre um assunto, mas também passa autoridade sobre ele. Isso é, inclusive, um aspecto muito importante para o ranqueamento no próprio Google.

Site

A usabilidade do site interfere muito na taxa de conversão. Pense da seguinte forma: se a navegabilidade é muito difícil, as chances de os leitores clicarem nos call to actions diminuem muito. Então, não basta apenas ter um conteúdo de qualidade; é necessário investir em tarefas técnicas.

Na relação entre taxa de conversão e marketing digital, são essas tarefas técnicas que garantem um site mais voltado para a usabilidade. Esse desempenho do site pode envolver velocidade de carregamento, hierarquia das informações, busca eficiente e outros aspectos.

Periodicidade

A periodicidade é a chave do sucesso para um projeto de SEO e, consequentemente, para a taxa de conversão. A implementação de conteúdos e tarefas técnicas de forma constante garante que os dois aspectos citados acima tenham maior efetividade.

Com relação a isso, Fabio Cosman explica: “Como citado anteriormente, é o conjunto de procedimentos que irá determinar o sucesso de um projeto de SEO, e em especial, que eles sejam executados ao mesmo tempo, de forma periódica”.

É possível calcular a taxa de conversão?

Sim. O próprio Google tem um direcionamento para quem quer calcular conversão. Você deve levar em consideração o número de conversões dividido pelo total de interações com o call to action que podem ser vinculadas a uma conversão durante um período de tempo.

Um exemplo prático: se você tiver 100 conversões que são geradas a partir de 1.000 interações, sua taxa seria de 0,1%. Você pode optar por avaliar os call to action de maneira individual ou somando todos para ter um resultado mais geral sobre o site.

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