14 / jul / 2023
4 MIN.

Copywriting

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Afinal, o que é copywriting? Essa prática consiste em escrever textos persuasivos e chamativos para o leitor. Ela nada mais é do que uma forma de redação publicitária que visa despertar o interesse de quem está lendo, criando o desejo de tomar uma ação específica, seja comprar um produto, preencher um formulário, etc.

Quando aplicado no SEO, o copywriting ganha uma nova roupagem. A ideia é a mesma, mas precisamos combiná-la com a otimização dos motores de busca, assim melhorando seu posicionamento e visibilidade. Vem com a gente que nós explicamos mais sobre!

Como o copywriting funciona?

Sabendo o que é copywriting, a pergunta é: como ele funciona? Ele é usado em diversos canais de comunicação, como anúncios impressos, comerciais de televisão, rádio, sites, e-mails de marketing, mídias sociais e muito mais. Essa prática deve ser ética, sem manipular ou dar informações falsas ao leitor.

Um bom copywriter sabe como envolver o público-alvo usando palavras e técnicas que chamem a atenção dele, respondendo às suas principais dúvidas e conduzindo-o até o resultado desejado. O copywriting envolve influenciar positivamente quem está lendo.

O conteúdo precisa identificar os desejos, necessidades e problemas do leitor, criando mensagens convincentes, sempre utilizando fatos para transmitir os benefícios e as características do produto em questão. É preciso enviar a mensagem de forma clara e atraente, despertando gatilhos mentais.

Copywriting e SEO: entenda a relação

Existe uma enorme relação e importância do copywriting para o SEO. O copywriter aplica um equilíbrio entre os dois, criando textos persuasivos e atrativos em cima de palavras-chave que atraiam tráfego orgânico vindo dos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.

O uso de palavras-chave com bons volumes de busca é um dos pontos que fazem o copywriting e o SEO andarem de mãos dadas. Mas o que mais podemos citar sobre a mescla entre os dois?

Títulos chamativos

Inicie pensando em um título chamativo. Afinal, sem ele, como o leitor saberá do que o conteúdo se trata previamente? É a partir dele que ele terá o interesse de continuar lendo o conteúdo. Pense em títulos que questionem o leitor, que despertem o interesse, gerando valor para o texto.

Use a palavra-chave de forma fluida

Muitos conteúdos otimizados para o SEO sofrem de má utilização da palavra-chave. O trabalho do copywriter é não deixar o texto engessado, se prendendo às necessidades de repetição da palavra-chave. Tente trabalhá-la de forma que o leitor não perceba que você está tentando destacá-la, usando-a de forma fluida.

Conteúdo relevante e útil

Uma das principais dicas do copywriting é criar um conteúdo relevante e útil. Ele precisa ser informativo, atendendo às necessidades e dúvidas do público-alvo. Não é só vender um produto ou serviço: o copywriting quer envolver o leitor, oferecendo informações relevantes.

Estruturação de conteúdo

A estruturação de conteúdo também influencia diretamente na experiência do usuário. Por isso, organizá-lo de forma lógica e fácil de ler, usando parágrafos curtos, listas, subtítulos, etc, é um ótimo ponto de partida para tornar o conteúdo atrativo para o leitor.

Tags e meta descrições

Foque também em outros detalhes, como tags e as meta descrições otimizadas. Elas aparecerão nos resultados de pesquisa, sendo o primeiro contato do leitor com o seu conteúdo, ou seja, influenciam na taxa de cliques.

Link building interno

O link building tem um papel importante no copywriting. Inclua links internos ao longo do conteúdo para melhorar a navegabilidade do site e ajudar os motores de busca a entenderem a estrutura e a relação entre as páginas.

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