Glossário de SEO

Disavow

A baixa classificação de um site nos buscadores pode estar associada a uma série de fatores. Um deles é a presença de uma série de links que prejudicam a qualidade do site e violam as diretrizes do Google. Por essa razão, o Disavow é um meio que permite que esses links maliciosos sejam ignorados.

Seja um link que você não quer que aponte para o seu site ou relacionado a outras ocasiões indesejadas, esse recurso ajuda a melhorar o SEO e a evitar uma série de prejuízos. A seguir, saiba mais como o Disavow auxilia na auditoria dos links e outros detalhes importantes.

O que é?

A Disavow Tool foi desenvolvida pelo Google e é acessada por meio do GSC (Google Search Console) para que sites consigam remover backlinks maliciosos que fazem apontamentos para seu domínio. Esse recurso também é voltado para a remoção de links que fogem das diretrizes de qualidade do buscador.

O Google entende que tais links estão sendo usados a fim de “driblar” o crescimento orgânico natural, buscando um aumento de autoridade de forma artificial. Por isso, pune os domínios que se utilizam dessa estratégia.

Essa penalidade ocorre independentemente de quem realizou a aquisição de links artificiais, seja o próprio domínio em busca de aumento de autoridade mais rápido, seja por terceiros que buscam prejudicar o domínio. Daí a importância da ferramenta de Disavow.

Como o Disavow Tool funciona na prática?

A Disavow permite que você indique para o Google quais são os links indesejáveis a fim de rejeitar esses backlinks prejudiciais ao domínio. Essa ação pode ser feita de uma só vez ou aos poucos. Para decidir isso, conte com um especialista, evitando que você remova links que são úteis para o Domain Authority.

O Google lembra que você deve rejeitar backlinks apenas se representarem um número significativo que sejam spam ou de baixa qualidade. Outra situação válida é se eles causaram ou têm potencial de causar uma ação manual no domínio.

Como fazer Disavow?

O primeiro passo de como fazer Disavow é criar uma lista de links que devem ser rejeitados. É possível rejeitar backlinks específicos ou o domínio como um todo. No entanto, não é possível rejeitar um subdomínio por completo. Por esse motivo, é importante usar a ferramenta com cautela, para não prejudicar o ranqueamento.

Esse documento deve ser elaborado em .txt e ter o tamanho máximo de 2 MB. O limite de linhas é de 100.000. Após isso, deve-se realizar o download do arquivo de Disavow na página da ferramenta “Disavow Links” do Google Search Console.

Vale destacar que após enviar essa solicitação para o Google, o prazo de remoção é indeterminado. Em alguns casos, pode ser de uma semana, em outros, de mais de meses.

Outra informação importante é que o Google não avisa quando a ação é realizada. Assim, cabe ao especialista da área de Link Building verificar o status do domínio como uma possível resposta da remoção de links nocivos por meio do Disavow.

O que evitar?

É importante se atentar a uma série de cuidados para não prejudicar a classificação do seu site. O primeiro cuidado é evitar usar a ferramenta em excesso. Apesar da praticidade, não é recomendado aplicar o Disavow em todos os links, uma vez que pode afetar links valiosos que contribuem positivamente.

Outro ponto de atenção diz respeito à remoção manual desses links. Antes de recorrer à ferramenta do Google, você pode contatar os proprietários dos sites para solicitar que eles sejam removidos manualmente. Ele deve ser utilizado apenas quando não há outra opção.

O Disavow é uma ferramenta útil, mas não é a única solução para problemas de classificação. Portanto, certifique-se de que você também está implementando as práticas recomendadas de SEO para melhorar a qualidade e a autoridade do seu site.

Veja aqui dos termos mais buscados em Marketing Digital e SEO com separados em ordem alfabética.

 

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