23 / out / 2023
4 MIN.

Noindex Tag

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Uma das ferramentas essenciais para melhorar a visibilidade de um site nos mecanismos de busca é a noindex tag. Essa pequena e poderosa tag desempenha um papel crucial na otimização do site, mas muitas vezes é mal compreendida ou subestimada.

De forma geral, ela ajuda a evitar problemas de conteúdo duplicado, mantendo páginas irrelevantes fora dos resultados de pesquisa e protegendo informações confidenciais. Continue a leitura para explorar ainda mais sobre o que é a tag noindex e como utilizá-la de forma adequada no seu projeto.

O que é?

A tag noindex é uma instrução inserida no código-fonte de uma página da web para indicar aos mecanismos de busca, como o Google, que essa página não deve ser indexada. Assim, essa é uma das meta tags pela não exibição de uma página na SERP.

Dessa forma, a página se torna invisível para os usuários que fazem pesquisas nos buscadores. Ela funciona em conjunto com outras instruções, como a tag “nofollow”, para determinar quais partes de um site são indexadas e seguidas.

Sites estão em constante evolução e o uso da tag noindex deve ser monitorado e atualizado conforme a necessidade de mudanças. As páginas que foram originalmente marcadas com a tag noindex podem acabar se tornando valiosas e relevantes ao longo do tempo.

Por outro lado, as páginas que já foram relevantes um dia podem não apresentar mais necessidade de destaque. Esse processo de revisão do uso da tag noindex é crucial para garantir a execução adequada das boas práticas de otimização no seu site.

Existe alguma relação entre a noindex e a autoridade de um site?

Um ponto importante a ser ressaltado para os proprietários de sites é que o foco dessa prática é a visibilidade do site. Adicionar o atributo noindex no html de uma página não contribuirá diretamente para a autoridade de domínio.

Todos sabemos que a autoridade é um fator indispensável para o rankeamento nos mecanismos de busca. No entanto, devemos considerar que as páginas noindex não repassam a mesma quantidade de link juice para as outras páginas do domínio.

Como as páginas noindex ajudam na otimização?

Agora que você já sabe os principais detalhes sobre o funcionamento da tag noindex, é comum questionar a finalidade dela para as práticas de otimização em SEO (Search Engine Optimization). É ideal entender que, se aplicada de forma correta, traz muitos benefícios para a visibilidade de um site.

Além disso, ela executa algumas funções específicas e ajuda a evitar uma série de problemas. A compreensão adequada da tag noindex e sua aplicação eficaz podem levar a um site mais bem-otimizado. Veja a seguir do que ela também é capaz.

Conteúdo duplicado

Uma das principais aplicações da tag noindex no html é evitar conteúdo duplicado. Esse tipo de problema ocorre quando várias páginas do site apresentam conteúdos idênticos ou muito semelhantes.

Isso confunde os mecanismos de busca, que podem não saber qual página classificar nos resultados de pesquisa. Sendo assim, o uso desse atributo ajuda a direcionar o foco dos buscadores para a página original e evita que as versões duplicadas disputem entre si na página de resultados.

Páginas de login

Páginas de agradecimento e de login são exemplos do que normalmente não indexamos. São partes do site que possuem conteúdos limitados e só são exibidas ao usuário após a conclusão de alguma ação.

Por isso, podemos considerar que não agregam qualquer tipo de valor para os buscadores. Ao utilizar a noindex nessas páginas, o foco é direcionado para outras seções mais relevantes.

Páginas de teste

Quando você está desenvolvendo ou testando novas funcionalidades em seu site, é comum criar páginas temporárias que não são destinadas à indexação. Assim como as páginas de login, elas também não agregam valor, uma vez que não representam a versão final.

Pensando nisso, o uso da tag noindex evita que essas páginas apareçam nos resultados de pesquisa dos buscadores. Por consequência, isso protege informações possivelmente confidenciais.

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