Com as mudanças que ocorreram no Google ao longo do tempo, o buscador passou a incluir o atributo Nofollow para sinalizar o rastreamento e a indexação de uma página. Por isso, se você é uma pessoa que se preocupa com o rankeamento e desempenho do seu site, entender esse conceito é crucial para obter bons resultados.
De forma geral, seu objetivo primário é indicar a um buscador que um site não deve ser rastreado. Além disso, é um atributo muito utilizado por especialistas de Link Building que desejam verificar a domain authority (autoridade de domínio) por meio de backlinks. A seguir, saiba tudo sobre o tema.
Mas afinal, o que é nofollow? Indicado pelo elemento rel=”nofollow”, trata-se de um atributo inserido junto a um link no código HTML de uma página. Ao inseri-lo, você está basicamente dizendo ao PageRank do Google para ignorar aquele link.
Mas como isso afeta a navegação do usuário? Para a experiência do usuário, o nofollow não apresenta um impacto significativo, pois o link sinalizado com esse atributo ainda funcionará normalmente. Seu principal impacto acontece no processo de indexação e rastreamento, uma vez que ele não acompanhará a autoridade da página
Alguns CMS disponibilizam a opção de atribuir automaticamente o nofollow aos links de um site. Porém, também é possível inserir o atributo de forma manual. Assim, um link nofollow deve ser apresentado da seguinte maneira no código HTML: <a href=”https://exemplodesite.com” rel=”nofollow”>Exemplo</a>
É importante ter em mente que a tag nofollow é tratada apenas como uma sugestão para o Google. Ou seja, quando você indica que um link não deve ser seguido, quem decidirá se a autoridade da página será transmitida ou não será o próprio buscador.
Os links dofollow, ou simplesmente follow, são aqueles que enviam um sinal aos buscadores para seguirem o link inserido. Dessa forma, você estará informando que é possível confiar nele.
É comum haver confusão em relação ao Nofollow e ao atributo Noindex. Entretanto, eles representam elementos diferentes quando falamos sobre a indexação e o rastreio de sites. Sendo assim, é uma forma de dizer para os mecanismos de pesquisa não incluírem uma página nos resultados de pesquisa.
Ao estudar o Link Building no SEO, é comum achar que os links nofollow não apresentam benefícios para uma estratégia de otimização. Entretanto, eles possuem um peso significativo, uma vez que ajudam no reconhecimento e na distribuição de autoridade.
Embora a tag nofollow não tenha um impacto para a navegação do usuário, seu uso pode beneficiar o domínio. Isso porque é possível definir a transferência de autoridade de um site para outro, principalmente nos casos em que é necessário citar alguma fonte externa.
É comum que sites grandes, como portais de notícias e outros segmentos, utilizem nofollow na grande maioria dos links incluídos nas páginas. Mesmo assim, eles ainda são capazes de direcionar tráfego de qualidade para sua página.
Se você é desenvolvedor de um site ou deseja verificar a presença de links nofollow em uma página, saiba que é possível fazer isso com alguns passos simples. Ao clicar com o botão direito do mouse em um navegador, acesse o código de fonte de uma página ou selecione “Inspecionar elemento”.
Em seguida, aperte CTRL + F para abrir a caixa de pesquisa de texto e insira o termo nofollow para verificar a quantidade de ocorrências em uma página. Além disso, existem algumas ferramentas que realizam a consulta desses links de forma rápida, como a MOZ Bar.
Veja aqui dos termos mais buscados em Marketing Digital e SEO com separados em ordem alfabética.
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