25 / set / 2023
4 MIN.

Nofollow

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Com as mudanças que ocorreram no Google ao longo do tempo, o buscador passou a incluir o atributo Nofollow para sinalizar o rastreamento e a indexação de uma página. Por isso, se você é uma pessoa que se preocupa com o rankeamento e desempenho do seu site, entender esse conceito é crucial para obter bons resultados.

De forma geral, seu objetivo primário é indicar a um buscador que um site não deve ser rastreado. Além disso, é um atributo muito utilizado por especialistas de Link Building que desejam verificar a domain authority (autoridade de domínio) por meio de backlinks. A seguir, saiba tudo sobre o tema.

O que é Nofollow?

Mas afinal, o que é nofollow? Indicado pelo elemento rel=”nofollow”, trata-se de um atributo inserido junto a um link no código HTML de uma página. Ao inseri-lo, você está basicamente dizendo ao PageRank do Google para ignorar aquele link.

Mas como isso afeta a navegação do usuário? Para a experiência do usuário, o nofollow não apresenta um impacto significativo, pois o link sinalizado com esse atributo ainda funcionará normalmente. Seu principal impacto acontece no processo de indexação e rastreamento, uma vez que ele não acompanhará a autoridade da página

Alguns CMS disponibilizam a opção de atribuir automaticamente o nofollow aos links de um site. Porém, também é possível inserir o atributo de forma manual. Assim, um link nofollow deve ser apresentado da seguinte maneira no código HTML: <a href=”https://exemplodesite.com” rel=”nofollow”>Exemplo</a>

É importante ter em mente que a tag nofollow é tratada apenas como uma sugestão para o Google. Ou seja, quando você indica que um link não deve ser seguido, quem decidirá se a autoridade da página será transmitida ou não será o próprio buscador.

Dofollow

Os links dofollow, ou simplesmente follow, são aqueles que enviam um sinal aos buscadores para seguirem o link inserido. Dessa forma, você estará informando que é possível confiar nele.

Noindex

É comum haver confusão em relação ao Nofollow e ao atributo Noindex. Entretanto, eles representam elementos diferentes quando falamos sobre a indexação e o rastreio de sites. Sendo assim, é uma forma de dizer para os mecanismos de pesquisa não incluírem uma página nos resultados de pesquisa.

Benefícios do Nofollow

Ao estudar o Link Building no SEO, é comum achar que os links nofollow não apresentam benefícios para uma estratégia de otimização. Entretanto, eles possuem um peso significativo, uma vez que ajudam no reconhecimento e na distribuição de autoridade.

Reconhecimento de marca

Embora a tag nofollow não tenha um impacto para a navegação do usuário, seu uso pode beneficiar o domínio. Isso porque é possível definir a transferência de autoridade de um site para outro, principalmente nos casos em que é necessário citar alguma fonte externa.

Tráfego

É comum que sites grandes, como portais de notícias e outros segmentos, utilizem nofollow na grande maioria dos links incluídos nas páginas. Mesmo assim, eles ainda são capazes de direcionar tráfego de qualidade para sua página.

Como verificar os links de um site?

Se você é desenvolvedor de um site ou deseja verificar a presença de links nofollow em uma página, saiba que é possível fazer isso com alguns passos simples. Ao clicar com o botão direito do mouse em um navegador, acesse o código de fonte de uma página ou selecione “Inspecionar elemento”.

Em seguida, aperte CTRL + F para abrir a caixa de pesquisa de texto e insira o termo nofollow para verificar a quantidade de ocorrências em uma página. Além disso, existem algumas ferramentas que realizam a consulta desses links de forma rápida, como a MOZ Bar.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO