20 / jun / 2024
Business Intelligence
12 MIN.

1 ano de SEO na prática e lições aprendidas

Lucas França

Coordenador de PME - Gear SEO

1 ano de SEO na prática e lições aprendidas
Sumário

Em dezembro de 2021, iniciamos o programa SEO na prática, com base na criação de um e-commerce demonstrativo chamado “Bolsas Já”. A ideia central foi implementar nosso projeto de SEO desde os primeiros passos de um e-commerce. A partir dessa implementação, possibilitamos o acesso ao funcionamento da nossa metodologia e a visualização efetiva do crescimento do tráfego orgânico como consequência de todas as tarefas necessárias dentro do nosso projeto de SEO.

Bolsas Já - Projeto de SEONossa metodologia é dividida em cinco frentes de trabalho: Estratégia, Produção de Conteúdo, análise técnica On-Page, Link Building e Monitoramento de Resultados. Dentro de cada frente, executamos as tarefas definidas no escopo inicial do projeto.

É importante destacar que, como premissa, nenhum outro canal de aquisição além do tráfego orgânico foi ou será promovido nesse e-commerce.

Escolha do segmento

Selecionamos o segmento de bolsas e acessórios por se tratar de um nicho bem delimitado. Como possui alta concorrência de players de todos os tamanhos, conseguimos entender como é registrar um domínio novo e iniciar um trabalho de SEO desde o momento zero de um negócio — e o mais importante: visualizar a evolução do trabalho ao longo dos meses.

Site Bolsas JáDomínio novo

O domínio em questão é o bolsasja.com.br. Nós tínhamos esse registro desde 2013, porém, sem nenhum trabalho realizado anteriormente. Além disso, já tínhamos toda a identidade visual e branding, o que contribuiu para a velocidade de desenvolvimento do e-commerce.

Plataforma WordPress

Escolhemos o WordPress como plataforma para o projeto por se tratar de uma tecnologia amplamente utilizada (mais de 30% de toda a internet trabalha com ela). Essa escolha foi tomada tendo em vista a facilidade de manutenção do servidor, a atualização dos plugins e as customizações que considerarmos necessárias para a administração da plataforma.

Processo de SEO ao longo dos meses

Conforme dito anteriormente, a metodologia foi executada em todos os meses, com todos os entregáveis que consideramos essenciais para um projeto de SEO: atualizações e correções técnicas On-Page, análise e desenvolvimento da Estratégia com base em palavras-chave com volume de buscas pertinentes, produção de conteúdos, Link Building e monitoramento de resultados.

Essas tarefas são organizadas em ciclos mensais de desenvolvimento e publicação, conforme a ilustração abaixo:

Estratégia de SEOEstratégia

Todos os meses, a equipe de Estratégia realiza uma análise de todas as palavras-chave que o site possui na busca orgânica, do segmento de atuação e dos concorrentes diretos. Com essas informações, a equipe elege um grupo de palavras-chave que serão trabalhadas durante o ciclo mensal.

Todas as palavras-chave que foram utilizadas e trabalhadas ao longo dos meses anteriores ficam disponíveis em nossa planilha de estratégia. Com isso, conseguimos nos organizar para acompanhar o desempenho dessas palavras ao longo dos meses, bem como o posicionamento de cada uma delas.

Produção de conteúdo

Uma vez que as palavras-chave foram selecionadas na estratégia, iniciamos a produção dos conteúdos de acordo com o volume e a intenção de busca de cada uma delas.

Para o projeto Bolsas Já, iniciamos a produção de conteúdos de forma reduzida, adicionando mais conteúdos à medida que as tarefas técnicas e novas páginas eram produzidas. A planilha de organização de produção de todos os conteúdos do projeto também está disponível para consulta.

Web Stories

Aqui vale uma menção especial aos Web Stories, que serviram para impulsionar os conteúdos com visitas orgânicas de forma mais rápida. Caso queira saber para que servem os Web Stories, veja a matéria especial que preparamos.

Inteligência Artificial

Outro ponto importante aqui foi a produção experimental de conteúdos para descrição de alguns produtos, realizada com o auxílio da IA do ChatGPT. Assim que foi lançada, utilizamos a ferramenta como teste para acompanhar sua eficácia ao longo do tempo. Também incluímos a IA em nosso processo de SEO para auxiliar os redatores. A ferramenta contribui para a produção de conteúdo, trazendo resultados instantâneos de pesquisa, como titles, descriptions, sugestão de estrutura interna do texto, entre outros.

SEO On-Page

Todo o processo de melhorias técnicas, visibilidade e rastreabilidade do site é analisado e recomendado pela nossa equipe técnica On-Page. Fazem parte do escopo de trabalho dessa frente a definição da estrutura de categorias e subcategorias até questões de configuração do servidor e do WordPress.

Também contamos com uma equipe especializada em desenvolvimento e manutenção de estruturas em WordPress. Com isso, o processo de aplicação das tarefas técnicas é mais rápido. Essa é uma questão importante porque, na maioria das vezes, a aplicação das tarefas técnicas depende do cliente para ser realizada.

Em todos os casos, temos uma planilha onde organizamos as recomendações e status de aplicação das tarefas técnicas que criamos. Para o projeto Bolsas Já, disponibilizamos uma planilha de tarefas On-Page para que todos possam acompanhar.

Link Building

Para a frente de aquisição de links externos, estamos trabalhando desde o início do projeto com um número bastante reduzido de backlinks, justamente por se tratar de um projeto totalmente novo. Um dos objetivos foi testar os impactos dos links externos ao longo dos meses, com foco no limite das publicações.

Todos os backlinks também foram organizados em uma planilha de acompanhamento para consultas. Além disso, temos ferramentas que verificam se os links continuam disponíveis e íntegros com o passar do tempo.

Por que aplicar essa metodologia?

Acreditamos que todas as frentes do projeto de SEO devem ser trabalhadas em conjunto durante ciclos mensais, independentemente do escopo. Com isso, temos todos os principais entregáveis sendo realizados e conseguimos aumentar a eficiência e a qualidade do trabalho a cada ciclo.

A metodologia também serve como base principal para sustentar todas as demais métricas do projeto. Em nossas conversas com os clientes, explicamos que sem a aplicação integral da nossa metodologia, não há resultados.

Metodologia de SEOO quadro acima representa exatamente a sequência de acompanhamento de eventos e resultados por meio da nossa metodologia. Para agrupar os entregáveis de todas as frentes do projeto de SEO, temos uma planilha de acompanhamento de todas as atividades resumidas. Com ela, apresentamos de forma organizada todas as atividades e entregáveis ao longo dos meses.
Planilha Acompanhamento SEO

Resultados qualitativos

Para cada uma das atividades que entregamos ao longo dos ciclos mensais, temos indicadores de desempenho que chamamos de qualitativos. São eles que nos fazem compreender os efeitos imediatos do trabalho que estamos desenvolvendo.

Para todos os pontos de acompanhamento de resultados, temos um documento executivo de apresentação chamado Relatório Mensal de Resultados.

Páginas indexadas

Conforme produzimos mais conteúdos ao longo dos ciclos mensais, também precisamos verificar se essas páginas estão sendo exibidas nos resultados das buscas orgânicas e, principalmente, se há pelo menos uma palavra-chave sendo relacionada para cada uma dessas páginas.

Páginas Indexadas - SEOQuanto mais páginas criadas com palavras-chave únicas um site possui, melhor será seu resultado na SERP (página de resultado do Google). O aumento dessa métrica está relacionado à publicação de conteúdos e impacta diretamente no crescimento de palavras-chave.

Page Speed

Para nós, essa é a métrica principal de aferição da qualidade do trabalho da frente técnica de On-Page. Trata-se da ferramenta do próprio Google sobre os indicadores de performance de carregamento, usabilidade e demais recomendações técnicas no site.

Com esse indicador, conseguimos acompanhar as oscilações das atividades ao longo dos meses.

PageSpeed - SEOO Page Speed é a nota atribuída à experiência do usuário em ambientes desktop e mobile, conforme as recomendações do Google. O aumento dessa nota está relacionado à aplicação de tarefas técnicas. Quanto mais alta a nota, melhor é o site. Porém, a nota mobile é mais importante devido à priorização do Google e à experiência em smartphones.

Domain Authority e domínios externos

O Google não delimita com clareza suas considerações em relação aos links externos, porém, sua aquisição e aumento da relevância do domínio representam uma das principais frentes do projeto de SEO, que deve ser realizada com extremo cuidado.

Fazemos isso porque, apesar de não delimitar claramente, o próprio Google deixa bem claro que o número e a qualidade dos links externos são fatores determinantes para a promoção do trabalho de SEO. Utilizamos a ferramenta do Ahrefs para essa finalidade.

Domain Rating - SEODomain Rating é a nota de autoridade atribuída pela ferramenta Ahrefs. Quanto maior, melhor. A quantidade de domínios referidos é o número de domínios que apontam para seu site. Esse número precisa crescer gradualmente ao longo dos meses. As duas métricas estão relacionadas às ações de Link Building.

Resultados quantitativos

Antes do aumento de tráfego orgânico, há outros indicadores importantes que devemos considerar também em um projeto de SEO. Sem eles, dificilmente teremos uma visão mais abrangente do resultado do projeto de SEO.

Monitoramento via SEMRush (palavras-chave totais, top 3 e top 10)

A consequência de todas as ações acima listadas é o crescimento do número total de palavras-chave que estão sendo relacionadas com o projeto nas buscas orgânicas. Uma vez que as frentes técnicas On-Page e Link Building também estão sendo executadas, essas palavras-chave começarão a subir para as primeiras posições.

Top Keywords - SEOEsse é, basicamente, o objetivo primário do projeto de SEO. Por meio da aplicação de todas as ações, a tendência é crescermos nesse indicador. Quanto maior, melhor.

Monitoramento via Search Console (quantidade de impressões)

Obviamente, quanto mais palavras-chave estão relacionadas às buscas orgânicas, principalmente nas primeiras posições, mais chances o domínio tem de ser exibido na SERP.

Search Console - SEOTodos os indicadores acima antecedem as visitas orgânicas e servem para metrificar as ações que estão sendo realizadas e a consequência de cada uma delas para promover o site nos resultados das buscas orgânicas.

Monitoramento via SERP Robot

É impossível ter certeza de quais são as palavras-chave e quando elas estão sendo exibidas nas buscas orgânicas. Por isso, utilizamos em nossa metodologia o acompanhamento individual de cada palavra-chave trabalhada com a ferramenta do SERP Robot.

Com o SERP Robot, conseguimos rastrear diariamente o posicionamento de todas as palavras-chave que já foram trabalhadas nos ciclos mensais, além de acompanhar o desempenho nas buscas orgânicas ao longo do período do projeto.

SERP RobotUm indicador que também é importante para o nosso projeto é o acompanhamento da evolução geral de todas as palavras-chave que foram trabalhadas anteriormente e seu posicionamento.

A ferramenta cria automaticamente agrupamentos de evolução das palavras-chave: posição média, crescimento, top 3, top 10, top 30 e top 100. Esse acompanhamento não é o principal, porque não conseguimos prever quando e como essas palavras-chave serão destacadas nas buscas orgânicas, porém, é interessante acompanhá-las em termos de estudo.

O que esperar de um projeto de SEO no geral?

Com essa metodologia, conseguimos ter um custo fixo para o projeto de SEO. Já sabemos o que precisamos entregar e as atividades necessárias para o projeto.

Investimentos x Resultados de SEOCom os indicadores acima, é uma questão de tempo para visualizar o contínuo crescimento dos resultados. Isso é consequência do investimento mensal aplicado para a realização de todas as tarefas necessárias dentro do escopo do projeto.

Afinal, a consequência de todo o esforço empregado no projeto de SEO será o resultado no médio/longo prazo, mas, para que ele ocorra, as tarefas precisam ser realizadas imprescindivelmente desde o início, sempre com a periodicidade e os ciclos estabelecidos mensalmente.

Bolsas Já: conclusão até o momento

O ponto principal do programa SEO na prática é demonstrar a nossa metodologia e desmistificar alguns pontos que até hoje ouvimos em nossos projetos.

• “Realizando só uma das frentes do projeto, já conseguiremos atingir algum resultado”;
• “Não é necessário aplicar as recomendações técnicas para conquistar resultados”;
• “O resultado de um projeto de SEO virá a curto prazo”;
• “O resultado de um projeto de SEO aumentará em 1.000% após os primeiros meses”;
• “É só contratar a agência que eles serão 100% responsáveis pelo desenvolvimento do projeto”.

Inclusive, sobre o último tópico, criamos um artigo destacando os pontos principais sobre o relacionamento entre o cliente e a agência para o bom desenvolvimento do projeto de SEO.

Se todas as frentes do projeto estiverem sendo executadas corretamente e dentro dos períodos pré-estabelecidos entre o cliente e agência, de acordo com a nossa metodologia, a consequência desse trabalho deverá gerar o mesmo comportamento dos números que apresentamos acima. Sob o nosso ponto de vista, o desafio principal é criar essa dinâmica de trabalho entre todos os envolvidos do projeto e manter a constância na execução.

Em Bolsas já, além da constância e da periodicidade na execução das tarefas, também aplicamos a mesma metodologia com 100% dos nossos clientes desde o início do projeto até os dias de hoje. Os resultados que estamos demonstrando aqui são provenientes desse processo, de forma transparente para todos.

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