Ao longo dos anos trabalhando diretamente com projetos de SEO, tivemos a oportunidade de utilizar quase todas as principais ferramentas de palavras-chave do mercado. Usamos desde ferramentas específicas para uma determinada tarefa até as grandes ferramentas, que englobam todas as frentes do trabalho de SEO.
O ponto é que antes de escolhermos as ferramentas mais adequadas para o nosso trabalho, pesquisamos muito, principalmente os artigos comparativos entre elas. Porém, em todas as nossas pesquisas, os comparativos são sempre voltados ao mercado dos Estados Unidos, com todas as características de lá.
Desta vez, organizamos e agrupamos todo o nosso conhecimento e experiência com a utilização das ferramentas que elencamos abaixo para a nossa necessidade (mercado brasileiro). De acordo com a nossa vivência, listamos as dez melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave que não fazem parte dos serviços que o Google oferece e que possuem suporte para pesquisas no Brasil, no idioma português brasileiro.
O melhor de tudo isso? Não temos nenhum acordo comercial com essas empresas e podemos fazer este artigo de forma sincera e isenta de qualquer viés. Este documento está dividido em duas partes: a primeira é uma apresentação de cada um das ferramentas, com a nossa opinião e os prós e contras de cada uma delas:
1 – SEMrush;
2 – Ubersuggest;
3 – Ahrefs;
4 – SE Ranking;
5 – Keyword Tool;
6 – Moz Keyword Explorer;
7 – Keyword Everywhere;
8 – KWFinder;
9 – Zutrix;
10 – SpyFu
A segunda parte compara os principais pontos relacionados às pesquisas de palavras-chave entre elas. Se você preferir, pode pular direto para essa parte do artigo. Os tópicos são:
• Comparativos de funcionalidades e preços dos planos básicos;
• Diferença de volume de buscas das palavras-chave;
Sem dúvidas, o SEMRush é a ferramenta mais popular e confiável para o trabalho de pesquisas de palavras-chave. Trata-se de uma suíte completa, com todas as ferramentas para realizar um projeto de SEO de qualidade. Porém, o destaque é mesmo para a parte de pesquisa de palavras-chave.
• A base das palavras-chave é imensa! Praticamente há volume de buscas para todas as palavras-chave que precisamos;
• A análise de concorrência também ajuda muito na hora de comparar as palavras-chave com os concorrentes;
• A ferramenta de lacunas de palavras-chave é um baita diferencial que você não encontra em nenhuma outra ferramenta;
• Recentemente, adicionaram a funcionalidade de intenção de buscas nas palavras-chave. Isso facilita muito o trabalho de encontrar palavras-chave consideradas comerciais;
• Quando buscamos uma palavra-chave, as opções de variações de palavras-chave, perguntas e palavras-chave relacionadas são fáceis de entender e muito bem organizadas.
• O SEMrush é uma ferramenta com um custo muito alto para o propósito único de utilização como pesquisa de palavras-chave. Utilizamos o plano Guru, que custa US$ 191.62 mensais, somente para ter os dados históricos e a possibilidade de exportar mais palavras-chave por meio de arquivos CSV;
• Há um escritório aqui no Brasil, porém o suporte é zero. Todas as vezes em que precisamos de suporte, tivemos que recorrer a contatos fora do Brasil. Praticamente é só divulgação e parcerias com agências;
• O preço para a utilização da API é absurdo. Acreditamos que provavelmente o share de receita e clientes no Brasil seja muito baixo, a ponto de eles não levarem em consideração a nossa realidade;
• A ferramenta do SEMrush foi feita para um usuário único, e se você acessá-la de dois dispositivos diferentes, ela simplesmente mantém o último login ativo e derruba o login anterior. Caso você queira adicionar usuários, são US$ 80 por pessoa na versão Guru.
O Ubersuggest é uma das ferramentas preferidas para trabalharmos com pesquisas de palavras-chave. Ele possui as funcionalidades básicas para realizar uma pesquisa com qualidade. Recentemente, foram incluídas as opções de login e senha, facilitando o compartilhamento com todo o departamento.
• Preço! A impressão é de que o Neil Patel está olhando para nós aqui no Brasil, principalmente com planos vitalícios, em que a versão individual custa US$ 120 e é paga uma única vez (equivalente a um mês da mensalidade do SEMRush);
• A interface é muito simples, e nós consideramos uma excelente ferramenta de entrada para os profissionais que estão começando a trabalhar na Gear SEO. Durante um período, eles utilizam a ferramenta do Ubersuggest para se familiarizar com o processo e, posteriormente, trocam para outra ferramenta com mais recursos;
• Novas funcionalidades são periodicamente lançadas pela ferramenta, e todas elas são pensadas na necessidade do trabalho. É diferente de outras ferramentas que possuem 300 funcionalidades, mas você só utiliza dez no seu dia a dia;
• Os dados de volume de buscas são muito próximos aos da ferramenta Keyword Planner, trazendo segurança à utilização.
• Para quem está realizando um projeto pessoal ou trabalha com uma única organização, o Ubersuggest servirá muito bem, atendendo à maioria das necessidades para construir uma estratégia de palavras-chave para o projeto de SEO. Porém, para um projeto de grande porte ou vários projetos sendo realizados, surgirá a necessidade de uma ferramenta com mais recursos;
• Neil Patel também é uma agência de SEO competidora, além de comercializar a ferramenta do Ubersuggest. Não concordamos com a maioria dos conteúdos e informações que eles publicam, mas a ferramenta é muito boa!
• Um ponto importante é que recentemente Neil Patel comprou a ferramenta answerthepublic.com, que está disponível para todos os usuários, em qualquer assinatura, conforme imagem abaixo:
Dentre todas as vantagens, vale ressaltar que o Ubersuggest é uma excelente ferramenta para pesquisa de campo semântico. No meu ponto de vista, ela traz dados relacionados à palavra-chave e ao volume de buscas para keywords long-tail que não são trazidos por outras ferramentas.
Uma das melhores ferramentas para análise de backlinks no mercado também pode ser utilizada para pesquisas de palavras-chave. O tamanho da base de palavras-chave do ahrefs é um diferencial em relação às demais.
• O detalhe de informações para cada palavra-chave torna essa ferramenta destaque entre as demais;
• Quando analisamos uma palavra-chave em particular, além de exibir o resultado nas buscas orgânicas, a ferramenta também exibe o histórico de mudanças de posicionamento ao longo do tempo de uma forma amigável. É possível entender exatamente quando um site atingiu uma posição específica;
• É muito fácil criar listas de palavras-chave para realizar o acompanhamento delas nas pesquisas orgânicas periodicamente.
• A impressão é de que a empresa lançou a funcionalidade Keywords Explorer com os recursos básicos e, desde então, não evoluiu com novas funcionalidades. Então, praticamente temos uma pesquisa de palavras-chave com sugestões de termos relacionados e sugestões de buscas;
• Não há a opção de pesquisar todas as palavras-chave de um determinado domínio. Essa função é extremamente importante para o projeto de SEO;
Independentemente da quantidade de termos utilizados, a ferramenta tem uma limitação de 700 pesquisas semanais. Para agências que possuem vários projetos, esse pode ser um fator limitante;
• É possível exportar dados de 100 mil palavras-chave mensalmente no formato XLS. Esse também pode ser um fator limitante para agências com muitos projetos.
Em termos de funcionalidades para pesquisas de palavras-chave, o SE Ranking conta com várias opções, chegando muito próximo ao SEMrush. É uma suíte completa, com todos os recursos para a realização de um projeto de SEO de qualidade.
• A ferramenta de pesquisa de palavras-chave e pesquisa competitiva é bem completa. Trabalhamos com ela e praticamente encontramos todas as funcionalidades que há no SEMrush;
• As funções de palavras-chave semelhantes e palavras-chave relacionadas trazem palavras-chave relevantes e muito próximas ao termo pesquisado;
• Não há limite para a exportação de palavras-chave no formato CSV. É um ponto muito positivo para grande volume de pesquisas;
• A ferramenta de análise de palavras-chave em massa é fácil de utilizar e ajuda a ganhar tempo com muitas pesquisas.
• Em um primeiro momento, a ferramenta é confusa e é difícil encontrar suas opções. A pesquisa de palavras-chave por domínio está em um lugar diferente;
• A versão de entrada (Essencial) é bastante limitada para pesquisas e exportação de dados. Para uma agência que trabalha com vários projetos, esse pode ser um fator limitante. Estamos utilizando a conta Pro, em que é possível realizar até 5 mil pesquisas de termos por dia;
• Apesar de as palavras-chave sugeridas serem muito próximas aos termos que utilizamos, o número total de sugestão é baixo em relação às demais ferramentas.
Acredito que em algum momento será uma ótima opção, batendo de frente com o SEMrush. Vale ressaltar também a diferença de palavras-chave no banco de dados atuais, que é muito pequena em relação às grandes ferramentas atuais.
A proposta do Keyword Tool é uma só: sugerir muitas palavras-chave relacionadas ao volume de buscas. É possível utilizar um único termo, pesquisar em massa e pesquisar por meio de um domínio.
• Por ser uma ferramenta de sugestões de palavras-chave, a utilização das funcionalidades é simples e intuitiva;
• É possível pesquisar palavras-chave em praticamente todos os buscadores, redes sociais e principais e-commerces do mundo;
• A pesquisa de palavras-chave para o YouTube é um ponto de destaque para essa ferramenta.
• Na realização de pesquisas de volume de buscas em massa, a ferramenta apresenta resultados mais próximos em comparação ao Keyword Planner;
• A impressão é de que a ferramenta não está 100% preparada para o idioma português. Realizamos diversas pesquisas em que foram exibidos termos em espanhol nos resultados de sugestões de palavras-chave;
• Pelo propósito da ferramenta, que é somente sugerir palavras-chave e volume de buscas, o preço está muito elevado. O plano mais simples custa US$ 89 e oferece muito pouco perto das demais ferramentas.
A ferramenta Moz sem dúvidas é a mais popular entre as ferramentas de SEO. A maioria dos profissionais em algum momento já teve contato com ela.
• Por ser uma das primeiras ferramentas específicas para SEO, tem muita credibilidade entre os profissionais e os nossos clientes;
• Tem uma ampla cobertura de países para análise de palavras-chave. É possível pesquisar termos e obter sugestões de quase todos os países da América do Sul;
• É possível criar uma lista de palavras-chave com até 500 termos para pesquisa em massa.
• De todas as ferramentas que utilizamos, foi a que sugeriu o menor número de palavras-chave. Inclusive, muitas sem volume de buscas por indisponibilidade de dados;
• Muitas palavras-chave são exibidas com o volume de busca aproximado. “Ração para cachorro”, por exemplo, exibe um volume de busca entre 11.500 e 30.300;
• A pesquisa por domínio só pode ser realizada para sites nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália.
A ferramenta Keyword Everywhere funciona por meio de uma extensão do Google Chrome. Todo o processo de exibição de sugestão de palavras-chave e volume de buscas é realizado diretamente nos resultados das buscas.
• A ferramenta é simples e eficiente. Cumpre o propósito de exibir as palavras-chave e o volume de buscas na lateral dos resultados do Google;
• Há três tipos de resultados para as sugestões de buscas: “palavras-chave relacionadas”, “as pessoas também buscam por” e “palavras-chave de cauda longa”;
• É a mais barata das ferramentas. Com US$ 10, é possível realizar 100 mil consultas. O custo-benefício compensa mesmo para agências que atendem muitos clientes.
• É uma ferramenta extremamente simples. Você insere a palavra-chave, faz a pesquisa e exporta a lista de palavras-chave relacionadas e volume de buscas. E só;
• Na configuração da ferramenta não há a opção de selecionar o Brasil. Então, a opção que temos que selecionar é a Global. Com isso, alguns termos em espanhol são exibidos nos resultados das sugestões;
• Não é possível realizar pesquisas por domínio e não há exibição de histórico de volume de buscas.
O KWFinder é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave que faz parte da suíte de aplicativos do Mangools. Ela tem todas as principais funcionalidades para a pesquisa de palavras-chave e sugestões de termos.
• A interface e a integração com os demais aplicativos da Mangools são fáceis de utilizar;
• É possível importar uma lista com palavras-chave ou copiar e colar 200 palavras por vez;
• Há três opções de sugestões: “termos relacionados”, “autocomplete” e “perguntas”.
• Com o plano básico, é possível exportar somente 200 sugestões de palavras-chave e 25 sugestões de palavras-chave na pesquisa por domínio. É muito pouco para o valor do plano (US$ 49.50 mensais).
• O custo-benefício é muito baixo se compararmos o KWFinder ao que as demais ferramentas oferecem;
• Encontramos muitas palavras-chave com alto volume de buscas e sem as avaliações de Keyword Difficulty.
Zutrix é uma ferramenta para pesquisa de palavras-chave no Google e no YouTube. É possível realizar pesquisas por domínio e configurar uma ferramenta White Label para utilizar com os clientes.
• A possibilidade de utilizar a ferramenta como White Label para os clientes também realizarem pesquisas é o grande destaque da ferramenta. Porém, só é possível no plano Agency, de US$ 54 mensais;
• Como plano básico, é possível utilizar a API para consultas externas, com o limite de 250 consultas por dia;
• A ferramenta possui uma área chamada Keyword Lab, que exibe o termo pesquisado com todos os detalhes.
• Não há a possibilidade de realizar consultas por domínio;
• Não há a possibilidade de realizar consultas em massa;
• Não há uma opção para mudar o idioma e buscador nas preferências. Então, toda vez que realizar uma consulta, é preciso mudar a bandeira para o buscador “Brazil”.
• Na seleção dos buscadores há três opções para o buscador brasileiro, e isso confunde na hora de utilizar a ferramenta;
• Nem todas as buscas do Brasil estão retornando resultados de volume de buscas.
Porém, ele foi o que mais se aproximou ao que consideramos uma ferramenta ideal para a Gear SEO: que atende 100% o idioma português, com a API disponível, 100% White Label (para os clientes também utilizarem nas consultas) e com o preço dentro da nossa realidade.
SpyFu é uma ferramenta que oferece os principais serviços para um projeto de SEO (pesquisa de palavras-chave, análise de backlinks e keyword tracker).
• Há a possibilidade de realizar pesquisas em massa com até mil palavras-chave;
• A área de análise de competidores lista todos os competidores diretos e todas as palavras-chave relacionadas;
• Há uma seção chamada “Kombat”, em que a ferramenta analisa as lacunas de palavras-chave entre os competidores;
• O custo-benefício de US$ 39 para todas as funcionalidades que a ferramenta oferece compensa em comparação às demais.
• Quase todas as palavras-chave que pesquisamos não retornaram o Keyword Difficulty;
• Na pesquisa aberta de palavras-chave, há muitos termos que estão retornando em espanhol;
• Para fazer a pesquisa de palavras-chave é preciso ir até a área “Keyword Research”. Para fazer a pesquisa de palavras-chave inserindo um domínio é preciso ir até “SEO Research”. Não está muito clara e intuitiva a utilização dessas duas funcionalidades.
Preparamos um estudo com 50 palavras-chave de variados segmentos e volumes de buscas. Seguimos a seguinte metodologia:
• O balizador de volume de buscas será o Keyword Planner. Entendemos que pela ferramenta ser do Google e, inclusive, fazer parte do investimento em Google Ads, será o número mais realista em termos de volume de buscas;
• Utilizaremos as contas mais baratas de assinaturas das ferramentas, independentemente dos valores.
Comparativos de funcionalidades e preços dos planos básicos
Criamos a assinatura dos planos básicos de todas as ferramentas. As seguintes configurações estão disponíveis abaixo:
Ferramenta | Plano | Consultas por dia | Consulta em massa | Dados históricos | API | Valor mensal |
SEMrush | Pro | 3.000 | Sim | Não | Não | 119.95 dólares |
Ubersuggest | Individual | 100 | Sim | Sim | Não | 12 dólares |
Ahrefs | Lite | Ilimitado | Sim | Não | Não | 99 dólares |
SE Ranking | Essential | 100 | Sim | Não | Não | 220 dólares |
Keyword Tool | Pro Basic | 7.000 | Sim | Não | Não | 89 dólares |
Moz Keyword Explorer | Standard | 5 | Sim | Não | Não | 99 dólares |
Keyword Everywhere | 100.000 créditos | Ilimitado | Sim | Sim | Sim | 10 dólares |
KWFinder | Basic Plan | 100 | Sim | Não | Não | 29 dólares |
Zutrix | Starter | 250 | Não | Não | Sim | 9 dólares |
SpyFu | Basic | 10.000 | Sim | Sim | Não | 39 dólares |
Lembrando que aqui somente exibiremos as informações que interessam para o trabalho de pesquisa de palavras-chave. A variação de preços pode ocorrer porque algumas ferramentas não têm um plano somente para pesquisas de palavras-chave, e sim para a solução completa.
Realizamos um comparativo entre as ferramentas utilizando 100 palavras-chave. Disponibilizamos também a lista completa do comparativo. Com a primeira análise de palavras-chave, podemos concluir que:
Como balizador dessa comparação, estamos utilizando os dados do Keyword Planner, que é a ferramenta fornecida pelo próprio Google. Com base nessa comparação, algumas considerações podem ser feitas:
• Utilizando a soma de todos os volumes de buscas de todas as palavras-chave, a ferramenta Zutrix tem a maior diferença (26.791.591 buscas) em relação aos resultados, em termos de volume de buscas. A ferramenta do SpyFu tem uma quantidade de volume de buscas muito inferior ao Keyword Tool (355.350 buscas);
• A ferramenta que conseguiu ter o mesmo resultado que o Keyword Planner foi a Keyword Tool (2.966.120 buscas), que cravou exatamente os mesmos números de volume de buscas.
Como resultados comparativos, tivemos a seguinte movimentação do volume de buscas entre as ferramentas (em %):
Ranqueando os resultados que mais se aproximaram do Keyword Planner:
Keyword Tool : 100%;
KWFinder : 101%;
SEMrush : 95%;
Ubersuggest : 93%;
SE Ranking: 82%;
Ahrefs: 75%;
Keyword Everywhere : 178%;
Moz : 64%;
SpyFu : 12%;
Zutrix : 909%.
Porém, há palavras-chave pontuais que tiveram uma diferença significativa entre as ferramentas. Alguns exemplos abaixo:
• A palavra-chave “apresentação pessoal” possui 8.100 buscas, de acordo com o Keyword Planner. O volume de buscas para essa palavra-chave com a ferramenta Zutrix é de 2 milhões;
• A palavra-chave “cafeteira italiana” possui 90.500 buscas, de acordo com o Keyword Planner. O volume de buscas para essas palavras-chave com a ferramenta SpyFu é de 14.500.
Provavelmente, este artigo será atualizado com mais estudos que estamos preparando sobre os índices de dificuldade de SEO, exportação de resultados, entre outros indicadores importantes. Porém, com o que temos aqui até agora, está muito claro quais são as ferramentas que devemos considerar para fazer parte da estratégia de SEO no cenário brasileiro.
Basicamente, sabemos as ferramentas que estão dentro da realidade, tendo o Keyword Planner como parâmetro (Ubersuggest, SEMrush, Keywordtool.io e KWFinder). Além disso, temos que considerar o suporte para o idioma português. Dentro desse cenário, temos o valor de cada uma dessas ferramentas.
Assim, de nada adianta pagar US$ 10 em uma ferramenta como o Zutrix, em que claramente não há suporte para o idioma português. Da mesma maneira, não faz sentido, se você é um profissional trabalhando com um único projeto, pagar US$ 199 anuais por uma ferramenta onde você trabalhará somente em uma parte.
Não tem jeito: para escolher qual ferramenta utilizar, antes de tudo, será necessário entender a demanda e o trabalho a ser realizado.
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Excelente artigo! Deve ter dado um trabalhão. Acho que o preço do SERANKING deve estar errado. Acado de ver que a versão mais em conta custa só R$ 176.00. Espero que voces faça uma versao 2023 logo, risos. abraços.
Excelente artigo! Deve ter dado um trabalhão. Acho que o preço do SERANKING deve estar errado. Acado de ver que a versão mais em conta custa só R$ 176.00. Espero que voces faça uma versao 2023 logo, risos. abraços.