Junto com produção de conteúdo e on-page, o off-page desempenha uma importante função no processo de SEO em um site. Basicamente, é essa área que oferece credibilidade e relevância para um portal que deseja crescer em ranqueamento e visitas.
Por isso, aqui vamos destrinchar as principais informações relacionadas ao off-page em nossa tabela periódica de SEO. Dividimos nas categorias links, relevância, social e perfil e, a partir disso, detalhamos cada subitem, pontuando sua importância de -3 até 3 e detalhando as informações relacionadas a cada um.
Oq: qualidade +3
Oa: aceitação +2
On: números +1
Ov: visitantes +1
Op: pago -2
Os: spam -3
Oq: Os links que redirecionam a conteúdos de seu site vêm de sites de qualidade?
Oa: Os links externos possuem boa aceitação dos visitantes?
On: Quantos links externos apontam para a página?
Ov: Visitantes vindos de outros sites permanecem nas páginas de destino?
Op: Comprar links pode ser um risco?
Os: Os links que direcionam a determinado site foram criados a partir de spam?
Receber um link de um site com uma boa autoridade no domínio é de extrema importância no off-page. Afinal, sites de qualidade teoricamente devem acrescentar links externos confiáveis, de locais que realmente podem ser úteis aos visitantes. Para medir esta autoridade são usados fatores como a diversidade de links, reputação da empresa, tempo que a marca possui o domínio, qualidade dos links e do conteúdo. O link juice aponta justamente esta relevância gerada por um site que recebe links de outros portais que possuem um bom domínio.
No off-page, não adianta acrescentar links externos que não possuem boa aceitação. O Link Popularity é o responsável por realizar esta relação entre a quantidade e a eficiência deste tipo de link. Os motores de busca utilizam, para o ranqueamento, a informação sobre quantas vezes um site é citado e o número de pessoas que se interessam por visitá-lo a partir de outro site na internet.
Como foi dito, qualidade é melhor do que quantidade. Mas, possuir uma boa quantidade de direcionamentos para o site é muito positivo. Mas lembre-se, é interessante possuir cliques de links em sites diferentes. Se o seu site fala sobre algum equipamento industrial, por exemplo, não será comum e não terá qualidade um link externo de um site de culinária apontando para o seu site.
Conseguir links que direcionam para o site é o primeiro passo. Mas estes visitantes devem permanecer na página que foram levados (ou pelo menos mudar para outro local do próprio site). Por esta razão, é interessante alcançar links de sites do mesmo segmento. ..
Para alcançar direcionamentos qualificados, muitos pagam para portais com autoridade colocarem links que levam ao seus sites, e assim, gerar tráfego. Porém, isso não é permitido e pode gerar punição, tanto para o domínio que vendeu links, como para o que comprou.
Realizar spam para divulgar o link de um site, tanto em grupos, fóruns ou comentários é extremamente negativo e pode prejudicar um domínio. Além de ser uma técnica proibida, é extremamente desagradável para o leitor receber e notar links em suas redes sociais e na internet de forma invasiva.
Ra: autoridade +3
Re: engajamento +2
Rh: histórico +1
Ri: impulsionar 0
Rp: plágio -3
Ra: São utilizados links, compartilhamentos e outros fatores que dão autoridade às páginas?
Re: Os visitantes gastam tempo lendo o conteúdo?
Rh: O domínio do site existe há muito tempo?
Ri: A página é impulsionada nas ferramentas de buscas?
Rp: A página tem conteúdo plagiado?
Colocar links, utilizar o negrito, itálico e buscar compartilhamentos são recursos que devem ser utilizados com atenção. Isso porque, realizar ações que não acrescentam em nada certamente não é necessário. Lembre-se sempre que o objetivo principal de qualquer um deve ser alcançar autoridade e atrair cada vez mais tráfego orgânico. Por isso, é importante pensar o porquê de cada item que você acrescenta ou tira e qual o impacto deles em sua autoridade.
Manter o visitante dentro do site é imprescindível, não só para o off-page, mas também para os que pretendem gerar publicidade por meio da aceitação e da audiência do portal. Mas para alcançar este objetivo, é recomendável a produção de textos completos e com diferentes informações. Isso significa que não é preciso parafrasear e escrever conteúdos dispensáveis apenas para conseguir um maior número de palavras. Um material completo é o que possui informações úteis para o leitor no começo, meio e fim. Para analisar se o conteúdo está realmente sendo lido na íntegra, o mapa de calor, como é popularmente conhecido, é uma ferramenta muito interessante.
Quanto maior o tempo o domínio de um site, mais chances dele se tornar melhor ranqueado em comparação a outros sites, potencializando o trabalho de off-page. Mesmo que você ainda não tenha um site, mas pretende criar algum dia, registrá-lo o mais rápido possível pode ser uma boa ideia. Assim, os seus resultados possivelmente serão bons e suficientes para competir em grau de igualdade com seus concorrentes mais antigos no mundo digital. Mas se você deseja criar um site agora e não possui um domínio, comprar um que exista há algum tempo pode ser a solução. Mas é importante analisar se não existem links nocivos apontando para ele.
Esta é uma técnica que pode ser utilizada na melhoria de resultados, mas nenhuma empresa deve depender de conteúdos impulsionados no Google, por exemplo. Não é interessante atrair um número relevante de visitantes e mesmo assim sair no prejuízo. O conteúdo pago deve sempre caminhar lado a lado com atitudes de otimização no SEO e técnicas para potencializar o conteúdo do site de forma gratuita.
Esta é uma das piores técnicas dentro — e fora — da internet. Quando o Google detectar dois conteúdos iguais, o primeiro que foi produzido deve ganhar importância e o segundo deve perder completamente a sua relevância nos motores de busca. Para evitar que isso aconteça, o CopyScape é uma ótima ferramenta, já que ele é capaz de detectar a compatibilidade dos textos com outros da internet. Por isso, sempre que, por alguma razão, você precisar copiar uma grande parte do texto de alguém na internet, use fontes, explique o motivo daquilo e, preferencialmente, coloque o link do material original. Se você não seguir as recomendações, seu domínio pode até mesmo ser banido das indexações do Google. Além de tudo isso, é importante entender o que é e como usar a canonical tag. Se você possui duas versões de um mesmo conteúdo, ela é a responsável por “dizer” ao Google qual deve ser indexada e qual deve ser excluída deste processo. Lembre-se: originalidade é de extrema importância para qualquer material que você coloque no mundo digital.
Sf: reputação +2
Sc: compartilhamento +1
Sr: rejeição -1
Sf: Foram identificados formadores de opiniões para compartilharem o conteúdo e aumentarem a autoridade e relevância do site?
Sc: Os visitantes têm compartilhado o conteúdo do site?
Sr: Os visitantes deixam o site em pouco tempo?
No mundo digital, os formadores de opinião são figuras muito importantes e capazes de alavancar a visibilidade de qualquer site. Por isso, investir no compartilhamento de conteúdos por estas “personalidades” é extremamente positivo. Com o tempo, este marketing pode se tornar natural, atraindo ainda mais visitantes.
Este compartilhamento de conteúdo é muito importante. Apesar de não ter relação com o SEO, esta é uma espécie de publicidade gratuita e muito eficiente, já que publicações de amigos possuem credibilidade, podem aumentar a relevância do conteúdo e geralmente são vistas por pessoas que podem se interessar pelo tema do material disponibilizado. Além disso, possuir visibilidade nas redes sociais é necessário para qualquer marca nos dias atuais.
Além de atrair visitantes para um site, é essencial fazer com que eles permaneçam lá por algum tempo. Isso vai fazer com que a taxa de rejeição diminua e a navegação de diferentes páginas aumente. Desta forma, o site vai ganhar relevância e diversas páginas poderão fazer sucesso.
Pp: país +3
Pl: local +3
Ph: histórico +2
Pp: Em qual país os visitantes do site se encontram?
Pl: Em qual cidade ou região os visitantes do site estão localizados?
Ph: Os visitantes visitam regularmente o site?
Entender o seu público-alvo, não só no off-page, mas também em todo o processo, é essencial para definir estratégias e técnicas que devem ser utilizadas para alavancar o tráfego orgânico de um site. Por isso, o primeiro ponto é entender se os visitantes de um site são do mundo todo ou de um determinado país. A partir disso, é possível dividir as ações e o trabalho como, por exemplo, a tradução das páginas para outra linguagem.
Além do país, localizar o estado e até a cidade dos visitantes são fatores importantes. Isso porque este tipo de informação permite individualizar as informações e fornecer um conteúdo mais adequado ao tipo de público do local. Isso pode ser vantajoso ao criar estratégias para aumentar sua área de atuação.
Analisar este tipo de informação no off-page, permite entender quantos visitantes fiéis cada site possui e como aumentar este número. Este tipo de leitor é o melhor, já que ele pode criar um marketing de graça e aumentar consideravelmente o tráfego da empresa. Desta forma, investir em conteúdos que realmente agreguem valor é muito importante para qualquer portal.
Confira abaixo a tabela completa da Gear SEO!
E aí, curtiu o nossa análise sobre o off-page? Comente outros tipos de estratégia e também confira as nossas páginas sobre produção de conteúdo e on-page, em que analisamos cada categoria e item da nossa tabela periódica de SEO.
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