Mercado

O que é marketing digital? Saiba tudo sobre essa estratégia!

Você sabe o que é marketing digital? Essa é uma estratégia amplamente debatida nas redes sociais e utilizada em empresas de diferentes portes. Porém, ainda que seja popular, gera inúmeras dúvidas por ter muitos elementos e recursos.

Chegou a hora de saber tudo sobre o marketing digital para aplicá-lo nos mais diversos segmentos. Você vai se surpreender com os resultados! A seguir, tire suas dúvidas quanto à aplicação, aos benefícios e aos principais conceitos desse tema essencial aos negócios!

O que é marketing digital?

Afinal, o que é marketing digital? É uma estratégia usada para promover produtos, marcas e serviços nos canais on-line, como redes sociais, sites e e-mails. Ele reúne um conjunto de técnicas e ferramentas que melhoram pontos essenciais ao sucesso do negócio, como:

Tais elementos do marketing digital ajudam a empresa a captar leads qualificados e convertê-los em clientes. A estratégia também contribui para nutrir um bom relacionamento, favorecendo a visão positiva do público quanto ao negócio. Tudo isso torna a marca uma referência no mercado, ampliando sua visibilidade.

Quando esse tipo de marketing surgiu?

Ao saber o que é marketing digital, você pode estar se perguntando como ele surgiu. Não há uma data específica, mas o termo começou a ser utilizado na década de 90, marcada pelo boom da internet, que estava dando os primeiros passos em termos comerciais.

Nesse período, começaram as vendas on-line e as campanhas de e-mail marketing. Também foram criados os primeiros mecanismos de busca, como o Yahoo e o MSN. Toda essa movimentação favoreceu o marketing digital, que era uma forma de melhorar os números de venda em um novo espaço.

Conheça os principais conceitos do marketing digital

As redes sociais e o e-mail marketing são essenciais para os diferentes tipos de marketing. Porém, no digital, há outros elementos indispensáveis. Acompanhe os principais a seguir.

Lead

Se você tem uma noção básica sobre o que é marketing digital, provavelmente já ouviu falar em lead. Esse é o termo utilizado para se referir a quem se interessa pelo produto ou serviço e tem potencial para se tornar cliente. Quando ele é chamado de qualificado, significa que tem maior possibilidade de fechar um negócio por ter demonstrado intenção ou interesse de compra.

Persona

A persona é uma representação do cliente ideal de uma empresa. Ela é definida por características básicas de quem já tem contato com a marca, como: hobbies, interesses, necessidades, canais on-line preferidos, dificuldades e sonhos.

Enquanto o público-alvo é um recorte geral sobre os possíveis clientes, a ideia de persona é mais específica para direcionar as estratégias de comunicação para leads qualificados. É importante atingir as pessoas que têm afinidade com a marca para ter mais conversões.

Funil de vendas

O funil de vendas faz parte do marketing de conteúdo. Ele ajuda a persona a navegar pelo site e se divide em topo, meio e fundo. No primeiro, o usuário busca conteúdos explicativos e simples, que esclarecem dúvidas. No segundo, o conhecimento é aprofundado para direcionar até a solução de um problema.

Já o terceiro, funil de fundo, é destinado para quem já tirou as dúvidas e quer fechar um negócio. Essa é a hora de abordar os benefícios e os motivos de escolher determinado serviço ou produto. O ideal é passar a confiança necessária para o lead se tornar um cliente.

SEO

O SEO é uma das estratégias de tráfego orgânico do marketing digital. A sigla, que vem do termo em inglês Search Engine Optimization, diz respeito à otimização para os mecanismos de busca. É um conjunto de técnicas que melhora a visualização e o posicionamento das páginas de um site nas pesquisas da internet.

CTA

O call to action, conhecido como CTA, é o que estimula o usuário de um site a tomar uma atitude, como clicar em um link para finalizar uma compra. Ele é indispensável para esse tipo de marketing por levar à conversão, portanto, precisa ser atrativo.

Como o marketing digital é feito?

Entender como funciona o marketing digital não é difícil. Ele é dividido em etapas, que são realizadas em conjunto e organizam o processo. A primeira envolve pesquisa e análise do cenário em que a empresa se encontra, considerando:

  • o público-alvo;
  • as tendências do segmento;
  • os concorrentes;
  • os tipos de conteúdo que atraem e convertem no site;
  • as dúvidas mais frequentes da persona.

Com dados detalhados, os responsáveis pelo marketing devem iniciar a segunda etapa: o planejamento da estratégia. Ele define objetivos, canais de comunicação e atuação, ferramentas utilizadas e métricas de resultados e acompanhamento. Os recursos podem variar dependendo dos meios. Entre os principais, estão o e-mail marketing, a landing page, os conteúdos de blog e demais redes sociais.

Uma vez que tudo está planejado e as estratégias são iniciadas, é essencial manter um monitoramento a partir de métricas. Os key performance indicators (KPIs) são indicadores-chave de performance dos projetos. Eles demonstram se tudo está correndo como o esperado e conforme os objetivos específicos.

Além disso, eles indicam os resultados desejados, como a porcentagem de conversão em determinado canal e o aumento de conversões. Por isso, precisam estar documentados em relatórios. A frequência depende do tamanho do projeto, sendo diária, semanal, quinzenal ou mensal. É o acompanhamento constante que direciona mudanças mais assertivas.

Quais são as vantagens do marketing digital?

Agora que você já sabe o que é marketing digital e como funciona, fica mais fácil imaginar as vantagens dessa estratégia. As principais estão relacionadas à conversão: o número de clientes pode aumentar a partir das mudanças na jornada de compra e no direcionamento do conteúdo. Assim, a fidelização do público é mais provável.

Como a presença da marca em mais canais é trabalhada de forma assertiva, há uma possibilidade maior de ela se tornar uma referência e ser mais lembrada, indicada e escolhida pelos leads. Isso leva, também, a uma forte presença on-line: a empresa é vista nos mecanismos de busca e aparece no radar dos concorrentes.

O marketing digital também é essencial para melhorar a experiência do usuário: ele facilita a jornada de compra e soluciona os problemas do cliente. Isso acontece devido à personalização dos conteúdos com base nas principais dúvidas da persona, guiando-a para a solução.

Continue acompanhando conteúdos sobre marketing na Gear SEO!

Gostou de saber o que é marketing digital? No blog da Gear SEO, você encontra outros conteúdos desse universo, podendo aplicar as estratégias em seu negócio. Acompanhe para se manter atualizado!

natalia.marques

Recent Posts

Como fazer um site: guia rápido para uma criação descomplicada

Se você tem um negócio e quer saber como fazer um site, este é o…

1 semana ago

Como criar um blog? Confira um guia sobre o assunto!

Já parou para pensar em como criar um blog? Essa é uma estratégia muito interessante…

2 semanas ago

O que é Google Ads? Veja tudo sobre o assunto!

Ao montar um negócio, é comum ter muitas dúvidas, principalmente em relação à publicidade dos…

1 mês ago

Como colocar minha empresa no Google? Descubra aqui!

Quem é empresário, sabe que a presença do negócio no Google é essencial para o…

1 mês ago

Entenda por que é fundamental fazer SEO para as imagens do seu site ou blog

Em um projeto SEO, é muito comum direcionar as estratégias principalmente para a produção de…

2 meses ago

O que é tráfego orgânico? Descubra mais detalhes sobre ele!

Você sabe o que é tráfego orgânico? Ele faz parte das estratégias para ranqueamento de…

2 meses ago