Você sabe o que é marketing digital? Essa é uma estratégia amplamente debatida nas redes sociais e utilizada em empresas de diferentes portes. Porém, ainda que seja popular, gera inúmeras dúvidas por ter muitos elementos e recursos.
Chegou a hora de saber tudo sobre o marketing digital para aplicá-lo nos mais diversos segmentos. Você vai se surpreender com os resultados! A seguir, tire suas dúvidas quanto à aplicação, aos benefícios e aos principais conceitos desse tema essencial aos negócios!
Afinal, o que é marketing digital? É uma estratégia usada para promover produtos, marcas e serviços nos canais on-line, como redes sociais, sites e e-mails. Ele reúne um conjunto de técnicas e ferramentas que melhoram pontos essenciais ao sucesso do negócio, como:
Tais elementos do marketing digital ajudam a empresa a captar leads qualificados e convertê-los em clientes. A estratégia também contribui para nutrir um bom relacionamento, favorecendo a visão positiva do público quanto ao negócio. Tudo isso torna a marca uma referência no mercado, ampliando sua visibilidade.
Ao saber o que é marketing digital, você pode estar se perguntando como ele surgiu. Não há uma data específica, mas o termo começou a ser utilizado na década de 90, marcada pelo boom da internet, que estava dando os primeiros passos em termos comerciais.
Nesse período, começaram as vendas on-line e as campanhas de e-mail marketing. Também foram criados os primeiros mecanismos de busca, como o Yahoo e o MSN. Toda essa movimentação favoreceu o marketing digital, que era uma forma de melhorar os números de venda em um novo espaço.
As redes sociais e o e-mail marketing são essenciais para os diferentes tipos de marketing. Porém, no digital, há outros elementos indispensáveis. Acompanhe os principais a seguir.
Se você tem uma noção básica sobre o que é marketing digital, provavelmente já ouviu falar em lead. Esse é o termo utilizado para se referir a quem se interessa pelo produto ou serviço e tem potencial para se tornar cliente. Quando ele é chamado de qualificado, significa que tem maior possibilidade de fechar um negócio por ter demonstrado intenção ou interesse de compra.
A persona é uma representação do cliente ideal de uma empresa. Ela é definida por características básicas de quem já tem contato com a marca, como: hobbies, interesses, necessidades, canais on-line preferidos, dificuldades e sonhos.
Enquanto o público-alvo é um recorte geral sobre os possíveis clientes, a ideia de persona é mais específica para direcionar as estratégias de comunicação para leads qualificados. É importante atingir as pessoas que têm afinidade com a marca para ter mais conversões.
O funil de vendas faz parte do marketing de conteúdo. Ele ajuda a persona a navegar pelo site e se divide em topo, meio e fundo. No primeiro, o usuário busca conteúdos explicativos e simples, que esclarecem dúvidas. No segundo, o conhecimento é aprofundado para direcionar até a solução de um problema.
Já o terceiro, funil de fundo, é destinado para quem já tirou as dúvidas e quer fechar um negócio. Essa é a hora de abordar os benefícios e os motivos de escolher determinado serviço ou produto. O ideal é passar a confiança necessária para o lead se tornar um cliente.
O SEO é uma das estratégias de tráfego orgânico do marketing digital. A sigla, que vem do termo em inglês Search Engine Optimization, diz respeito à otimização para os mecanismos de busca. É um conjunto de técnicas que melhora a visualização e o posicionamento das páginas de um site nas pesquisas da internet.
O call to action, conhecido como CTA, é o que estimula o usuário de um site a tomar uma atitude, como clicar em um link para finalizar uma compra. Ele é indispensável para esse tipo de marketing por levar à conversão, portanto, precisa ser atrativo.
Entender como funciona o marketing digital não é difícil. Ele é dividido em etapas, que são realizadas em conjunto e organizam o processo. A primeira envolve pesquisa e análise do cenário em que a empresa se encontra, considerando:
Com dados detalhados, os responsáveis pelo marketing devem iniciar a segunda etapa: o planejamento da estratégia. Ele define objetivos, canais de comunicação e atuação, ferramentas utilizadas e métricas de resultados e acompanhamento. Os recursos podem variar dependendo dos meios. Entre os principais, estão o e-mail marketing, a landing page, os conteúdos de blog e demais redes sociais.
Uma vez que tudo está planejado e as estratégias são iniciadas, é essencial manter um monitoramento a partir de métricas. Os key performance indicators (KPIs) são indicadores-chave de performance dos projetos. Eles demonstram se tudo está correndo como o esperado e conforme os objetivos específicos.
Além disso, eles indicam os resultados desejados, como a porcentagem de conversão em determinado canal e o aumento de conversões. Por isso, precisam estar documentados em relatórios. A frequência depende do tamanho do projeto, sendo diária, semanal, quinzenal ou mensal. É o acompanhamento constante que direciona mudanças mais assertivas.
Agora que você já sabe o que é marketing digital e como funciona, fica mais fácil imaginar as vantagens dessa estratégia. As principais estão relacionadas à conversão: o número de clientes pode aumentar a partir das mudanças na jornada de compra e no direcionamento do conteúdo. Assim, a fidelização do público é mais provável.
Como a presença da marca em mais canais é trabalhada de forma assertiva, há uma possibilidade maior de ela se tornar uma referência e ser mais lembrada, indicada e escolhida pelos leads. Isso leva, também, a uma forte presença on-line: a empresa é vista nos mecanismos de busca e aparece no radar dos concorrentes.
O marketing digital também é essencial para melhorar a experiência do usuário: ele facilita a jornada de compra e soluciona os problemas do cliente. Isso acontece devido à personalização dos conteúdos com base nas principais dúvidas da persona, guiando-a para a solução.
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