19 / fev / 2024
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7 MIN.

O que é SEO: conheça a otimização que te ajuda chegar no topo do Google

Fábio Cosman

Head de Conteúdo - Gear SEO

O que é SEO: conheça a otimização que te ajuda chegar no topo do Google
Sumário

Você sabe o que é SEO? Essa é uma das ferramentas essenciais para o posicionamento das empresas de forma orgânica nos primeiros resultados do Google, seja com uma página de blog, seja com um site. Se está se perguntando como ele deve ser aplicado para ter efeitos positivos e significativos, continue acompanhando.

Para que você possa tirar suas dúvidas acerca de o que é SEO e para que serve, a Gear SEO preparou um guia com as principais informações da área. Com elas, você dá o primeiro passo em direção ao topo do ranqueamento no seu negócio! 

O que é SEO?

Um dos objetivos básicos das empresas é se destacar diante da concorrência e ter mais chances de se tornar a primeira opção dos clientes. É para isso que o SEO entra em ação! A sigla é uma abreviação do inglês para Search Engine Optimization, que, em tradução livre, significa “otimização para mecanismos de busca”. 

Na prática, o SEO representa uma série de técnicas aplicadas ao otimizar um site para alcançar o melhor posicionamento dele nos resultados das pesquisas na internet. A aplicação correta aumenta a visibilidade das páginas, a autoridade no mercado, o tráfego e as oportunidades de negócio. 

Mais do que trazer benefícios para o negócio, o SEO tem vantagens para o público. A usabilidade das páginas melhora a experiência no site, facilitando a jornada de compras, e os conteúdos são produzidos com maior foco em qualidade e utilidade. São esses elementos que podem ser levados em consideração para tornar a marca uma referência para o cliente.

Para obter essas vantagens, os segredos do SEO são comprometimento e constância. Segundo Rodrigo Botinhão, CEO e fundador da Gear SEO, o projeto é como a ida à academia: não se sabe quando o condicionamento físico será conquistado, mas já estão definidos os exercícios e a frequência necessária para alcançar o objetivo. 

“Em SEO é a mesma situação: sabemos quais são as melhores práticas de execução do projeto, qual é a frequência de que precisamos, porém, não se sabe quando teremos os resultados. Além disso, depois que os alcançarmos, também devemos mantê-los”, explica.

Isso significa que os resultados são incertos?

De forma geral, no SEO, é necessário ter um período maior para obter resultados. O especialista explica que “esse movimento pode levar semanas e até mesmo meses, dependendo do tamanho do site e do segmento”. Ainda que pareça simples, é importante ter em mente que o processo é detalhado e tem várias etapas. Conheça mais sobre elas a seguir.

O que são os motores de busca?

Agora que você já sabe o que é SEO, deve estar se perguntando o que são os motores de busca e qual é o papel deles nos resultados do projeto. Eles rastreiam, fazem a indexação e ranqueiam os conteúdos da internet, exibindo-os nas pesquisas feitas pelos usuários pelo celular e pelo computador. 

Além do Google, o Bing e o Yahoo! podem ser considerados outros buscadores. Até mesmo o YouTube e o Pinterest entram na lista por serem fontes de buscas do dia a dia, seja para uma preparar uma receita, seja para tomar decisões de compras ao comparar produtos e serviços. 

Para organizar os resultados da pesquisa, os sites fazem um processo de três etapas. A primeira delas é o web crawling (rastreamento), em que bots vasculham a web para encontrar e ler os novos conteúdos a serem indexados nos mecanismos durante a segunda fase.

Na indexação, são avaliados aspectos como palavras-chave, conteúdo, tempo de carregamento e outras boas práticas do SEO. O ranqueamento vem na sequência, posicionando as páginas nos índices de busca. Ambos os processos devem ser constantes, pois os bots navegam na internet diariamente.

Quais são os fatores de ranqueamento?

Já sabe o que é SEO e quer entender os fatores essenciais para a avaliação dos mecanismos de busca? Para ter sucesso, os pilares listados abaixo devem ser trabalhados diariamente. Lembre-se de que “a proporção é exatamente igual para essas três frentes em um projeto de SEO”, reforça Rodrigo Botinhão.

Produção de conteúdo

Um dos fatores avaliados no ranqueamento é a qualidade do conteúdo. Com o SEO, ele é antecedido por uma pesquisa estratégica de palavras-chave que define os temas de maior relevância a serem trabalhados e direciona a produção dos textos.

Segundo Victor Alencar, Head de Estratégia na Gear SEO com seis anos de experiência no Marketing Digital, a pesquisa leva em consideração o volume de busca, a aderência do termo e a análise da concorrência. “O objetivo é aumentar a relevância da página e torná-la mais atrativa, por isso, o conteúdo deve conter uma palavra-chave com alta taxa de busca e palavras secundárias, chamadas de campo semântico”.

Após a conclusão dessa etapa, a produção pode ser iniciada. “O conteúdo, antes de qualquer coisa, precisa atender aos anseios e às expectativas de quem o lê, e, se possível, até superá-las”, explica Alencar. 

O especialista diz, ainda, que o conteúdo “deve ser tecnicamente correto, ou seja, tem um tamanho adequado para a sua finalidade (nem muito curto, nem longo demais), ser pensado para o mobile, ter uma linkagem interna coerente etc”. 

Fabio Cosman, Head de Conteúdo da Gear SEO com mais de dez anos de experiência na área, completa explicando que “cada copywriter/SEO tem suas técnicas e todas são válidas; o sucesso ou o fracasso virão da experimentação e dos ajustes”.

Recomendações técnicas

Na parte técnica, chamada de SEO On-Page, “o principal objetivo é facilitar o processo do Google de entender todo o conteúdo presente no site, para que então possa classificá-lo nas buscas de acordo com o que for mais útil para a intenção do usuário, além de ao mesmo tempo melhorar a experiência de navegação”, explica Matheus Otenio, analista na Gear SEO com mais de 3 anos de experiência.

Segundo ele, o processo do Google para ranqueamento orgânico é dividido em 3 etapas: rastreio, indexação e classificação. Na primeira, o mecanismo vê tudo o que está no código do site. Na segunda, as páginas são alocadas em pastas a partir das informações rastreadas. Na última, o conteúdo indexado é entregue de acordo com a intenção de busca do usuário. 

Como o Google prioriza a experiência do usuário (UX), é preciso que o tempo de carregamento seja rápido e que a arquitetura do site facilite a navegação. Entre as tarefas técnicas que precisam ser realizadas a fim de melhorar a UX, estão: 

  • otimização de imagens;
  • redirecionamentos de páginas com erro 404;
  • ajustes de meta description e tag title; 
  • uso da canonical tag (para indicar o caminho das páginas); 
  • criação de URLs amigáveis;
  • uso de links internos.

Link building

Para solucionar todas as suas dúvidas sobre o que é SEO, é hora de conhecer o SEO Off-Page. O objetivo é trabalhar a autoridade da marca e garantir backlinks, uma rede de links externos que direcionam para as páginas do site. 

Para a construção da estratégia de Link Building, Marina Fernandez Guedes (Head da área na Gear SEO, com cinco anos de experiência), descreve o seguinte processo:

  • produção de um conteúdo informativo, de tema de interesse geral evergreen, com backlink num texto-âncora (relacionado à URL);
  • envio do conteúdo para um parceiro, que o publica no site próprio. 

“O Google considera todo o contexto da linkagem (conteúdo, nicho, texto-âncora, autoridade do domínio), e não apenas a quantidade dos links. Em termos práticos, o mais importante é ter um alto número de domínios únicos (com autoridade relevante) referenciando o seu site, mesmo que uma única vez”, explica Marina.

A especialista completa explicando que “isso mostra que múltiplos domínios indicam e chancelam a sua popularidade e autoridade naquele assunto ou segmento, o que, ao longo do tempo, contribui para a manutenção e o crescimento da sua autoridade de domínio”. 

Conte com especialistas para alavancar o SEO!

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