SEO e ChatGPT: considerações da Gear SEO

Avatar for Rodrigo Botinhão
Rodrigo Botinhão

In Mercado Posted

Com a rápida popularização do ChatGPT, onde praticamente todas as respostas são encontradas, a seguinte pergunta está sendo levantada: qual a vantagem da utilização do ChatGPT em um projeto de SEO?

Antes de adentrarmos nessa questão, precisamos primeiro entender o que é o ChatGPT. De acordo com a Wikipedia, “o ChatGPT é um protótipo de um chatbot com Inteligência Artificial desenvolvido pela OpenAI, especializado em diálogo. O chatbot é um modelo de linguagem ajustado com técnicas de aprendizado supervisionado e por reforço. O modelo básico que foi ajustado foi o modelo de linguagem GPT-3.5 da OpenAI, uma versão melhorada do GPT-3. O ChatGPT foi lançado em novembro de 2022 e chamou a atenção por suas respostas detalhadas e articuladas, embora a precisão de suas informações tenha sido criticada.”

Em termos práticos, com o Chat GPT, é possível receber respostas para quase todas as perguntas de forma impressionante e muito semelhante à resposta de um ser humano.

Prós e contras na utilização do ChatGPT em um projeto de SEO

Como sempre mencionamos nos conteúdos produzidos por nós, essas considerações são baseadas em nossa experiência de trabalho e também em diretrizes que o Google considera do ponto de vista do que pode ser feito e do que não pode ser feito em um site visando o SEO.

Pontos de atenção

A pergunta mais pertinente que recebemos é: “devemos utilizar, então, o ChatGPT para criar todos os conteúdos?”.

A resposta é NÃO. Acreditamos que criar conteúdos na íntegra através de Inteligência Artificial não é a melhor utilização dessa ferramenta. Por mais que o conteúdo seja original e próximo ao conteúdo feito por um humano, essa prática não é considerada ideal por nós por alguns motivos:

Diretrizes do Google

O Google diz que conteúdos gerados automaticamente são contra os fundamentos de pesquisas do Google. Lendo diretamente na página de políticas de spam, há um tópico dedicado somente a conteúdos automáticos com spam.

Esses tópicos não detalham diretamente a prática de spam através do conteúdo sendo gerado pelo ChatGPT, porém, é questão de tempo para o Google considerar explicitamente isso. Em um hangout de 1 abril de 2022, com a participação do John Mueller, que é o analista sênior de buscas no Google, a prática da utilização de Inteligência Artificial para a geração de conteúdo é contra os fundamentos de pesquisa do Google, independentemente da ferramenta utilizada.

Mueller enfatiza, ainda, que a posição do Google sobre a geração de conteúdos automáticos sempre foi muito clara:

“As pessoas têm gerado conteúdos automáticos de diversas maneiras e, para o Google, se você estiver utilizando Machine Learning para gerar conteúdos automáticos, é a mesma coisa que estar mudando as palavras, sinônimos ou fazendo traduções automáticas, como as pessoas sempre têm feito. A suspeita é que a qualidade do conteúdo gerado por Inteligência Artificial seja superior às práticas antigas, mas é contra as diretrizes”. Simples assim.

Também é bom lembrarmos que, no ano passado, o Google lançou uma série de atualizações de algoritmo, visando justamente o conteúdo, suas práticas, e dando as diretrizes daquilo que os criadores de conteúdos devem se preocupar e priorizar na hora de escrever, publicar e incluir seus textos nas páginas e blogs.

Essas atualizações culminaram no grande update de agosto de 2022, chamado Helpfull Content Update, que, trocando em miúdos, determina que o conteúdo deve ser útil para pessoas, e que irá priorizar textos cuja finalidade realmente seja auxiliar o usuário do site.

Ficou clara a preocupação do Google com a geração de conteúdo via IA, e acreditamos ser questão de tempo para que conteúdos extensos gerados por máquinas sejam identificados e tenham seu posicionamento prejudicado.

Práticas anteriores

Não precisamos voltar muitos anos para entender como o Google funciona em relação à atualização do algoritmo. No início da década passada, a utilização de “spinning content”, ou “conversa fiada”, na tradução literal, era uma prática até então aceita e que funcionava relativamente bem com o trabalho de SEO.

Tratava-se de criar vários conteúdos com o mesmo sentido, mudando somente os adjetivos, verbos e pronomes por outros para gerar muitos conteúdos sobre o mesmo tema, porém, com diferentes palavras. O Google identificou essa prática, e com uma atualização de algoritmo, começou a penalizar quem realizava esse tipo de trabalho, considerando-o contra os fundamentos de pesquisa.

Como Mueller comenta, “é um pouco do jogo de gato e rato, onde, em alguns momentos, as pessoas criam algo para tirar proveito, e a equipe de webspam detecta e resolve isso em larga escala”.

Identificação de conteúdo gerados por Inteligência Artificial

Diante da afirmação acima, o desafio que temos aqui, na Gear SEO, será de identificar e diferenciar um conteúdo que foi desenvolvido por Inteligência Artificial de um conteúdo desenvolvido por humanos com eficiência.

Há algumas ferramentas que utilizamos na Gear SEO para verificação de antiplágio que já estão incorporando a funcionalidade de detecção de conteúdos criados por Inteligência Artificial, como é o caso da Copyleaks. Há também uma validação humana, onde avaliamos e garantimos a relevância do conteúdo para que ele não seja 100% superficial e não agregue valor para o usuário.

Desde 2022, já incorporamos essa prática no processo de revisão dos conteúdos na Gear SEO. Porém, estamos sempre buscando novas ferramentas e funcionalidades para torná-lo mais eficiente. Nossa preocupação principal é a publicação de conteúdos gerados por Inteligência Artificial tanto nos sites dos nossos clientes quanto em sites de parceiros no trabalho de Link Building.

Vantagens na utilização do ChatGPT em um projeto de SEO

Há várias outras formas de utilização do ChatGPT em um projeto de SEO que não a criação de conteúdos de forma automática.

Alguns exemplos de utilizações do ChatGPT:

• Validação de conteúdo duplicado;
• Criação de meta descrições (o Google já deixou claro que não é contra as diretrizes);
• Sugestões de pautas para a criação de conteúdos;
• Melhorias internas do processo de revisão de conteúdos;
• Melhorias internas do processo de organização de documentos e informações;
• Geração de conteúdos que não tenham relação direta com os projetos de SEO e com os nossos clientes. (comunicados, postagens na intranet, etc).
• Criação de temas organizados por clusters de acordo com a semântica;
• Geração de instruções técnicas para os sites (robots.txt, .htaccess, etc);

Conclusão

O ChatGPT com certeza veio para revolucionar e ainda mudará muito o nosso jeito de trabalhar. Na Gear SEO, já estamos incorporando essa ferramenta para extrair o máximo possível de vantagens e melhorias em nosso processo. Porém, dificilmente essa ferramenta substituirá um conteúdo criado por um humano, onde temos a comunicação da marca, a orientação do público-alvo e todas as diretrizes que uma organização possui para criar conteúdos.

Essa consideração da Gear SEO também está alinhada aos grandes portais internacionais que já vêm discutindo esse tema desde o ano passado. O Search Engine Journal é um exemplo com conteúdos sobre Inteligência Artificial e SEO.

0 Comments

Leave a Comment