28 / fev / 2024
Mercado
8 MIN.

Como fazer SEO? Descubra o que faz um projeto ser bem-sucedido

Fábio Cosman

Head de Conteúdo - Gear SEO

Como fazer SEO? Descubra o que faz um projeto ser bem-sucedido
Sumário

A área do marketing digital é cheia de mistérios que são desvendados com o trabalho constante. Para aprender como fazer SEO, é importante entender que esse é um processo com erros e acertos e em constante evolução graças às frequentes atualizações dos buscadores e de outras plataformas.

Confira este conteúdo especial falando sobre como o processo é feito aqui na Gear SEO e entenda a importância de um projeto dedicado exclusivamente para o SEO em um negócio. Continue a leitura a seguir e saiba mais!

Como o SEO pode mudar o seu negócio?

Entender como fazer SEO passa pela importância desse projeto para um negócio. Quando ele é feito de maneira organizada e focada nos melhores resultados, a empresa pode ter retornos extraordinários, especialmente em relação a não precisar de tráfegos pagos para figurar nos primeiros resultados dos buscadores.

Rodrigo Botinhão, fundador da Gear SEO com mais de 15 anos de experiência em marketing digital, explica: “os benefícios são inúmeros. Do ponto de vista de retorno, os principais fatores que os clientes buscam em um projeto de SEO são: a exposição nas buscas orgânicas (que não têm uma relação direta com a marca) e a dependência cada vez menor do tráfego pago”.

Um trabalho de SEO executado de forma assertiva pode ajudar na fidelização de clientes a um negócio. “Uma marca que está mais presente nas buscas orgânicas muito provavelmente realiza o trabalho de SEO”, indica Rodrigo Botinhão.

“A marca tem um site organizado, rápido de carregar, mobile friendly e com conteúdo relevante, sendo autoridade no segmento em que atua por meio da realização do trabalho de SEO”, completa Botinhão. Isso significa que fazer SEO e investir nele é uma ótima alternativa para impulsionar o seu negócio.

Existe um processo fixo para realizar um projeto de SEO?

O SEO é uma área em constante atualização e crescimento, portanto, não tem um processo fixo a ser seguido. O trabalho é feito por tentativas e estudos frequentes de tudo que o Google usa como diretriz para o ranqueamento de conteúdos e páginas.

Rodrigo Botinhão explica que o “SEO é uma ciência de erros e acertos que, ao longo dos anos, foram se acumulando com as atualizações das diretrizes do Google para as buscas orgânicas. Dito isso, o que temos hoje é um conjunto de boas práticas que foram comprovadas no decorrer do tempo e funcionam adequadamente”.

“Porém, cada agência e profissional tem suas particularidades para organização das etapas, construção de autoridade e recomendações técnicas. Então, não há um passo a passo predefinido para realizar um projeto de SEO”, completa o fundador da Gear SEO.

SEO na Gear SEO: como é feito o projeto?

Já ficou claro que aprender como fazer SEO no site é um caminho de estudo constante e de tentativas que podem ou não gerar resultados. Buscando qualidade e assertividade, a Gear SEO oferece um projeto que envolve todas as áreas. A seguir, você conhece um pouco mais sobre ele.

Estratégia

Tudo começa com o trabalho da área de Estratégia. Esse departamento seleciona as palavras-chave para a produção de conteúdos. Isso é feito considerando vários aspectos, como segmento, concorrência e objetivos de negócio.

“Estratégia é a ponta do iceberg. A partir do relacionamento com o cliente, nós damos o direcionamento para as demais áreas do projeto de SEO. Por isso, acredito que tenha um grande impacto a partir das necessidades de cada empresa que atendemos”, diz Douglas Gomes, Líder de Estratégia com três anos de experiência na área.

“Aqui, nós damos o pontapé inicial para a produção dos conteúdos com a definição das palavras-chave principais e semânticas e também o direcionamento sobre quais URLs e grupos pertencem àquela keyword”, explica o especialista.

Página do Search Console aberta na visão geral.

Conteúdo

O conteúdo para SEO é desenvolvido nessa segunda etapa. Para o ranqueamento nos primeiros resultados de busca, é muito importante atentar-se à persona da marca, ao público-alvo e, é claro, à pesquisa de qualidade para a produção de textos com autoridade sobre o segmento.

“O conteúdo contribui, basicamente, para duas frentes no SEO: trabalha a experiência do usuário na página, dando informações e dicas, e fornece um conjunto de palavras-chave que são rastreadas e ranqueadas pelos buscadores”, explica Fabio Cosman, Head de Conteúdo da Gear SEO com mais de dez anos de experiência na área.

Cosman completa: “utilizamos técnicas, ferramentas e expertise de mercado, garantindo um conteúdo que seja único, autoral, e que esteja em sintonia com as frentes de Estratégia, On-Page e Link Building”.

“Desenvolvemos um trabalho de qualidade, pensando no usuário, amigável aos mecanismos de busca, e que funcione em sinergia com a estratégia macro de um projeto de SEO. É assim que acreditamos ser a maneira correta”, finaliza o Head de Conteúdo.

On-Page

Se quer entender como fazer SEO, saiba que a área de On-Page tem papel fundamental. É nessa etapa do projeto que as principais recomendações do Google para o site ganham ainda mais importância. Ela foca nas melhorias que podem ser feitas no site, priorizando o melhor posicionamento.

“On-Page tem relação direta com práticas de otimizações realizadas em um site. Temos como foco: indexabilidade, rastreabilidade, classificação, performance e experiência do usuário. Isso envolve otimizar elementos dentro das páginas da web para torná-las mais amigáveis aos mecanismos de busca e aos visitantes”, explica Bárbara Souza, Coordenadora de On-Page na Gear SEO.

A especialista fala que a rotina da área envolve “auditorias de sites e blogs para identificar problemas ou oportunidades de SEO. Seguimos como base as recomendações dos mecanismos de pesquisa, como Google, Bing e Yahoo”.

Ela completa dizendo que “esses mecanismos levam em consideração mais de 200 fatores para posicionamento de um site, e é com base neles que pautamos nossas análises. Alguns dos nossos focos nessas auditorias são: métricas do Core Web Vitals, velocidade de carregamento, linkagem interna, mobile friendly, heading tags, sitemap, status HTTP, robots.txt, e muito mais”.

Link Building

É na etapa de Link Building que é feito o trabalho com os backlinks. São esses links externos que ajudam a aumentar as chances de um bom posicionamento nas buscas orgânicas. Também é muito importante para o aumento da autoridade de domínio — fator relevante para os buscadores.

Natascha Christie, Líder de Link Building na Gear SEO e especialista em gestão de conteúdo para SEO, explica que “o Link Building faz parte das estratégias de SEO Off-Page, portanto, olhamos para oportunidades fora do site dos clientes. Nosso trabalho é aumentar a relevância e a autoridade de uma página, fazendo com que ela tenha uma boa reputação na internet”.

“Isso é feito a partir da conquista de bons backlinks: links confiáveis que apontem para os nossos clientes. Prezamos pela qualidade dos conteúdos e das linkagens em nossos textos e garantimos que eles sejam originais”, completa Natascha.

“Também mantemos e atualizamos nossa base de sites parceiros para que apenas aqueles com as melhores práticas e com boa reputação estejam aptos a receber nossos conteúdos. Dessa forma, garantimos que os textos sejam enviados para uma página que esteja, de forma ampla ou mais específica, no mesmo segmento do cliente”, finaliza a Líder de Link Building.

BI

É na área de BI que são medidos os resultados de um projeto de SEO. Vários fatores ajudam a mensurar esses números, possibilitando análises quantitativas e qualitativas. Além disso, são usadas ferramentas para acompanhar a evolução das palavras-chave trabalhadas.

“É por meio dessa mensuração que conseguimos entender se as estratégias desenvolvidas por cada frente de SEO estão sendo eficazes e alcançando o principal objetivo, que é o crescimento do tráfego orgânico”, explica Willian Martins, Líder de BI com mais de três anos de experiência na Gear SEO.

Ele explica que “em todo início de projeto, preparamos a nossa estrutura para que todos os times trabalhem diariamente, com toda a organização de documentos e materiais. Além disso, atuamos diretamente na mensuração e na apresentação dos resultados, analisando tendências mensalmente em um projeto de SEO”.

Por fim, o Líder de BI destaca que “mais do que apenas monitorar os resultados de SEO, fazer o alinhamento das métricas com os nossos clientes é importante para definirmos a expectativa do projeto e quais indicadores devem ser acompanhados”.

Saiba mais sobre SEO!

Viu só? Aprender como fazer SEO é um processo contínuo que pode gerar muitos impactos positivos para um negócio. Aproveite que está conferindo este conteúdo e descubra mais informações sobre marketing digital no blog e no glossário da Gear SEO!

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita