26 / jun / 2023
3 MIN.

Crawler

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Você sabe o que é um crawler? Também chamado de “spider” ou até mesmo “bot”, ele percorre a web de forma automatizada, navegando por sites e coletando informações. Em outras palavras, nada mais é do que um robô usado pelos buscadores para procurar e indexar páginas de um determinado site.

O crawler é frequentemente utilizado pelos mecanismos de busca para atualizar os bancos de dados com páginas da web. Para ajudar você a entender melhor sobre ele, a Gear SEO separou um conteúdo especial contando todos os detalhes do seu funcionamento. Confira a seguir!

Como o crawler funciona?

Agora que você já sabe o que é crawler, é hora de entender sobre seu funcionamento. O robô executa um processo chamado de “web crawling” ou “spidering”, que criam uma cópia das páginas de site visitadas e as enviam para a etapa de pós-processamento.

No pós, as páginas serão processadas por um motor de busca responsável por indexá-las, ou seja, ele as adiciona a um índice de um mecanismo de busca ou diretório, tornando-as pesquisáveis e acessíveis aos usuários quando realizam uma busca relacionada ao seu conteúdo.

O crawler, além do processo de indexação, pode ser usado para a manutenção automatizada de um site, realizando a checagem de links e a validação de códigos HTML, por exemplo. O papel desse programa é fundamental na descoberta e organização de conteúdo na internet.

Exemplos de crawlers

  • Googlebot, o crawler do Google;
  • Yahoo! Sluro, do Yahoo!;
  • Msnbot, usado pela Microsoft no buscador Bing;
  • Oncrawl, que realiza auditorias de SEO completas no seu site;
  • Screaming Frog, que oferece um pacote de ferramentas de SEO que melhora o site após a varredura.

Benefícios do crawler

A utilização do web crawler gera inúmeros benefícios para o marketing digital. Além da análise de dados, ele oferece outras vantagens que transformarão os resultados do seu site.

1. Geração de leads

O uso do bot web crawler consegue gerar leads para o seu negócio. Se você precisar de informações de outros sites, o crawler conseguirá buscar os dados necessários de outros sites, usando as informações gerando leads com um alto valor de semiautomática.

2. Auxílio na estratégia digital

O web crawler auxilia no monitoramento de dados e informações. A partir disso, ele gerará alertas em tempo real para ajudar o seu negócio a crescer com mais facilidade. Dessa forma, o bot estará ajudando você constantemente com a sua estratégia digital.

3. Monitoramento de reputação

Além disso, o antigo spider consegue monitorar a reputação da sua empresa. O web crawler permite que você encontre o que as pessoas estão falando da sua empresa em fóruns, sites e até mesmo nas redes sociais. É uma excelente ferramenta para comparar o sentimento das pessoas com a concorrência.

4. Concorrência

Aproveitando o gancho do monitoramento da reputação, o crawler oferece a possibilidade de avaliar o que a concorrência está fazendo. Você consegue extrair informações e dados de sites que vão além do seu, até mesmo para entender melhor as oportunidades de mercado e aproveitar a brecha de possíveis erros.

5. Desempenho de conteúdo

Quando se trata de SEO, a qualidade e a relevância do conteúdo é um dos principais elementos que fazem sua estratégia de marketing funcionar. Fazendo a varredura do site com o web crawler, você consegue verificar como está o desempenho desses conteúdos e se é preciso fazer alterações ou não.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO