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Como rankear no Google: veja a opinião dos especialistas da Gear SEO

Quando se trata de SEO, uma pergunta vale milhões: como rankear no Google? A resposta não é simples e, para alcançar esse resultado, há um esforço conjunto e contínuo de diversos profissionais especializados. Conquistar as primeiras posições da SERP é um processo de erros e acertos.

Os buscadores — em especial, o Google — fazem atualizações frequentes nas diretrizes e nas boas práticas. Portanto, as orientações que valem hoje podem não funcionar amanhã. Para manter um bom resultado orgânico, não basta repetir as mesmas técnicas para sempre; é preciso inová-las. Confira este conteúdo sobre como o processo é feito na Gear!

Por dentro do SEO

Antes de entender como rankear no Google, vale a pena conhecer um pouco mais sobre SEO. A sigla significa Search Engine Optimization — em português, Otimização para Mecanismos de Busca. Ela representa um conjunto de técnicas utilizadas para alcançar um bom posicionamento na SERP.

O principal objetivo dessas estratégias é aumentar o tráfego orgânico de um site, atraindo visitantes sem precisar pagar pelos cliques. Isso é feito por meio da otimização de diversos aspectos estruturais e de conteúdo, para que o domínio seja considerado relevante o suficiente para rankear no Google e em outros mecanismos de busca.

Uma das grandes dificuldades relacionadas a como fazer SEO é que os critérios do algoritmo do Google permanecem em segredo. O buscador utiliza uma variedade de fatores e critérios para o posicionamento na primeira página, mas não revela exatamente quais são eles. Esse é o motivo pelo qual o trabalho de SEO é tão complexo!

Apesar de o Google não deixar tudo às claras, sabe-se que alguns fatores muito conhecidos sempre devem ser levados em consideração durante um projeto. Confira alguns deles:

  • conteúdo relevante: o Google prioriza sites que oferecem algo pertinente e, principalmente, original aos usuários;
  • autoridade de domínio: esse aspecto é considerado um indicador de credibilidade e confiabilidade;
  • experiência do usuário: para o buscador, aspectos como usabilidade, rapidez no carregamento das páginas e outros fatores técnicos são essenciais;
  • palavra-chave: é o que leva o visitante ao site. Ela deve ser otimizada em headers, titles e meta descriptions.

Rankeando na primeira página!

Quando se trata de rankear empresas no Google, a união das áreas faz a força. A seguir, veja como funciona o trabalho dos especialistas da Gear SEO para alcançar os melhores resultados no buscador.

Estratégia

Nessa área, o trabalho envolve muita análise e planejamento para definir as melhores palavras-chave a serem trabalhadas no projeto. Victor Alencar, Head de Estratégia da Gear SEO, explica que o primeiro passo é entender o planejamento estratégico macro do cliente para, a partir daí, traçar direcionamentos específicos de SEO.

“A principal contribuição do departamento de Estratégia para rankear no Google é mapear e definir o planejamento estratégico principal junto ao cliente e, em seguida, mapear e implementar os desdobramentos”, comenta Victor Alencar. Isso é feito utilizando termos de campo semântico que complementam a palavra-chave principal para gerar maior alcance.

Essa equipe atua no começo do processo de otimização e trabalha diretamente em conjunto com as demais para entender a viabilidade das estratégias desenhadas. O trabalho dessa área também considera o comportamento do cliente para entender as intenções de busca e, dessa forma, criar melhores direcionamentos.

Conteúdo

Essa área entra em ação logo depois do planejamento estratégico. Fabio Cosman, Head de Conteúdo da Gear SEO, comenta que o trabalho da equipe consiste em condensar e implementar o estudo de palavras-chave do setor de Estratégia em textos originais e de qualidade.

Ele ressalta que o visitante da página sempre deve vir em primeiro lugar. “Produzimos conteúdos de qualidade, respeitando as boas práticas para o SEO, mas, principalmente voltados ao usuário. Primeiro, fazemos textos úteis para quem acessa o site. Depois, pensamos em otimizações e técnicas para rankeamento”, diz Fabio Cosman.

Ele completa: “Precisamos sempre garantir a qualidade e a periodicidade das publicações em um domínio, e jamais abrir mão da constante atualização junto ao parceiro no intuito de entregar um conteúdo excelente para o usuário do site. Também é importante nos mantermos atualizados com relação às melhores práticas de SEO”.

On-Page

O trabalho do time de On-Page é relacionado aos aspectos técnicos de um domínio para facilitar o trabalho do Google no rastreamento orgânico. Os profissionais da área trabalham para que o site seja rápido e rastreável, garantindo que as tarefas técnicas aplicadas no projeto surtam efeito. 

As atribuições dessa área estão muito relacionadas à experiência que o usuário tem em um site com relação a usabilidade e rapidez. De acordo com Matheus Otenio, analista de On-Page da Gear SEO, o trabalho baseia-se em três pilares: 

  • facilitar o processo de rastreio dos bots do Google para garantir que eles encontrem todas as páginas indexáveis de um site, evitando as não indexáveis para otimizar recursos;
  • certificar-se de que o Google terá capacidade de ler todo o conteúdo das páginas do site e de entendê-lo da forma mais fácil e rápida possível;
  • manter um bom desempenho de carregamento para todas as páginas do site, o que facilita o trabalho do Google e gera uma boa experiência de navegação.

Matheus Otenio explica que os parâmetros de base para um bom SEO são analisados com frequência. A partir dessas análises, são geradas documentações técnicas para a correção de qualquer problema. 

Link Building

Link Building é uma das estratégias de SEO e, na Gear SEO, há um setor inteiramente dedicado a ela. Essa área trabalha os backlinks — links externos que ajudam a aumentar a autoridade de um site. Isso melhora as chances de posicionamento na primeira página do Google.

Marina Guedes, Head de Link Building da Gear SEO, diz que todos os domínios indexados na internet têm uma autoridade, que é um fator-chave para a performance competitiva no tráfego orgânico. Logo, sites com maior autoridade em determinado tema terão chances melhores de rankear nas primeiras posições.

Por esse motivo, o trabalho do setor é tão importante para saber como rankear no Google. As práticas são completamente voltadas para a conquista de bons backlinks e parcerias duradouras com outros sites confiáveis e com boa reputação para, assim, posicionar melhor os domínios dos clientes.

BI

Todo o trabalho desses setores precisa ser mensurado para entender quais são os resultados gerados para o cliente. A área de Business Intelligence (BI) é responsável por medir esses números e proporcionar análises qualitativas e quantitativas. Assim, todas as equipes conseguem entender se as estratégias desenvolvidas por elas estão funcionando!

Rankeei na primeira página. E agora?

Se chegar ao topo do Google é difícil, manter-se na primeira página é uma tarefa ainda mais complicada. Como o algoritmo do buscador está em constante evolução, o trabalho nunca para. É preciso ficar atento às atualizações para garantir que o progresso conquistado seja mantido.

Além disso, é preciso lembrar que, assim como o Google, os sites dos clientes podem passar por mudanças, como a inserção de páginas e produtos ou a criação de funcionalidades inovadoras, por exemplo. Quando isso acontece, também há impacto no trabalho de SEO. 

Saiba tudo sobre SEO!

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o processo de como rankear no Google, que tal conferir mais informações sobre marketing digital no blog da Gear SEO? Acesse os conteúdos exclusivos sobre os principais assuntos da área e veja como eles impactam nos projetos! 

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