Expectativa e realidade em projetos de SEO

Rodrigo Botinhão

In SEO Avançado Posted

A expectativa de todos os responsáveis por algum negócio digital é, na maioria das vezes, o retorno sobre um investimento em algo. Para os canais de aquisições em marketing digital, essa regra também não muda: no final das contas, o retorno sobre o investimento fala mais alto.

Porém, se tratando de um projeto de SEO, antes do retorno sobre o investimento esperado, há algumas etapas que são mais importantes porque elas são as consequências dos resultados finais. Abaixo, explicaremos como identificar essas etapas e metas para o resultado final com base na experiência em projetos da Gear SEO.

Começando do início: a execução do trabalho

Preparamos um artigo completo explicando com detalhes como funciona um projeto de SEO aqui na agência. Basicamente, temos cinco pilares de execução do trabalho:

1 – Estratégia
2 – Produção de Conteúdo
3 – On-Page
4 – Link Building
5 – Resultados

Esses pilares são independentes e devem ocorrer em paralelo em um determinado período. Basicamente, essas frentes de trabalho são consequência do resultado, mas elas precisam ser executadas em ciclos, conforme a imagem abaixo:
Processo de SEO

Porque o processo deve ser cíclico?

O trabalho de SEO não é pontual e deve ser recorrente em uma organização. Realizar esse trabalho uma única vez não trará o resultado esperado a médio/longo prazo.

Esse ciclo serve para definir todos os entregáveis e também criar um hábito periódico de trabalho em um desenvolvimento de projeto de SEO.

Ciclos de SEODe acordo com a imagem acima, a qualidade das entregas ao longo dos ciclos tende a aumentar ao longo do tempo. Isso acontece porque, quando uma agência ou profissional é contratado para realizar um projeto de SEO, precisa primeiramente conhecer as equipes, entender a tecnologia que está sendo utilizada, definir a comunicação e a frequência de publicação de conteúdos, e isso leva um tempo de aprendizado.

Não significa que o primeiro ciclo terá uma qualidade inferior, mas, como tudo que é novo, ocorre uma curva normal de aprendizado e crescimento. A experiência com projetos anteriores e segmentos pode contribuir para diminuir essa curva. Além disso, há outros fatores externos que também podemos levar em consideração para manter esse processo contínuo.

Mas qual é a importância desses ciclos?

Os ciclos de entregas do projeto de SEO são, sem sombra de dúvidas, a parte mais importante do trabalho. Podemos estabelecer metas como OKRs, por exemplo, onde criamos os KPIs específicos com a entrega de resultados.

Se alguma das atividades não estiverem sendo desenvolvidas com propriedade, muito provavelmente podemos ter o comprometimento dos resultados finais.

Quadro de Atividades de SEO

Qual é a consequência desse ciclo?

A primeira consequência dos ciclos do projeto de SEO sendo desenvolvidos corretamente será a percepção de aumento no número de palavras-chave relacionadas ao domínio nos resultados da busca orgânica.

rio quente 2 keywords jun 2019Há várias ferramentas que realizam essa mensuração de palavras-chave nas buscas orgânicas, e podemos utilizar o SEMRush como no exemplo da imagem acima. Com base nisso, podemos concluir que:

• As tarefas técnicas estão sendo implementadas corretamente. Com isso, o buscador terá mais visibilidade do site, levando em consideração performance de carregamento e usabilidade (Core Web Vitals);

• Os conteúdos estão sendo desenvolvidos e publicados corretamente, e novas palavras-chave estão sendo incorporadas nos resultados de busca orgânicos;

• Novos links externos estão sendo conquistados, e a relevância do domínio está aumentando perante o buscador.

A união de todas as frentes sendo trabalhadas corretamente e continuamente impactarão para que as palavras-chave ocupem as primeiras posições e subam nos resultados de buscas.

Consequência do aumento de palavras-chave e relevância

A segunda consequência após o aumento do número de palavras-chave nos resultados de busca orgânicos e também o posicionamento das palavras-chave é o número de impressões nos resultados da busca orgânica.

A lógica é simples: quanto mais palavras-chave estiverem relacionadas às primeiras posições e mais palavras-chave novas estiverem nas buscas orgânicas, maior será o número de impressões nos resultados da busca orgânica.

Search Console Resultados de SEOUtilizamos o Google Search Console para realizar o acompanhamento desse indicador de crescimento no número de impressões nos resultados das buscas orgânicas. Com isso, podemos concluir que:

• Todo o processo e as entregas do projeto de SEO está atingindo a meta de crescimento de impressões nos resultados da busca orgânica;

• O processo está sendo consistente em conquistar novas palavras-chave e também aumentar a posição nos resultados das palavras-chave já conquistadas;

• A estratégia está funcionando corretamente porque palavras-chave diretamente relacionadas com o negócio estão sendo conquistadas.

O resultado final

Com todas as etapas acima sendo desenvolvidas de forma satisfatória, a lógica do resultado do projeto continua: o número de visitas por meio do tráfego orgânico aumentará conforme o número de impressões também aumenta.

Resultado de SEO - AnalyticsAgora sim, é a hora de olhar os resultados, acompanhar o crescimento do tráfego orgânico ao longo dos meses e, principalmente, manter o processo continuamente para garantir esse crescimento.

A imagem acima mostra o resultado do canal de aquisição Organic Search, no Google Analytics. Podemos concluir que:

• Geralmente, o canal de aquisição Organic Search possui uma ótima conversão, uma vez que a estratégia esteja corretamente alinhada ao negócio;

• O retorno do projeto de SEO será no longo prazo, uma vez que os processos e a metodologia estiverem sendo aplicadas corretamente.

Conclusões

Em uma relação de parceria entre agência e empresa é muito importante que o processo acima seja visível para todos. Se a empresa estiver 100% preocupada e concentrada somente nos resultados, algumas consequências negativas poderão ocorrer:

• O processo não evolui conforme o esperado por falta de interesse/esforço/equipe do lado do cliente;

• O cliente não tem visibilidade desse processo e inicia a cobrança por resultados no segundo mês de projeto;

• O cliente resolve trocar de profissional/agência em um período muito curto impossibilitando que os ciclos do projeto se desenvolvam com qualidade.

Ciclo de SEO - ResultadosA imagem acima é uma representação de que um projeto de SEO é uma parceria de longo prazo, demonstrando que o resultado deverá ser encarado sempre como uma consequência de todas as etapas descritas acima sendo realizadas corretamente.

Há vários outros elementos que podem ser incorporados nesse processo, e isso dependerá muito da experiência do profissional/agência. Lembrando, mais uma vez, que essa metodologia e experiência são resultados dos anos de projetos realizados na Gear SEO.

E você? Acredita que essas etapas são fundamentais para o sucesso de um projeto de SEO? Deixe seus comentários abaixo.

0 Comments

Leave a Comment